A visibilidade do tema Biblioteca Escolar nos periódicos eletrônicos da área de Biblioteconomia e Ciência da Informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Alessandra Alves dos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/1205
Resumo: Ressalta a importância do tema Biblioteca Escolar (BE) ser disseminado em periódicos eletrônicos das áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação, verificando se a questão das ações pedagógicas praticadas nessas instituições de ensino está, também, inserida nos artigos levantados. Destaca o papel do periódico para divulgar e disseminar o conhecimento científico, contribuindo para promover a visibilidade das áreas do conhecimento. A metodologia adotada consiste na análise de sete revistas das áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação, com vistas a selecionar artigos que abordam o tema BE. Conclui-se que são publicados poucos trabalhos sobre o tema nesses periódicos, o que dificulta a troca de informação entre os profissionais que atuam nesse ambiente. Contudo, os artigos recuperados demonstram que os bibliotecários estão cientes do papel da BE para auxiliar as ações pedagógicas das instituições de ensino.
id UFRJ_a7b0e20bd4045dbdb5f0980654fda471
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/1205
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling A visibilidade do tema Biblioteca Escolar nos periódicos eletrônicos da área de Biblioteconomia e Ciência da InformaçãoBiblioteca EscolarPeriódico científicoPeriódico eletrônicoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIARessalta a importância do tema Biblioteca Escolar (BE) ser disseminado em periódicos eletrônicos das áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação, verificando se a questão das ações pedagógicas praticadas nessas instituições de ensino está, também, inserida nos artigos levantados. Destaca o papel do periódico para divulgar e disseminar o conhecimento científico, contribuindo para promover a visibilidade das áreas do conhecimento. A metodologia adotada consiste na análise de sete revistas das áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação, com vistas a selecionar artigos que abordam o tema BE. Conclui-se que são publicados poucos trabalhos sobre o tema nesses periódicos, o que dificulta a troca de informação entre os profissionais que atuam nesse ambiente. Contudo, os artigos recuperados demonstram que os bibliotecários estão cientes do papel da BE para auxiliar as ações pedagógicas das instituições de ensino.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisUFRJRusso, MarizaFilho, Maria das Graças Freitas SouzaSá, Nysia Oliveira deSantos, Alessandra Alves dos2017-01-05T14:38:49Z2023-12-21T03:03:01Z2010-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/1205porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:03:01Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/1205Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:03:01Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A visibilidade do tema Biblioteca Escolar nos periódicos eletrônicos da área de Biblioteconomia e Ciência da Informação
title A visibilidade do tema Biblioteca Escolar nos periódicos eletrônicos da área de Biblioteconomia e Ciência da Informação
spellingShingle A visibilidade do tema Biblioteca Escolar nos periódicos eletrônicos da área de Biblioteconomia e Ciência da Informação
Santos, Alessandra Alves dos
Biblioteca Escolar
Periódico científico
Periódico eletrônico
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
title_short A visibilidade do tema Biblioteca Escolar nos periódicos eletrônicos da área de Biblioteconomia e Ciência da Informação
title_full A visibilidade do tema Biblioteca Escolar nos periódicos eletrônicos da área de Biblioteconomia e Ciência da Informação
title_fullStr A visibilidade do tema Biblioteca Escolar nos periódicos eletrônicos da área de Biblioteconomia e Ciência da Informação
title_full_unstemmed A visibilidade do tema Biblioteca Escolar nos periódicos eletrônicos da área de Biblioteconomia e Ciência da Informação
title_sort A visibilidade do tema Biblioteca Escolar nos periódicos eletrônicos da área de Biblioteconomia e Ciência da Informação
author Santos, Alessandra Alves dos
author_facet Santos, Alessandra Alves dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Russo, Mariza
Filho, Maria das Graças Freitas Souza
Sá, Nysia Oliveira de
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Alessandra Alves dos
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca Escolar
Periódico científico
Periódico eletrônico
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
topic Biblioteca Escolar
Periódico científico
Periódico eletrônico
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
description Ressalta a importância do tema Biblioteca Escolar (BE) ser disseminado em periódicos eletrônicos das áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação, verificando se a questão das ações pedagógicas praticadas nessas instituições de ensino está, também, inserida nos artigos levantados. Destaca o papel do periódico para divulgar e disseminar o conhecimento científico, contribuindo para promover a visibilidade das áreas do conhecimento. A metodologia adotada consiste na análise de sete revistas das áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação, com vistas a selecionar artigos que abordam o tema BE. Conclui-se que são publicados poucos trabalhos sobre o tema nesses periódicos, o que dificulta a troca de informação entre os profissionais que atuam nesse ambiente. Contudo, os artigos recuperados demonstram que os bibliotecários estão cientes do papel da BE para auxiliar as ações pedagógicas das instituições de ensino.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-10
2017-01-05T14:38:49Z
2023-12-21T03:03:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/1205
url http://hdl.handle.net/11422/1205
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455952575397888