O descortinar da invisibilidade: acesso e apropriação do conhecimento científico pela pessoa surda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veríssimo, Pinto Pimenta
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/16810
Resumo: O presente trabalho propõe a construção de um portal virtual, visando ajudar na compreensão de assuntos científicos, contribuindo, assim, para o acesso e apropriação destes conhecimentos pela pessoa surda. O estudo caracteriza-se como sendo uma pesquisa descritiva de cunho qualitativo e quantitativo. Os instrumentos utilizados para esta pesquisa foram a aplicação de questionários e pesquisa de opinião com o público alvo. Uma das pesquisas contou com a participação de vinte e seis (26) surdos, e a segunda pesquisa com vinte e três surdos (23), na faixa etária entre 14 anos e 64 anos, sendo desenvolvida com alunos da escola Municipal de Educação de Surdos em Angra dos Reis/RJ, além de outros surdos moradores da cidade. A partir do levantamento dos dados, foi possível verificar que os surdos estão vulneráveis a Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)/AIDS dado às barreiras enfrentadas por estes na sociedade sob diferentes vieses. Constatou-se também que a maioria expressiva dos surdos fazem uso da internet para fins de comunicação, mas que a acessibilidade virtual para surdos ainda precisa ser ampliada. Os resultados mostraram que o website “Mãos na Ciência” obteve a aprovação unânime dos surdos pertencentes à Comunidade Surda de Angra dos Reis, sendo por estes avaliado também como um portal virtual singular diante do formato apresentado.
id UFRJ_a7f83f30b35e882b4184f623592a730a
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/16810
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling O descortinar da invisibilidade: acesso e apropriação do conhecimento científico pela pessoa surdaEducação de pessoas com deficiência auditivaEnsino e aprendizagemInquéritos e questionáriosAngra dos Reis (RJ)CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALO presente trabalho propõe a construção de um portal virtual, visando ajudar na compreensão de assuntos científicos, contribuindo, assim, para o acesso e apropriação destes conhecimentos pela pessoa surda. O estudo caracteriza-se como sendo uma pesquisa descritiva de cunho qualitativo e quantitativo. Os instrumentos utilizados para esta pesquisa foram a aplicação de questionários e pesquisa de opinião com o público alvo. Uma das pesquisas contou com a participação de vinte e seis (26) surdos, e a segunda pesquisa com vinte e três surdos (23), na faixa etária entre 14 anos e 64 anos, sendo desenvolvida com alunos da escola Municipal de Educação de Surdos em Angra dos Reis/RJ, além de outros surdos moradores da cidade. A partir do levantamento dos dados, foi possível verificar que os surdos estão vulneráveis a Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)/AIDS dado às barreiras enfrentadas por estes na sociedade sob diferentes vieses. Constatou-se também que a maioria expressiva dos surdos fazem uso da internet para fins de comunicação, mas que a acessibilidade virtual para surdos ainda precisa ser ampliada. Os resultados mostraram que o website “Mãos na Ciência” obteve a aprovação unânime dos surdos pertencentes à Comunidade Surda de Angra dos Reis, sendo por estes avaliado também como um portal virtual singular diante do formato apresentado.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de BiologiaUFRJCampello, Ana Regina e Souzahttp://lattes.cnpq.br/6945261731062194http://lattes.cnpq.br/3144693731415119Svorc, Rita de Cássia de Paula Freitashttp://lattes.cnpq.br/9177453850117765Aires, AlexandreVeríssimo, Pinto Pimenta2022-05-09T18:37:26Z2023-12-21T03:02:28Z2017-08-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisVERISSIMO, Marcilene Pinto Pimenta. O descortinar da invisibilidade: acesso e apropriação do conhecimento científico pela pessoa surda. 2017. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.http://hdl.handle.net/11422/16810porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:02:28Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/16810Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:02:28Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv O descortinar da invisibilidade: acesso e apropriação do conhecimento científico pela pessoa surda
title O descortinar da invisibilidade: acesso e apropriação do conhecimento científico pela pessoa surda
spellingShingle O descortinar da invisibilidade: acesso e apropriação do conhecimento científico pela pessoa surda
Veríssimo, Pinto Pimenta
Educação de pessoas com deficiência auditiva
Ensino e aprendizagem
Inquéritos e questionários
Angra dos Reis (RJ)
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
title_short O descortinar da invisibilidade: acesso e apropriação do conhecimento científico pela pessoa surda
title_full O descortinar da invisibilidade: acesso e apropriação do conhecimento científico pela pessoa surda
title_fullStr O descortinar da invisibilidade: acesso e apropriação do conhecimento científico pela pessoa surda
title_full_unstemmed O descortinar da invisibilidade: acesso e apropriação do conhecimento científico pela pessoa surda
title_sort O descortinar da invisibilidade: acesso e apropriação do conhecimento científico pela pessoa surda
author Veríssimo, Pinto Pimenta
author_facet Veríssimo, Pinto Pimenta
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Campello, Ana Regina e Souza
http://lattes.cnpq.br/6945261731062194
http://lattes.cnpq.br/3144693731415119
Svorc, Rita de Cássia de Paula Freitas
http://lattes.cnpq.br/9177453850117765
Aires, Alexandre
dc.contributor.author.fl_str_mv Veríssimo, Pinto Pimenta
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de pessoas com deficiência auditiva
Ensino e aprendizagem
Inquéritos e questionários
Angra dos Reis (RJ)
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
topic Educação de pessoas com deficiência auditiva
Ensino e aprendizagem
Inquéritos e questionários
Angra dos Reis (RJ)
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
description O presente trabalho propõe a construção de um portal virtual, visando ajudar na compreensão de assuntos científicos, contribuindo, assim, para o acesso e apropriação destes conhecimentos pela pessoa surda. O estudo caracteriza-se como sendo uma pesquisa descritiva de cunho qualitativo e quantitativo. Os instrumentos utilizados para esta pesquisa foram a aplicação de questionários e pesquisa de opinião com o público alvo. Uma das pesquisas contou com a participação de vinte e seis (26) surdos, e a segunda pesquisa com vinte e três surdos (23), na faixa etária entre 14 anos e 64 anos, sendo desenvolvida com alunos da escola Municipal de Educação de Surdos em Angra dos Reis/RJ, além de outros surdos moradores da cidade. A partir do levantamento dos dados, foi possível verificar que os surdos estão vulneráveis a Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)/AIDS dado às barreiras enfrentadas por estes na sociedade sob diferentes vieses. Constatou-se também que a maioria expressiva dos surdos fazem uso da internet para fins de comunicação, mas que a acessibilidade virtual para surdos ainda precisa ser ampliada. Os resultados mostraram que o website “Mãos na Ciência” obteve a aprovação unânime dos surdos pertencentes à Comunidade Surda de Angra dos Reis, sendo por estes avaliado também como um portal virtual singular diante do formato apresentado.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-17
2022-05-09T18:37:26Z
2023-12-21T03:02:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VERISSIMO, Marcilene Pinto Pimenta. O descortinar da invisibilidade: acesso e apropriação do conhecimento científico pela pessoa surda. 2017. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
http://hdl.handle.net/11422/16810
identifier_str_mv VERISSIMO, Marcilene Pinto Pimenta. O descortinar da invisibilidade: acesso e apropriação do conhecimento científico pela pessoa surda. 2017. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
url http://hdl.handle.net/11422/16810
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Biologia
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Biologia
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456027862106112