Ensino de física e interdisciplinaridade: estudo de caso a partir da exploração e uso do petróleo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Rodrigo Oliveira dos
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/8234
Resumo: Este trabalho trata do uso da Interdisciplinaridade no Ensino de Física, com base em teorias pedagógicas sobre o assunto e, buscando novas metodologias que proporcionem um processo ensino-aprendizagem mais dinâmico mostrando a importância das diferentes disciplinas envolvidas no mesmo processo, formando um cidadão mais consciente. Deve-se ressaltar como um dos objetivos principais o de mostrar a importância e a relação entre a Física e assuntos pertinentes à sociedade. O Petróleo foi um instrumento deste trabalho e, com base nos aspectos relevantes a cada disciplina, uma feira de ciências interdisciplinar foi proposta de modo a consolidar a interação entre as disciplinas envolvidas.
id UFRJ_a8351a7dd37b30627f9a8c439bdd5cef
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/8234
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Ensino de física e interdisciplinaridade: estudo de caso a partir da exploração e uso do petróleoEnsino de físicaInterdisciplinaridadeEnsino e AprendizagemPetróleoCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA DA MATERIA CONDENSADAEste trabalho trata do uso da Interdisciplinaridade no Ensino de Física, com base em teorias pedagógicas sobre o assunto e, buscando novas metodologias que proporcionem um processo ensino-aprendizagem mais dinâmico mostrando a importância das diferentes disciplinas envolvidas no mesmo processo, formando um cidadão mais consciente. Deve-se ressaltar como um dos objetivos principais o de mostrar a importância e a relação entre a Física e assuntos pertinentes à sociedade. O Petróleo foi um instrumento deste trabalho e, com base nos aspectos relevantes a cada disciplina, uma feira de ciências interdisciplinar foi proposta de modo a consolidar a interação entre as disciplinas envolvidas.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de FísicaUFRJMoreira, Ligia de FariasSantos, Wilma Machado SoaresGaspar, Marcos BinderlyLuiz, Adir MoysésReis, Rodrigo Oliveira dos2019-05-29T15:06:15Z2023-12-21T03:05:55Z2007-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisREIS, Rodrigo Oliveira dos. Ensino de Física e Interdisciplinaridade: uma abordagem diferenciada no Ensino Médio, estudo de caso a partir da exploração e uso do petróleo. 2007. 71 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Física) – Instituto de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.http://hdl.handle.net/11422/8234porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:05:55Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/8234Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:05:55Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de física e interdisciplinaridade: estudo de caso a partir da exploração e uso do petróleo
title Ensino de física e interdisciplinaridade: estudo de caso a partir da exploração e uso do petróleo
spellingShingle Ensino de física e interdisciplinaridade: estudo de caso a partir da exploração e uso do petróleo
Reis, Rodrigo Oliveira dos
Ensino de física
Interdisciplinaridade
Ensino e Aprendizagem
Petróleo
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA DA MATERIA CONDENSADA
title_short Ensino de física e interdisciplinaridade: estudo de caso a partir da exploração e uso do petróleo
title_full Ensino de física e interdisciplinaridade: estudo de caso a partir da exploração e uso do petróleo
title_fullStr Ensino de física e interdisciplinaridade: estudo de caso a partir da exploração e uso do petróleo
title_full_unstemmed Ensino de física e interdisciplinaridade: estudo de caso a partir da exploração e uso do petróleo
title_sort Ensino de física e interdisciplinaridade: estudo de caso a partir da exploração e uso do petróleo
author Reis, Rodrigo Oliveira dos
author_facet Reis, Rodrigo Oliveira dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moreira, Ligia de Farias
Santos, Wilma Machado Soares
Gaspar, Marcos Binderly
Luiz, Adir Moysés
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Rodrigo Oliveira dos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Interdisciplinaridade
Ensino e Aprendizagem
Petróleo
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA DA MATERIA CONDENSADA
topic Ensino de física
Interdisciplinaridade
Ensino e Aprendizagem
Petróleo
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA DA MATERIA CONDENSADA
description Este trabalho trata do uso da Interdisciplinaridade no Ensino de Física, com base em teorias pedagógicas sobre o assunto e, buscando novas metodologias que proporcionem um processo ensino-aprendizagem mais dinâmico mostrando a importância das diferentes disciplinas envolvidas no mesmo processo, formando um cidadão mais consciente. Deve-se ressaltar como um dos objetivos principais o de mostrar a importância e a relação entre a Física e assuntos pertinentes à sociedade. O Petróleo foi um instrumento deste trabalho e, com base nos aspectos relevantes a cada disciplina, uma feira de ciências interdisciplinar foi proposta de modo a consolidar a interação entre as disciplinas envolvidas.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-06
2019-05-29T15:06:15Z
2023-12-21T03:05:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv REIS, Rodrigo Oliveira dos. Ensino de Física e Interdisciplinaridade: uma abordagem diferenciada no Ensino Médio, estudo de caso a partir da exploração e uso do petróleo. 2007. 71 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Física) – Instituto de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
http://hdl.handle.net/11422/8234
identifier_str_mv REIS, Rodrigo Oliveira dos. Ensino de Física e Interdisciplinaridade: uma abordagem diferenciada no Ensino Médio, estudo de caso a partir da exploração e uso do petróleo. 2007. 71 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Física) – Instituto de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
url http://hdl.handle.net/11422/8234
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Física
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Física
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455990176284672