Espiritualidade na arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lanzellotti, Vivian dos Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/19752
Resumo: As obras de Espiritualidade na Arte foram criadas com o pensamento de serem deixadas na natureza para que o tempo as modificasem através do processo de erosão, necessitando apresentar materiais que não contaminassem ou se acumulassem, sendo consebidas assim com materiais naturais, criando uma interlocução entre a arte e a espiritualidade de uma forma diferente ao apresentado nas obras renascentistas, abordando assim outra formas de cultuar o divino, as esculturas utilizando barro, barbante e fitas remetem a ancestralidade brasileira, tanto religiosa quanto biológica, mostrando assim outra visão de como a espiritualidade é vista. Com esse objetivo em mente busca-se homenagear os nossos ancestrais, tendo o período colonial como inspiração periodo no qual a escravidão esteve em alta. A exposição foi realizada na UFRJ nos pelotis do predio Jorge Moreira Machado (Predio da Reitoria), tendo os atistas Celeida Tostes, Rosana Paulino, Joseph Beuys e Tunga como inspiração e base para a realização das obras, que seram modificadas pelo tempo, acumulando assim novas marcas e formas como o corpo humano, tornando-as peças únicas a cada dia – assim como a vida – e por fim destruídas pelo próprio tempo como a morte é para o homem, deixano como único registro as fotografias, tiradas para registrar o momento. Assim apresentamos uma nova forma de entender como a vida é passageira. Logo a criação dos mitos é lendas que vinheram a ser criadas pela cultura brasieira e reproduzidas nas cinco obras expostas tiveram a intenção de levantar questões políticas e espirituais em uma sociedade intolerante.
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A exposição foi realizada na UFRJ nos pelotis do predio Jorge Moreira Machado (Predio da Reitoria), tendo os atistas Celeida Tostes, Rosana Paulino, Joseph Beuys e Tunga como inspiração e base para a realização das obras, que seram modificadas pelo tempo, acumulando assim novas marcas e formas como o corpo humano, tornando-as peças únicas a cada dia – assim como a vida – e por fim destruídas pelo próprio tempo como a morte é para o homem, deixano como único registro as fotografias, tiradas para registrar o momento. Assim apresentamos uma nova forma de entender como a vida é passageira. 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