Espiritualidade na arte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/19752 |
Resumo: | As obras de Espiritualidade na Arte foram criadas com o pensamento de serem deixadas na natureza para que o tempo as modificasem através do processo de erosão, necessitando apresentar materiais que não contaminassem ou se acumulassem, sendo consebidas assim com materiais naturais, criando uma interlocução entre a arte e a espiritualidade de uma forma diferente ao apresentado nas obras renascentistas, abordando assim outra formas de cultuar o divino, as esculturas utilizando barro, barbante e fitas remetem a ancestralidade brasileira, tanto religiosa quanto biológica, mostrando assim outra visão de como a espiritualidade é vista. Com esse objetivo em mente busca-se homenagear os nossos ancestrais, tendo o período colonial como inspiração periodo no qual a escravidão esteve em alta. A exposição foi realizada na UFRJ nos pelotis do predio Jorge Moreira Machado (Predio da Reitoria), tendo os atistas Celeida Tostes, Rosana Paulino, Joseph Beuys e Tunga como inspiração e base para a realização das obras, que seram modificadas pelo tempo, acumulando assim novas marcas e formas como o corpo humano, tornando-as peças únicas a cada dia – assim como a vida – e por fim destruídas pelo próprio tempo como a morte é para o homem, deixano como único registro as fotografias, tiradas para registrar o momento. Assim apresentamos uma nova forma de entender como a vida é passageira. Logo a criação dos mitos é lendas que vinheram a ser criadas pela cultura brasieira e reproduzidas nas cinco obras expostas tiveram a intenção de levantar questões políticas e espirituais em uma sociedade intolerante. |
id |
UFRJ_a7e9ce44ddb76e62bb66bdda628dbdcc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/19752 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Lanzellotti, Vivian dos SantosOliveira, Dinah de2023-02-27T13:50:54Z2023-11-30T03:05:28Z2022LANZELLOTTI, Vivian dos Santos. Espiritualidade na arte. 2022. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais - Escultura) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.http://hdl.handle.net/11422/19752Submitted by André Araújo (leoaraujo@eba.ufrj.br) on 2023-02-27T13:50:54Z No. of bitstreams: 1 TCC - VSLanzellotti.pdf: 1171760 bytes, checksum: 931bf0fb12812e334a0d06a831188863 (MD5)Made available in DSpace on 2023-02-27T13:50:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - VSLanzellotti.pdf: 1171760 bytes, checksum: 931bf0fb12812e334a0d06a831188863 (MD5) Previous issue date: 2022As obras de Espiritualidade na Arte foram criadas com o pensamento de serem deixadas na natureza para que o tempo as modificasem através do processo de erosão, necessitando apresentar materiais que não contaminassem ou se acumulassem, sendo consebidas assim com materiais naturais, criando uma interlocução entre a arte e a espiritualidade de uma forma diferente ao apresentado nas obras renascentistas, abordando assim outra formas de cultuar o divino, as esculturas utilizando barro, barbante e fitas remetem a ancestralidade brasileira, tanto religiosa quanto biológica, mostrando assim outra visão de como a espiritualidade é vista. Com esse objetivo em mente busca-se homenagear os nossos ancestrais, tendo o período colonial como inspiração periodo no qual a escravidão esteve em alta. A exposição foi realizada na UFRJ nos pelotis do predio Jorge Moreira Machado (Predio da Reitoria), tendo os atistas Celeida Tostes, Rosana Paulino, Joseph Beuys e Tunga como inspiração e base para a realização das obras, que seram modificadas pelo tempo, acumulando assim novas marcas e formas como o corpo humano, tornando-as peças únicas a cada dia – assim como a vida – e por fim destruídas pelo próprio tempo como a morte é para o homem, deixano como único registro as fotografias, tiradas para registrar o momento. Assim apresentamos uma nova forma de entender como a vida é passageira. Logo a criação dos mitos é lendas que vinheram a ser criadas pela cultura brasieira e reproduzidas nas cinco obras expostas tiveram a intenção de levantar questões políticas e espirituais em uma sociedade intolerante.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de Belas ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::ESCULTURADeusesMitologia brasileiraSubstânciaMágiaAncestralidadeEspiritualidade na arteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/19752/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52ORIGINALTCC - VSLanzellotti.pdfTCC - VSLanzellotti.pdfapplication/pdf1171760http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/19752/1/TCC+-+VSLanzellotti.pdf931bf0fb12812e334a0d06a831188863MD5111422/197522023-11-30 00:05:28.735oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:05:28Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Espiritualidade na arte |
title |
Espiritualidade na arte |
spellingShingle |
Espiritualidade na arte Lanzellotti, Vivian dos Santos CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::ESCULTURA Deuses Mitologia brasileira Substância Mágia Ancestralidade |
title_short |
Espiritualidade na arte |
title_full |
Espiritualidade na arte |
title_fullStr |
Espiritualidade na arte |
title_full_unstemmed |
Espiritualidade na arte |
title_sort |
Espiritualidade na arte |
author |
Lanzellotti, Vivian dos Santos |
author_facet |
Lanzellotti, Vivian dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lanzellotti, Vivian dos Santos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oliveira, Dinah de |
contributor_str_mv |
Oliveira, Dinah de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::ESCULTURA |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::ESCULTURA Deuses Mitologia brasileira Substância Mágia Ancestralidade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Deuses Mitologia brasileira Substância Mágia Ancestralidade |
description |
As obras de Espiritualidade na Arte foram criadas com o pensamento de serem deixadas na natureza para que o tempo as modificasem através do processo de erosão, necessitando apresentar materiais que não contaminassem ou se acumulassem, sendo consebidas assim com materiais naturais, criando uma interlocução entre a arte e a espiritualidade de uma forma diferente ao apresentado nas obras renascentistas, abordando assim outra formas de cultuar o divino, as esculturas utilizando barro, barbante e fitas remetem a ancestralidade brasileira, tanto religiosa quanto biológica, mostrando assim outra visão de como a espiritualidade é vista. Com esse objetivo em mente busca-se homenagear os nossos ancestrais, tendo o período colonial como inspiração periodo no qual a escravidão esteve em alta. A exposição foi realizada na UFRJ nos pelotis do predio Jorge Moreira Machado (Predio da Reitoria), tendo os atistas Celeida Tostes, Rosana Paulino, Joseph Beuys e Tunga como inspiração e base para a realização das obras, que seram modificadas pelo tempo, acumulando assim novas marcas e formas como o corpo humano, tornando-as peças únicas a cada dia – assim como a vida – e por fim destruídas pelo próprio tempo como a morte é para o homem, deixano como único registro as fotografias, tiradas para registrar o momento. Assim apresentamos uma nova forma de entender como a vida é passageira. Logo a criação dos mitos é lendas que vinheram a ser criadas pela cultura brasieira e reproduzidas nas cinco obras expostas tiveram a intenção de levantar questões políticas e espirituais em uma sociedade intolerante. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-02-27T13:50:54Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:05:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LANZELLOTTI, Vivian dos Santos. Espiritualidade na arte. 2022. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais - Escultura) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/19752 |
identifier_str_mv |
LANZELLOTTI, Vivian dos Santos. Espiritualidade na arte. 2022. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais - Escultura) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/19752 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Belas Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/19752/2/license.txt http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/19752/1/TCC+-+VSLanzellotti.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 931bf0fb12812e334a0d06a831188863 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097278706843648 |