A produção acadêmica sobre educação infantil na Revista Brasileira de Educação 1997-2017

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Elisabete Gomes de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/12765
Resumo: O presente trabalho, como parte da pesquisa políticas públicas, produção de conhecimento e discurso jornalístico em educação, coordenada pelo professor Armando Arosa, busca compreender os principais traços da produção acadêmica sobre educação infantil, publicada na Revista Brasileira de Educação, da ANPEd, no período entre 1997 e 2017. O critério para o recorte temporal baseia-se no marco principal de inclusão da educação infantil nas políticas de estado para esta etapa da escolarização que passa a pertencer à educação básica (a Lei nº 9.394 de 1996). Para se buscar o objetivo principal do estudo, foi realizada uma pesquisa exploratória, realizando-se um primeiro levantamento dos trabalhos publicados no período, tornando possível acessar as 67 edições da revista. Nesse período, foram publicados 666 trabalhos, sendo 31 artigos sobre o tema, o que representa 4,65% do total de publicações. Nesse grupo de artigos foi possível, preliminarmente, encontrar 7 artigos que abordam aspectos pedagógicos, 6 que tratam de traços Sociológicos a respeito do tema, 4 que abordam o tema historicamente, 3 que abordam o trabalho docente, 2 que discutem a formação docente, 1 que debate os aspectos da gestão, 6 artigos que abordam as políticas públicas para o tema e 2 que tratam da pesquisa educacional. Como primeiro traço que se pode apontar temos a dispersão teórica e disciplinar, o que pode apontar para a saudável diversidade ao mesmo tempo em que pode revelar a falta de acúmulo de conhecimentos numa mesma área. O estudo foi desenvolvido através de revisão da literatura.
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