Igreja Universal do Reino de Deus: a construção simultânea de dois impérios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins Junior, João Carlos de Freitas
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/20556
Resumo: Nas últimas três décadas, o crescimento apresentado pelas igrejas evangélicas no Brasil foi surpreendente, em especial pelas denominações neopentecostais. A Igreja Universal do Reino de Deus, objeto de estudo deste trabalho, foi fundada no final da década de 70 e, atualmente, é uma das maiores responsáveis pela propagação do neopentecostalismo no Brasil e no mundo. No final dos anos 70, as famílias brasileiras que viviam nos campos e que tinham a agricultura como base de seu sustento se encontravam passando por grandes dificuldades e iniciaram um processo de migração para os grandes centros urbanos em busca de oportunidades de melhoria de vida. Entretanto, as grandes cidades não possuíam infraestrutura suficiente para suportar o rápido crescimento da população. Portanto, muitas destas famílias foram obrigadas a viver em situações precárias, morando em favelas, convivendo com a falta de emprego, saúde e saneamento básico, à beira da miséria. Diante de toda aquela triste realidade, as pessoas se encontravam mais suscetíveis ao apego à religiosidade, buscando nesta uma válvula de escape para todo o sofrimento que estavam passando. Este contexto soou como uma grande oportunidade para a IURD, que surgiu com uma mensagem religiosa estruturada sobre o tripé cura-exorcismo-prosperidade financeira, ou seja, uma mensagem religiosa baseada em tudo aquilo que aquelas pessoas buscavam para suas vidas. Além disso, o Bispo Macedo, maior líder e fundador da IURD, desde o princípio teve a clara percepção da importância que os veículos de comunicação teriam na formação das mentalidades, na mobilização social e no conseqüente crescimento de sua instituição religiosa. Por isso, a IURD possui estratégia e ações de Comunicação e Marketing bastante consistentes e, desde o início, Edir Macedo vem realizando investimentos maciços nesta área, fato que propiciou o vertiginoso crescimento da Universal e a fez dispor de um verdadeiro Império de Comunicação para promove-la.
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