A mulher do médico: o despertar do feminino em "Ensaio sobre a cegueira"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Flavia Viana
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/18332
Resumo: O trabalho tem a finalidade de mostrar a forma com a qual se constrói a identidade feminina no livro Ensaio sobre a cegueira de José Saramago, discutindo os elementos discursivos que compõem a figura feminina da esposa do médico. Também analisa os discursos produzidos por essa obra literária, buscando sua possível influência em se deparar com uma mulher de papel ínfimo que vai se tornando a heroína da história e demonstrando, assim, uma escrita que acentua as representações femininas. Neste trabalho, analisei os papéis desempenhados pela mulher e esposa do médico no livro que compõem o corpo principal da obra. A partir de uma perspectiva de análise do discurso, procuro manter uma perspectiva que possa vincular a construção de textos literários com a construção de figuras femininas. Os resultados sugerem que, em geral, a imagem feminina circula no imaginário do nosso discurso social. É por meio deles que podemos destacar o discurso do mundo das mulheres versus outros discursos baseados em estereótipos femininos inseridos em diferentes contextos históricos e sociais. Por meio de uma semântica global, tento capturar palavras que pertencem ao universo feminino nas palavras e ações das personagens; ao mesmo tempo, percebe-se que a presença dos temas construídos no livro ajuda a dar sentido à figura feminina. Isso permite determinar que o significado que o livro propõe é um estudo montado a partir de uma visão que, ao mesmo tempo é crítica, mas, por outro lado é de uma humanidade lançada sobre o mundo e sobre as pessoas com que nos relacionamos. Por fim, percebemos que a narrativa construída sobre o papel do feminino em Ensaio sobre a cegueira suscita, de certa forma, um novo olhar para o que podemos chamar de segundo sexo, ou de sexo dependente: seria a mulher da contemporaneidade, aquela com a qual a existência e as ações são de suma importância nesse mundo. Nessa linha, a autoconsciência de todas as personagens femininas, sobretudo a do papel principal, que é a personagem da mulher do médico que foi o policentrismo que deferiu para atingir um lindo e inovador perfil feminino já intrínseco em toda mulher.
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Também analisa os discursos produzidos por essa obra literária, buscando sua possível influência em se deparar com uma mulher de papel ínfimo que vai se tornando a heroína da história e demonstrando, assim, uma escrita que acentua as representações femininas. Neste trabalho, analisei os papéis desempenhados pela mulher e esposa do médico no livro que compõem o corpo principal da obra. A partir de uma perspectiva de análise do discurso, procuro manter uma perspectiva que possa vincular a construção de textos literários com a construção de figuras femininas. Os resultados sugerem que, em geral, a imagem feminina circula no imaginário do nosso discurso social. É por meio deles que podemos destacar o discurso do mundo das mulheres versus outros discursos baseados em estereótipos femininos inseridos em diferentes contextos históricos e sociais. Por meio de uma semântica global, tento capturar palavras que pertencem ao universo feminino nas palavras e ações das personagens; ao mesmo tempo, percebe-se que a presença dos temas construídos no livro ajuda a dar sentido à figura feminina. Isso permite determinar que o significado que o livro propõe é um estudo montado a partir de uma visão que, ao mesmo tempo é crítica, mas, por outro lado é de uma humanidade lançada sobre o mundo e sobre as pessoas com que nos relacionamos. Por fim, percebemos que a narrativa construída sobre o papel do feminino em Ensaio sobre a cegueira suscita, de certa forma, um novo olhar para o que podemos chamar de segundo sexo, ou de sexo dependente: seria a mulher da contemporaneidade, aquela com a qual a existência e as ações são de suma importância nesse mundo. Nessa linha, a autoconsciência de todas as personagens femininas, sobretudo a do papel principal, que é a personagem da mulher do médico que foi o policentrismo que deferiu para atingir um lindo e inovador perfil feminino já intrínseco em toda mulher.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilFaculdade de LetrasCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESAnálise do discursoMulherLiteratura portuguesaidentidade femininaCrítica textualEstereótiposA mulher do médico: o despertar do feminino em "Ensaio sobre a cegueira"info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/18332/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52ORIGINALFVNogueira.pdfFVNogueira.pdfapplication/pdf259632http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/18332/1/FVNogueira.pdf84a33dc44762d89ef9877229d6c38381MD5111422/183322023-11-30 00:05:09.483oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:05:09Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
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