A representação da figura pós-feminista em livros de auto-ajuda: um estudo de caso dos livros Por que os homens se casam com mulheres manipuladoras e Por que os homens amam as mulheres poderosas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coutinho, Lívia Fontana de Freitas
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/1399
Resumo: O Mercado da literatura de autoajuda não para de crescer e nos surpreende a cada dia com a infinidade de títulos e diversidade de temáticas. Dentro desta realidade mercadológica de alta rentabilidade, destaca-se um filão em especial: os livros que pretendem ensinar às mulheres táticas e truques para que elas consigam conquistar o homem que desejam. Este trabalho objetiva identificar as retóricas e estratégias simbólicas que estruturam os discursos de 2 best-sellers do gênero. Para tanto, analiso como a imagem da mulher é construída e representada nestas obras como modelo a ser seguido. Também viso compreender qual a motivação das mulheres ao buscarem “supostas verdades” nestes manuais que têm conquistado grande popularidade e aceitação em nosso país. Este estudo é relevante na medida em que estes livros supostamente retratam os anseios, inseguranças e desejos da mulher brasileira pós-moderna, que hoje detém o maior poder de compra do país, sendo responsável por 66% do consumo no Brasil. É de extrema importância perceber quem é essa mulher, como ela pensa e o que ela quer. Para sustentar minha análise sobre a retórica – por muitas vezes controversa - utilizada nesses livros, proponho uma discussão acerca do boom da autoajuda, a crise de identidade e a noção de felicidade nos dias atuais, além de reflexões sobre a mulher brasileira, o (pós)Feminismo e os relacionamentos na era da “Modernidade Líquida” (Bauman, 2001).
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