Produção de combustível renovável de aviação através de processos hidrotérmicos utilizando óleo de mamona

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Allan Coelho de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Andrade, Vinícius Agostinho de, Ferreira, Vinícius Lima
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/12340
Resumo: O setor de aviação busca cada vez mais reduzir a emissão de dióxido de carbono para o meio ambiente. No intuito de atingir esse fim, um dos caminhos seria passar a utilizar o bioquerosene, que é menos poluente que o querosene convencional. Sendo assim, o objetivo desse trabalho foi avaliar a produção de combustível renovável de aviação utilizando o óleo de mamona e o catalisador a base de liga Níquel-Raney. O óleo de mamona foi submetido a processos hidrotérmicos. Os experimentos foram realizados em condições diferentes de temperatura, tempo de residência e quantidade de catalisador com a finalidade de avaliar um padrão na produção de hidrocarbonetos. Para a realização dos experimentos, adicionou-se em um reator tubular água, óleo e catalisador. O reator é então adicionado em um forno com controlador de temperatura. A extração do produto é realizada com diclorometano, seguida de uma separação em coluna com sílica. A análise do produto é feita através de uma cromatografia gasosa com espectrômetro de massas. No total foram realizados 27 experimentos, avaliando todas as combinações de variáveis possíveis. Ao analisar as variáveis individualmente, não foi possível encontrar um padrão para a formação de produtos, com exceção do tempo. Ao analisar essa última variável, foi possível identificar que quanto maior o tempo de reação, maior a extensão das reações de descarboxilação. Além disso, em termos de custos, foi possível encontrar uma condição ótima para a produção do bioquerosene.
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