A internacionalização da moeda chinesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rangel, Amanda Freijanes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/1426
Resumo: Os fatores para uma moeda se tornar internacional são: alto volume de comércio comparado com o comércio mundial, o mercado financeiro do país (que deve ser aberto, livre de controles e bem desenvolvido) e confiança no valor da moeda, ou seja, a moeda não pode perder valor com facilidade. A participação da China no comércio mundial vem crescendo ao longo dos anos, atingindo 10% do total em 2012. A inflação na China se mantém bem baixa no período recente. Entretanto, embora o volume de crédito seja elevado como proporção do PIB, o sistema financeiro chinês não é muito desenvolvido. Atitudes vêm sendo tomadas em prol de melhorar o sistema financeiro. Entretanto, estas ainda não foram eficazes em nível mundial. O uso de renminbi na liquidação de comércio fronteiriço entre a China e alguns de seus vizinhos vem aumentando. Uma vez que a China se engajou ativamente na cooperação regional financeira e econômica e garante estabilidade monetária e na taxa de câmbio, o renminbi pode se tornar a moeda dominante no comércio regional.
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