O descortinar da invisibilidade: acesso e apropriação do conhecimento científico pela pessoa surda
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/16810 |
Resumo: | O presente trabalho propõe a construção de um portal virtual, visando ajudar na compreensão de assuntos científicos, contribuindo, assim, para o acesso e apropriação destes conhecimentos pela pessoa surda. O estudo caracteriza-se como sendo uma pesquisa descritiva de cunho qualitativo e quantitativo. Os instrumentos utilizados para esta pesquisa foram a aplicação de questionários e pesquisa de opinião com o público alvo. Uma das pesquisas contou com a participação de vinte e seis (26) surdos, e a segunda pesquisa com vinte e três surdos (23), na faixa etária entre 14 anos e 64 anos, sendo desenvolvida com alunos da escola Municipal de Educação de Surdos em Angra dos Reis/RJ, além de outros surdos moradores da cidade. A partir do levantamento dos dados, foi possível verificar que os surdos estão vulneráveis a Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)/AIDS dado às barreiras enfrentadas por estes na sociedade sob diferentes vieses. Constatou-se também que a maioria expressiva dos surdos fazem uso da internet para fins de comunicação, mas que a acessibilidade virtual para surdos ainda precisa ser ampliada. Os resultados mostraram que o website “Mãos na Ciência” obteve a aprovação unânime dos surdos pertencentes à Comunidade Surda de Angra dos Reis, sendo por estes avaliado também como um portal virtual singular diante do formato apresentado. |
id |
UFRJ_a7f83f30b35e882b4184f623592a730a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/16810 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
O descortinar da invisibilidade: acesso e apropriação do conhecimento científico pela pessoa surdaEducação de pessoas com deficiência auditivaEnsino e aprendizagemInquéritos e questionáriosAngra dos Reis (RJ)CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALO presente trabalho propõe a construção de um portal virtual, visando ajudar na compreensão de assuntos científicos, contribuindo, assim, para o acesso e apropriação destes conhecimentos pela pessoa surda. O estudo caracteriza-se como sendo uma pesquisa descritiva de cunho qualitativo e quantitativo. Os instrumentos utilizados para esta pesquisa foram a aplicação de questionários e pesquisa de opinião com o público alvo. Uma das pesquisas contou com a participação de vinte e seis (26) surdos, e a segunda pesquisa com vinte e três surdos (23), na faixa etária entre 14 anos e 64 anos, sendo desenvolvida com alunos da escola Municipal de Educação de Surdos em Angra dos Reis/RJ, além de outros surdos moradores da cidade. A partir do levantamento dos dados, foi possível verificar que os surdos estão vulneráveis a Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)/AIDS dado às barreiras enfrentadas por estes na sociedade sob diferentes vieses. Constatou-se também que a maioria expressiva dos surdos fazem uso da internet para fins de comunicação, mas que a acessibilidade virtual para surdos ainda precisa ser ampliada. Os resultados mostraram que o website “Mãos na Ciência” obteve a aprovação unânime dos surdos pertencentes à Comunidade Surda de Angra dos Reis, sendo por estes avaliado também como um portal virtual singular diante do formato apresentado.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de BiologiaUFRJCampello, Ana Regina e Souzahttp://lattes.cnpq.br/6945261731062194http://lattes.cnpq.br/3144693731415119Svorc, Rita de Cássia de Paula Freitashttp://lattes.cnpq.br/9177453850117765Aires, AlexandreVeríssimo, Pinto Pimenta2022-05-09T18:37:26Z2023-12-21T03:02:28Z2017-08-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisVERISSIMO, Marcilene Pinto Pimenta. O descortinar da invisibilidade: acesso e apropriação do conhecimento científico pela pessoa surda. 2017. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.http://hdl.handle.net/11422/16810porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:02:28Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/16810Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:02:28Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O descortinar da invisibilidade: acesso e apropriação do conhecimento científico pela pessoa surda |
title |
O descortinar da invisibilidade: acesso e apropriação do conhecimento científico pela pessoa surda |
spellingShingle |
O descortinar da invisibilidade: acesso e apropriação do conhecimento científico pela pessoa surda Veríssimo, Pinto Pimenta Educação de pessoas com deficiência auditiva Ensino e aprendizagem Inquéritos e questionários Angra dos Reis (RJ) CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
title_short |
O descortinar da invisibilidade: acesso e apropriação do conhecimento científico pela pessoa surda |
title_full |
O descortinar da invisibilidade: acesso e apropriação do conhecimento científico pela pessoa surda |
title_fullStr |
O descortinar da invisibilidade: acesso e apropriação do conhecimento científico pela pessoa surda |
title_full_unstemmed |
O descortinar da invisibilidade: acesso e apropriação do conhecimento científico pela pessoa surda |
title_sort |
O descortinar da invisibilidade: acesso e apropriação do conhecimento científico pela pessoa surda |
author |
Veríssimo, Pinto Pimenta |
author_facet |
Veríssimo, Pinto Pimenta |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Campello, Ana Regina e Souza http://lattes.cnpq.br/6945261731062194 http://lattes.cnpq.br/3144693731415119 Svorc, Rita de Cássia de Paula Freitas http://lattes.cnpq.br/9177453850117765 Aires, Alexandre |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Veríssimo, Pinto Pimenta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de pessoas com deficiência auditiva Ensino e aprendizagem Inquéritos e questionários Angra dos Reis (RJ) CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
topic |
Educação de pessoas com deficiência auditiva Ensino e aprendizagem Inquéritos e questionários Angra dos Reis (RJ) CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
description |
O presente trabalho propõe a construção de um portal virtual, visando ajudar na compreensão de assuntos científicos, contribuindo, assim, para o acesso e apropriação destes conhecimentos pela pessoa surda. O estudo caracteriza-se como sendo uma pesquisa descritiva de cunho qualitativo e quantitativo. Os instrumentos utilizados para esta pesquisa foram a aplicação de questionários e pesquisa de opinião com o público alvo. Uma das pesquisas contou com a participação de vinte e seis (26) surdos, e a segunda pesquisa com vinte e três surdos (23), na faixa etária entre 14 anos e 64 anos, sendo desenvolvida com alunos da escola Municipal de Educação de Surdos em Angra dos Reis/RJ, além de outros surdos moradores da cidade. A partir do levantamento dos dados, foi possível verificar que os surdos estão vulneráveis a Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)/AIDS dado às barreiras enfrentadas por estes na sociedade sob diferentes vieses. Constatou-se também que a maioria expressiva dos surdos fazem uso da internet para fins de comunicação, mas que a acessibilidade virtual para surdos ainda precisa ser ampliada. Os resultados mostraram que o website “Mãos na Ciência” obteve a aprovação unânime dos surdos pertencentes à Comunidade Surda de Angra dos Reis, sendo por estes avaliado também como um portal virtual singular diante do formato apresentado. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-17 2022-05-09T18:37:26Z 2023-12-21T03:02:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
VERISSIMO, Marcilene Pinto Pimenta. O descortinar da invisibilidade: acesso e apropriação do conhecimento científico pela pessoa surda. 2017. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. http://hdl.handle.net/11422/16810 |
identifier_str_mv |
VERISSIMO, Marcilene Pinto Pimenta. O descortinar da invisibilidade: acesso e apropriação do conhecimento científico pela pessoa surda. 2017. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/16810 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Instituto de Biologia UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Instituto de Biologia UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456027862106112 |