As marcas visuais da feira de São Cristóvão: a relação entre global e local

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Luiz Arruda de Araújo
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/1309
Resumo: A partir da análise das marcas visuais da Feira de São Cristóvão - atualmente denominada Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas - o trabalho aponta para a evidência, nelas, de um hibridismo cultural que, segundo Canclini, é característica típica da contemporaneidade e do processo de globalização. As expressões dessa cultura híbrida são investigadas através de entrevistas em profundidade e de registros fotográficos realizados ao longo da pesquisa. As “cenas híbridas” capturadas apresentam marcas visuais tanto do local quanto do global, considerando-se, como local, a tradição regional nordestina, e, como globais, os elementos que pertencem a um repertório facilmente decodificado no Brasil e em outros lugares do planeta. Os dois aspectos coexistem no espaço da Feira, onde se misturam sem se esgotarem. Produz-se, assim, uma identidade híbrida que não é a mera síntese de seus componentes iniciais, pois possui características próprias que podem ser percebidas em uma visita ao Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas.
id UFRJ_a189cf9dc9e25627b023062f406e2110
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/1309
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling As marcas visuais da feira de São Cristóvão: a relação entre global e localMarcaVisualHibridismo culturalFeira de São CristóvãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAA partir da análise das marcas visuais da Feira de São Cristóvão - atualmente denominada Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas - o trabalho aponta para a evidência, nelas, de um hibridismo cultural que, segundo Canclini, é característica típica da contemporaneidade e do processo de globalização. As expressões dessa cultura híbrida são investigadas através de entrevistas em profundidade e de registros fotográficos realizados ao longo da pesquisa. As “cenas híbridas” capturadas apresentam marcas visuais tanto do local quanto do global, considerando-se, como local, a tradição regional nordestina, e, como globais, os elementos que pertencem a um repertório facilmente decodificado no Brasil e em outros lugares do planeta. Os dois aspectos coexistem no espaço da Feira, onde se misturam sem se esgotarem. Produz-se, assim, uma identidade híbrida que não é a mera síntese de seus componentes iniciais, pois possui características próprias que podem ser percebidas em uma visita ao Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJStrozenberg, Ilanahttp://lattes.cnpq.br/0352176322106482Cardoso, Monica Machadohttp://lattes.cnpq.br/3192570587798184Silva Júnior, Amaury Fernandes dahttp://lattes.cnpq.br/4122556035502006Pinheiro, Luiz Arruda de Araújo2017-01-24T17:46:03Z2023-12-21T03:02:30Z2007-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPINHEIRO, Luiz Arruda de Araújo. As marcas visuais da Feira de São Cristóvão; a relação entre global e local. 2007. 103 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.http://hdl.handle.net/11422/1309porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:02:30Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/1309Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:02:30Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv As marcas visuais da feira de São Cristóvão: a relação entre global e local
title As marcas visuais da feira de São Cristóvão: a relação entre global e local
spellingShingle As marcas visuais da feira de São Cristóvão: a relação entre global e local
Pinheiro, Luiz Arruda de Araújo
Marca
Visual
Hibridismo cultural
Feira de São Cristóvão
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
title_short As marcas visuais da feira de São Cristóvão: a relação entre global e local
title_full As marcas visuais da feira de São Cristóvão: a relação entre global e local
title_fullStr As marcas visuais da feira de São Cristóvão: a relação entre global e local
title_full_unstemmed As marcas visuais da feira de São Cristóvão: a relação entre global e local
title_sort As marcas visuais da feira de São Cristóvão: a relação entre global e local
author Pinheiro, Luiz Arruda de Araújo
author_facet Pinheiro, Luiz Arruda de Araújo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Strozenberg, Ilana
http://lattes.cnpq.br/0352176322106482
Cardoso, Monica Machado
http://lattes.cnpq.br/3192570587798184
Silva Júnior, Amaury Fernandes da
http://lattes.cnpq.br/4122556035502006
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Luiz Arruda de Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Marca
Visual
Hibridismo cultural
Feira de São Cristóvão
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
topic Marca
Visual
Hibridismo cultural
Feira de São Cristóvão
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
description A partir da análise das marcas visuais da Feira de São Cristóvão - atualmente denominada Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas - o trabalho aponta para a evidência, nelas, de um hibridismo cultural que, segundo Canclini, é característica típica da contemporaneidade e do processo de globalização. As expressões dessa cultura híbrida são investigadas através de entrevistas em profundidade e de registros fotográficos realizados ao longo da pesquisa. As “cenas híbridas” capturadas apresentam marcas visuais tanto do local quanto do global, considerando-se, como local, a tradição regional nordestina, e, como globais, os elementos que pertencem a um repertório facilmente decodificado no Brasil e em outros lugares do planeta. Os dois aspectos coexistem no espaço da Feira, onde se misturam sem se esgotarem. Produz-se, assim, uma identidade híbrida que não é a mera síntese de seus componentes iniciais, pois possui características próprias que podem ser percebidas em uma visita ao Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-24
2017-01-24T17:46:03Z
2023-12-21T03:02:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PINHEIRO, Luiz Arruda de Araújo. As marcas visuais da Feira de São Cristóvão; a relação entre global e local. 2007. 103 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
http://hdl.handle.net/11422/1309
identifier_str_mv PINHEIRO, Luiz Arruda de Araújo. As marcas visuais da Feira de São Cristóvão; a relação entre global e local. 2007. 103 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
url http://hdl.handle.net/11422/1309
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455956165722112