Mobilidade urbana e demanda energética na região metropolitana do Rio de Janeiro: uma análise por classes de renda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Luiza Di Beo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/13699
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar a demanda energética e o nível de atividade do transporte de passageiros na região metropolitana do Rio de Janeiro buscando compreender como cada classe de renda é afetada pela mobilidade urbana. Para tal, utilizou-se os dados de gastos com transporte e tempo de deslocamento da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), ambas do IBGE, para criar matrizes modal desagregadas por renda para os anos de 2002 e 2008. Posteriormente, foi analisado um cenário no qual considerou-se a entrada do Bus Rapid Transit (BRT) no período de análise, de forma a avaliar os impactos não apenas no tempo de deslocamento, mas também no tempo de trabalho necessário para que cada classe pagasse tal deslocamento (variáveis da velocidade generalizada). Como resultado, obteve-se um aumento de 4% na velocidade generalizada das famílias com menor renda. Sendo assim, mostrou-se que políticas de mobilidade urbana com foco em veículos automotores privados agrava as desigualdades sociais, sendo necessárias a proposição de medidas de transporte público que impactem especialmente as classes mais baixas.
id UFRJ_ad6adae3462ebc9a0d6785b5cee1440b
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/13699
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Oliveira, Luiza Di Beohttp://lattes.cnpq.br/2040156874891038http://lattes.cnpq.br/0324748818722932Lucena, André Frossard Pereira deCohen, Claude Adélia Moema JeanneJúnior, Amaro Olímpio Pereira2021-02-11T14:41:02Z2023-11-30T03:04:07Z2019-02http://hdl.handle.net/11422/13699O objetivo deste trabalho é analisar a demanda energética e o nível de atividade do transporte de passageiros na região metropolitana do Rio de Janeiro buscando compreender como cada classe de renda é afetada pela mobilidade urbana. Para tal, utilizou-se os dados de gastos com transporte e tempo de deslocamento da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), ambas do IBGE, para criar matrizes modal desagregadas por renda para os anos de 2002 e 2008. Posteriormente, foi analisado um cenário no qual considerou-se a entrada do Bus Rapid Transit (BRT) no período de análise, de forma a avaliar os impactos não apenas no tempo de deslocamento, mas também no tempo de trabalho necessário para que cada classe pagasse tal deslocamento (variáveis da velocidade generalizada). Como resultado, obteve-se um aumento de 4% na velocidade generalizada das famílias com menor renda. Sendo assim, mostrou-se que políticas de mobilidade urbana com foco em veículos automotores privados agrava as desigualdades sociais, sendo necessárias a proposição de medidas de transporte público que impactem especialmente as classes mais baixas.The objective of this study is to analyze the energy demand and level of activity of passenger transportation in the metropolitan region of Rio de Janeiro, seeking to understand how each income class is affected by urban mobility. To do this, it was used the transport and travel time data of the Household Budget Survey (POF) and National Household Sample Survey (PNAD), both from IBGE, to create modal matrices disaggregated by income class for the years 2002 and 2008. Afterwards, a hypothetical scenario was analyzed, in which the Bus Rapid Transit (BRT) was considered in the analysis period, in order to analyze the impacts not only in the time of displacement but also in the working time required for each income class to pay for such displacement (generalized speed variables). As a result, there was a 4% increase in the generalized speed of the lower income families. Thus, it has been shown that urban mobility policies focusing on private vehicles aggravate social inequalities, so it is necessary to propose measures of public transportation that impact especially the lower classes.Submitted by Marlon Silva (marlonviniciuspacheco@gmail.com) on 2021-02-11T14:41:02Z No. of bitstreams: 1 LuizaDiBeoOliveira.pdf: 1880197 bytes, checksum: 8af8c035b5790bc06692d51a917b1926 (MD5)Made available in DSpace on 2021-02-11T14:41:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LuizaDiBeoOliveira.pdf: 1880197 bytes, checksum: 8af8c035b5790bc06692d51a917b1926 (MD5) Previous issue date: 2019-02porUniversidade Federal do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Planejamento EnergéticoUFRJBrasilInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de EngenhariaCNPQ::ENGENHARIASMobilidade urbanaDemanda energéticaVelocidade generalizadaMobilidade urbana e demanda energética na região metropolitana do Rio de Janeiro: uma análise por classes de rendainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALLuizaDiBeoOliveira.pdfLuizaDiBeoOliveira.pdfapplication/pdf1880197http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/13699/1/LuizaDiBeoOliveira.pdf8af8c035b5790bc06692d51a917b1926MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/13699/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/136992023-11-30 00:04:07.997oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:04:07Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mobilidade urbana e demanda energética na região metropolitana do Rio de Janeiro: uma análise por classes de renda
title Mobilidade urbana e demanda energética na região metropolitana do Rio de Janeiro: uma análise por classes de renda
spellingShingle Mobilidade urbana e demanda energética na região metropolitana do Rio de Janeiro: uma análise por classes de renda
Oliveira, Luiza Di Beo
CNPQ::ENGENHARIAS
Mobilidade urbana
Demanda energética
Velocidade generalizada
title_short Mobilidade urbana e demanda energética na região metropolitana do Rio de Janeiro: uma análise por classes de renda
title_full Mobilidade urbana e demanda energética na região metropolitana do Rio de Janeiro: uma análise por classes de renda
title_fullStr Mobilidade urbana e demanda energética na região metropolitana do Rio de Janeiro: uma análise por classes de renda
title_full_unstemmed Mobilidade urbana e demanda energética na região metropolitana do Rio de Janeiro: uma análise por classes de renda
title_sort Mobilidade urbana e demanda energética na região metropolitana do Rio de Janeiro: uma análise por classes de renda
author Oliveira, Luiza Di Beo
author_facet Oliveira, Luiza Di Beo
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2040156874891038
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0324748818722932
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Luiza Di Beo
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Lucena, André Frossard Pereira de
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Cohen, Claude Adélia Moema Jeanne
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Júnior, Amaro Olímpio Pereira
contributor_str_mv Lucena, André Frossard Pereira de
Cohen, Claude Adélia Moema Jeanne
Júnior, Amaro Olímpio Pereira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS
topic CNPQ::ENGENHARIAS
Mobilidade urbana
Demanda energética
Velocidade generalizada
dc.subject.por.fl_str_mv Mobilidade urbana
Demanda energética
Velocidade generalizada
description O objetivo deste trabalho é analisar a demanda energética e o nível de atividade do transporte de passageiros na região metropolitana do Rio de Janeiro buscando compreender como cada classe de renda é afetada pela mobilidade urbana. Para tal, utilizou-se os dados de gastos com transporte e tempo de deslocamento da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), ambas do IBGE, para criar matrizes modal desagregadas por renda para os anos de 2002 e 2008. Posteriormente, foi analisado um cenário no qual considerou-se a entrada do Bus Rapid Transit (BRT) no período de análise, de forma a avaliar os impactos não apenas no tempo de deslocamento, mas também no tempo de trabalho necessário para que cada classe pagasse tal deslocamento (variáveis da velocidade generalizada). Como resultado, obteve-se um aumento de 4% na velocidade generalizada das famílias com menor renda. Sendo assim, mostrou-se que políticas de mobilidade urbana com foco em veículos automotores privados agrava as desigualdades sociais, sendo necessárias a proposição de medidas de transporte público que impactem especialmente as classes mais baixas.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-02-11T14:41:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:04:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/13699
url http://hdl.handle.net/11422/13699
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Planejamento Energético
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/13699/1/LuizaDiBeoOliveira.pdf
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/13699/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8af8c035b5790bc06692d51a917b1926
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097194616291328