Mejoramiento de un sistema mecanico por control activo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1973 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/3482 |
Resumo: | Estuda-se a melhoria obtida no comportamento dinâmico de um sistema mecânico discreto, do tipo tradicional, isto e, constituído por massas, molas e amortecedores, ao qual se lhe acrescenta um elemento ativo, por exemplo, um motor posicionador. O funcionamento desse elemento esta condicionado a uma lei de controle para cuja determinação existe uma série de métodos. Este trabalho examina primordialmente o caso em que haja uma proporcionalidade entre o vetor controle e as acelerações do sistema. Normalmente esta é a grandeza mais facilmente mensurável em um sistema mecânico. O efeito obtido é um aumento aparente das massas, diminuindo sua frequência natural e sua taxa de amortecimento melhorando o comportamento do sistema ante as perturbações externas. É analisado particularmente caso da suspensão de um veículo, onde se podem observar melhoras da ordem de 70% no ''conforto" na massa suspensa. São estudadas também as outras implicações diretas desse controle em várias situações, como o fator da carga na roda. |
id |
UFRJ_af0bbc78c9667fa97ad60c39b385d663 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/3482 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Murillo Sánchez, Manuel AntônioMansour, William MittiasRipper Neto, Arthur PalmeiraWeber, Hans Ingo2018-01-16T15:52:27Z2023-11-30T03:02:35Z1973-06http://hdl.handle.net/11422/3482Estuda-se a melhoria obtida no comportamento dinâmico de um sistema mecânico discreto, do tipo tradicional, isto e, constituído por massas, molas e amortecedores, ao qual se lhe acrescenta um elemento ativo, por exemplo, um motor posicionador. O funcionamento desse elemento esta condicionado a uma lei de controle para cuja determinação existe uma série de métodos. Este trabalho examina primordialmente o caso em que haja uma proporcionalidade entre o vetor controle e as acelerações do sistema. Normalmente esta é a grandeza mais facilmente mensurável em um sistema mecânico. O efeito obtido é um aumento aparente das massas, diminuindo sua frequência natural e sua taxa de amortecimento melhorando o comportamento do sistema ante as perturbações externas. É analisado particularmente caso da suspensão de um veículo, onde se podem observar melhoras da ordem de 70% no ''conforto" na massa suspensa. São estudadas também as outras implicações diretas desse controle em várias situações, como o fator da carga na roda.In this work the suspension of an automobile car is investigated for the possibility of improving its dynamics by the addition of an active element. The system is simulated by idealized masses, springs and dashpots. The proposed active compQ nent is visualized as a servo mechanism ora force transducer which recieves one of the variables of the system as an input and yields a control signal according to a prescribed law. The latter is fed back to the system in a specific manner. In this investigation, the input to the active element, is taken as the acceleration of the primary dynamics has to be improved. This choice is feasible mass whose because of the ease with which such a variable can be measured in an actual system. Control signals obeying other laws are also possible but they are not covered here. The proposed control law affects the system increasing the sprung mass in an apparent way, decreasing in this manner its natural frequency and damping ratio. This carries out an improvement of the behaviour of the system under external disturbances. The results of this investigation show a noticeable improvement on the amplitud of Jerk in the arder of 70% with a careful selection of some of the parameters.Se estudia en este trabajo la mejoria obtenida en el comportamiento de un sistema mecânico discreto, del tipo tradicional, es decir constitui do por masas, resortes y amortiguadores, al cual sele introduce un elemento activo, por ejemplo un servome canismo. El funcionamiento de este elemento estâ condicionado a una ley de control, la cual se puede determinar por varias me todos. Este trabajo examina primordialmente el caso en que exista una proporcionalidad entre el vector de control y las acele raciones del sistema. Normalmente la aceleraciõn es la cantidad que se mide mis facilmente, en una forma absoluta, en un sistema mecânico. El efecto obtenido con este vector de control, es un aumento aparente de las masas, disminuyendo su frecuencia natural y la razõn de amortiguamiento, mejorando de esta forma el comportamiento del sistema bajo la acciõn de perturbaciones externas. Se analizõ particularmente el sistema de suspensiõn de un automõvil, donde se observaron mejorias del orden de 70% en el comportamiento