Big Brother Brasil: desconstruindo o show da vida real
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/2372 |
Resumo: | Identifica dos conceitos que suportam a sedução do formato “reality show” e do produto televisivo conhecido como Big Brother Brasil (BBB), abordando questões que caracterizam novas produções de sentido no âmbito da televisão. Análise da questão do anonimato e da fama, através do estudo de estratégias narrativas utilizadas pelo programa. Apoiado em conceitos de cultura, televisão e narrativa examinamos estratégias que se estruturam com base em elementos ficcionais de estímulo e sedução do público receptor, que vem garantindo elevados índices de audiência a esta modalidade de programa. Identificação pessoal com os participantes, polêmicas, fascínio pelo cotidiano, curiosidade... A análise dos ingredientes do sucesso vem sendo objeto tanto da psicologia como da comunicação, levando ao estudo do formato do programa Big Brother Brasil. Este estudo pretende contribuir para com esta análise, no campo da comunicação e da cultura. |
id |
UFRJ_aa7c959bcc8a9abeab1cd2bf5a306af5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/2372 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Big Brother Brasil: desconstruindo o show da vida realReality showBig Brother BrasilTelevisãoComunicação SocialCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOIdentifica dos conceitos que suportam a sedução do formato “reality show” e do produto televisivo conhecido como Big Brother Brasil (BBB), abordando questões que caracterizam novas produções de sentido no âmbito da televisão. Análise da questão do anonimato e da fama, através do estudo de estratégias narrativas utilizadas pelo programa. Apoiado em conceitos de cultura, televisão e narrativa examinamos estratégias que se estruturam com base em elementos ficcionais de estímulo e sedução do público receptor, que vem garantindo elevados índices de audiência a esta modalidade de programa. Identificação pessoal com os participantes, polêmicas, fascínio pelo cotidiano, curiosidade... A análise dos ingredientes do sucesso vem sendo objeto tanto da psicologia como da comunicação, levando ao estudo do formato do programa Big Brother Brasil. Este estudo pretende contribuir para com esta análise, no campo da comunicação e da cultura.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJLuz, Cristina Rego Monteiro dahttp://lattes.cnpq.br/9845102367219960Oliveira Junior, Paulo Roberto Pires deBreitschaft, Paulo Senrahttp://lattes.cnpq.br/3319795080813423Cantuária, Mychelle Durante2017-07-04T20:34:02Z2023-12-21T03:00:40Z2009-12-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCANTUÁRIA, Mychelle D. Big Brother Brasil: desconstruindo o show da vida real. 2009. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.http://hdl.handle.net/11422/2372porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:00:40Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/2372Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:00:40Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Big Brother Brasil: desconstruindo o show da vida real |
title |
Big Brother Brasil: desconstruindo o show da vida real |
spellingShingle |
Big Brother Brasil: desconstruindo o show da vida real Cantuária, Mychelle Durante Reality show Big Brother Brasil Televisão Comunicação Social CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
title_short |
Big Brother Brasil: desconstruindo o show da vida real |
title_full |
Big Brother Brasil: desconstruindo o show da vida real |
title_fullStr |
Big Brother Brasil: desconstruindo o show da vida real |
title_full_unstemmed |
Big Brother Brasil: desconstruindo o show da vida real |
title_sort |
Big Brother Brasil: desconstruindo o show da vida real |
author |
Cantuária, Mychelle Durante |
author_facet |
Cantuária, Mychelle Durante |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Luz, Cristina Rego Monteiro da http://lattes.cnpq.br/9845102367219960 Oliveira Junior, Paulo Roberto Pires de Breitschaft, Paulo Senra http://lattes.cnpq.br/3319795080813423 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cantuária, Mychelle Durante |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Reality show Big Brother Brasil Televisão Comunicação Social CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
topic |
Reality show Big Brother Brasil Televisão Comunicação Social CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
description |
Identifica dos conceitos que suportam a sedução do formato “reality show” e do produto televisivo conhecido como Big Brother Brasil (BBB), abordando questões que caracterizam novas produções de sentido no âmbito da televisão. Análise da questão do anonimato e da fama, através do estudo de estratégias narrativas utilizadas pelo programa. Apoiado em conceitos de cultura, televisão e narrativa examinamos estratégias que se estruturam com base em elementos ficcionais de estímulo e sedução do público receptor, que vem garantindo elevados índices de audiência a esta modalidade de programa. Identificação pessoal com os participantes, polêmicas, fascínio pelo cotidiano, curiosidade... A análise dos ingredientes do sucesso vem sendo objeto tanto da psicologia como da comunicação, levando ao estudo do formato do programa Big Brother Brasil. Este estudo pretende contribuir para com esta análise, no campo da comunicação e da cultura. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-03 2017-07-04T20:34:02Z 2023-12-21T03:00:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CANTUÁRIA, Mychelle D. Big Brother Brasil: desconstruindo o show da vida real. 2009. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009. http://hdl.handle.net/11422/2372 |
identifier_str_mv |
CANTUÁRIA, Mychelle D. Big Brother Brasil: desconstruindo o show da vida real. 2009. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/2372 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455958147530752 |