Estudos para a preservação de escultura contemporânea: o caso da obra “Vazamento” do artista Maurício Salgueiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/6637 |
Resumo: | Este trabalho trata da preservação de escultura contemporânea cuja proposta é fornecer informações técnicas, materiais e conceituais, no sentido de inventariar a obra de modo descritivo e visual, auxiliando na sua conservação. Para tanto apresentamos fundamentos teóricos de conservação e restauração que direcionam tais ações e um panorama das técnicas, materiais e conceitos da escultura. Demonstramos ainda as técnicas de construção de obras modernas e contemporânea para compreensão de nosso estudo de caso, do ponto de vista técnico e artístico. Para este estudo destacamos a obra “Vazamento”, escultura contemporânea do artista Maurício Salgueiro, reconhecido artista Brasileiro que possui grande produção de esculturas modernas e contemporâneas e que nos auxiliou concedendo entrevistas, reflexões e informações essenciais para o êxito da pesquisa. A obra “Vazamento” data do início da década de 70, também conhecida sob o título de “Hemorragia” tem grande valor histórico e artístico, pois é uma das primeiras obras com movimento e som construída no Brasil pelo artista. Por fim apresentamos nosso estudo de caso onde realizamos investigação técnica, material e conceitual, com a identificação artístico-conceitual e visual da obra, através de descrição e apresentação de imagens e desenhos com dimensões. |
id |
UFRJ_abb5161d3b3be711887c032139b3c73d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/6637 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Ayres, Ademildes Jardim Gabrielhttp://lattes.cnpq.br/5013472856142606Ribeiro, Benvinda de Jesus2019-03-11T15:06:20Z2023-11-30T03:02:50Z2018AYRES, Ademildes Jardim Gabriel. Estudos para a preservação de escultura contemporânea: o caso da obra “Vazamento” do artista Maurício Salgueiro. 2018. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Conservação e Restauração) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.http://hdl.handle.net/11422/6637Submitted by André Araújo (leoaraujo@eba.ufrj.br) on 2019-03-11T15:06:20Z No. of bitstreams: 1 AAYRES.pdf: 1433728 bytes, checksum: 3e58f26abc446ffcdf421dc9ee6bec0d (MD5)Made available in DSpace on 2019-03-11T15:06:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AAYRES.pdf: 1433728 bytes, checksum: 3e58f26abc446ffcdf421dc9ee6bec0d (MD5) Previous issue date: 2018Este trabalho trata da preservação de escultura contemporânea cuja proposta é fornecer informações técnicas, materiais e conceituais, no sentido de inventariar a obra de modo descritivo e visual, auxiliando na sua conservação. Para tanto apresentamos fundamentos teóricos de conservação e restauração que direcionam tais ações e um panorama das técnicas, materiais e conceitos da escultura. Demonstramos ainda as técnicas de construção de obras modernas e contemporânea para compreensão de nosso estudo de caso, do ponto de vista técnico e artístico. Para este estudo destacamos a obra “Vazamento”, escultura contemporânea do artista Maurício Salgueiro, reconhecido artista Brasileiro que possui grande produção de esculturas modernas e contemporâneas e que nos auxiliou concedendo entrevistas, reflexões e informações essenciais para o êxito da pesquisa. A obra “Vazamento” data do início da década de 70, também conhecida sob o título de “Hemorragia” tem grande valor histórico e artístico, pois é uma das primeiras obras com movimento e som construída no Brasil pelo artista. Por fim apresentamos nosso estudo de caso onde realizamos investigação técnica, material e conceitual, com a identificação artístico-conceitual e visual da obra, através de descrição e apresentação de imagens e desenhos com dimensões.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de Belas ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICASPreservaçãoEscultura contemporâneaTécnica construtivaConceitoDocumentaçãoEstudos para a preservação de escultura contemporânea: o caso da obra “Vazamento” do artista Maurício Salgueiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALAAYRES.pdfAAYRES.pdfapplication/pdf1433728http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/6637/1/AAYRES.pdf3e58f26abc446ffcdf421dc9ee6bec0dMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/6637/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/66372023-11-30 00:02:50.513oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:02:50Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estudos para a preservação de escultura contemporânea: o caso da obra “Vazamento” do artista Maurício Salgueiro |
title |
Estudos para a preservação de escultura contemporânea: o caso da obra “Vazamento” do artista Maurício Salgueiro |
spellingShingle |
Estudos para a preservação de escultura contemporânea: o caso da obra “Vazamento” do artista Maurício Salgueiro Ayres, Ademildes Jardim Gabriel CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS Preservação Escultura contemporânea Técnica construtiva Conceito Documentação |
title_short |
Estudos para a preservação de escultura contemporânea: o caso da obra “Vazamento” do artista Maurício Salgueiro |
title_full |
Estudos para a preservação de escultura contemporânea: o caso da obra “Vazamento” do artista Maurício Salgueiro |
title_fullStr |
Estudos para a preservação de escultura contemporânea: o caso da obra “Vazamento” do artista Maurício Salgueiro |
title_full_unstemmed |
Estudos para a preservação de escultura contemporânea: o caso da obra “Vazamento” do artista Maurício Salgueiro |
title_sort |
Estudos para a preservação de escultura contemporânea: o caso da obra “Vazamento” do artista Maurício Salgueiro |
author |
Ayres, Ademildes Jardim Gabriel |
author_facet |
Ayres, Ademildes Jardim Gabriel |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5013472856142606 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ayres, Ademildes Jardim Gabriel |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ribeiro, Benvinda de Jesus |
contributor_str_mv |
Ribeiro, Benvinda de Jesus |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS Preservação Escultura contemporânea Técnica construtiva Conceito Documentação |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Preservação Escultura contemporânea Técnica construtiva Conceito Documentação |
description |
Este trabalho trata da preservação de escultura contemporânea cuja proposta é fornecer informações técnicas, materiais e conceituais, no sentido de inventariar a obra de modo descritivo e visual, auxiliando na sua conservação. Para tanto apresentamos fundamentos teóricos de conservação e restauração que direcionam tais ações e um panorama das técnicas, materiais e conceitos da escultura. Demonstramos ainda as técnicas de construção de obras modernas e contemporânea para compreensão de nosso estudo de caso, do ponto de vista técnico e artístico. Para este estudo destacamos a obra “Vazamento”, escultura contemporânea do artista Maurício Salgueiro, reconhecido artista Brasileiro que possui grande produção de esculturas modernas e contemporâneas e que nos auxiliou concedendo entrevistas, reflexões e informações essenciais para o êxito da pesquisa. A obra “Vazamento” data do início da década de 70, também conhecida sob o título de “Hemorragia” tem grande valor histórico e artístico, pois é uma das primeiras obras com movimento e som construída no Brasil pelo artista. Por fim apresentamos nosso estudo de caso onde realizamos investigação técnica, material e conceitual, com a identificação artístico-conceitual e visual da obra, através de descrição e apresentação de imagens e desenhos com dimensões. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-03-11T15:06:20Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:02:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
AYRES, Ademildes Jardim Gabriel. Estudos para a preservação de escultura contemporânea: o caso da obra “Vazamento” do artista Maurício Salgueiro. 2018. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Conservação e Restauração) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/6637 |
identifier_str_mv |
AYRES, Ademildes Jardim Gabriel. Estudos para a preservação de escultura contemporânea: o caso da obra “Vazamento” do artista Maurício Salgueiro. 2018. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Conservação e Restauração) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/6637 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Belas Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/6637/1/AAYRES.pdf http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/6637/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3e58f26abc446ffcdf421dc9ee6bec0d dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097127953072128 |