del cuerpo del automõvil. Tambi~n se estudiaron algunas implicaciones directas producidas por el control, tal como el factor de carga sobre la rueda.Submitted by maria angelica Varella (angelica@sibi.ufrj.br) on 2018-01-16T15:52:27Z No. of bitstreams: 1 133025.pdf: 1879968 bytes, checksum: 3d9d39bc320e0c758ed6efe3bbb46d20 (MD5)Made available in DSpace on 2018-01-16T15:52:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 133025.pdf: 1879968 bytes, checksum: 3d9d39bc320e0c758ed6efe3bbb46d20 (MD5) Previous issue date: 1973-06OEAspaUniversidade Federal do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Engenharia MecânicaUFRJBrasilInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de EngenhariaCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROJETOS DE MAQUINAS::METODOS DE SINTESE E OTIMIZACAO APLICADOS AO PROJETO MECANICODinâmica de máquinasVibrações mecânicasOtimizaçãoMejoramiento de un sistema mecanico por control activoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINAL133025.pdf133025.pdfapplication/pdf1879968http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/3482/1/133025.pdf3d9d39bc320e0c758ed6efe3bbb46d20MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/3482/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/34822023-11-30 00:02:35.042oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:02:35Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.es.fl_str_mv |
Mejoramiento de un sistema mecanico por control activo |
title |
Mejoramiento de un sistema mecanico por control activo |
spellingShingle |
Mejoramiento de un sistema mecanico por control activo Murillo Sánchez, Manuel Antônio CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROJETOS DE MAQUINAS::METODOS DE SINTESE E OTIMIZACAO APLICADOS AO PROJETO MECANICO Dinâmica de máquinas Vibrações mecânicas Otimização |
title_short |
Mejoramiento de un sistema mecanico por control activo |
title_full |
Mejoramiento de un sistema mecanico por control activo |
title_fullStr |
Mejoramiento de un sistema mecanico por control activo |
title_full_unstemmed |
Mejoramiento de un sistema mecanico por control activo |
title_sort |
Mejoramiento de un sistema mecanico por control activo |
author |
Murillo Sánchez, Manuel Antônio |
author_facet |
Murillo Sánchez, Manuel Antônio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Murillo Sánchez, Manuel Antônio |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Mansour, William Mittias |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Ripper Neto, Arthur Palmeira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Weber, Hans Ingo |
contributor_str_mv |
Mansour, William Mittias Ripper Neto, Arthur Palmeira Weber, Hans Ingo |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROJETOS DE MAQUINAS::METODOS DE SINTESE E OTIMIZACAO APLICADOS AO PROJETO MECANICO |
topic |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROJETOS DE MAQUINAS::METODOS DE SINTESE E OTIMIZACAO APLICADOS AO PROJETO MECANICO Dinâmica de máquinas Vibrações mecânicas Otimização |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dinâmica de máquinas Vibrações mecânicas Otimização |
description |
Estuda-se a melhoria obtida no comportamento dinâmico de um sistema mecânico discreto, do tipo tradicional, isto e, constituído por massas, molas e amortecedores, ao qual se lhe acrescenta um elemento ativo, por exemplo, um motor posicionador. O funcionamento desse elemento esta condicionado a uma lei de controle para cuja determinação existe uma série de métodos. Este trabalho examina primordialmente o caso em que haja uma proporcionalidade entre o vetor controle e as acelerações do sistema. Normalmente esta é a grandeza mais facilmente mensurável em um sistema mecânico. O efeito obtido é um aumento aparente das massas, diminuindo sua frequência natural e sua taxa de amortecimento melhorando o comportamento do sistema ante as perturbações externas. É analisado particularmente caso da suspensão de um veículo, onde se podem observar melhoras da ordem de 70% no ''conforto" na massa suspensa. São estudadas também as outras implicações diretas desse controle em várias situações, como o fator da carga na roda. |
publishDate |
1973 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1973-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-01-16T15:52:27Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:02:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/3482 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/3482 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/3482/1/133025.pdf http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/3482/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3d9d39bc320e0c758ed6efe3bbb46d20 dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097100633473024 |