Métodos ativos de aprendizagem aplicados em aulas de física do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, William de Sant’Anna dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/17631
Resumo: Utilizamos dois métodos de aprendizagem ativa, Ensino sob Medida (EsM) e Instrução pelos Colegas (IpC), em cursos de física do ensino médio e, a partir dessa experiência, produzimos um guia de implementação dos métodos voltado para professores. Os métodos ativos fazem com que os alunos participem do processo de ensino-aprendizagem de forma colaborativa, sendo os protagonistas na produção do saber. Neste trabalho mostramos que, fundamentados na teoria de Ausubel, Novak, Gowin e Vygotsky, os métodos auxiliam no processo para se atingir uma aprendizagem significativa. O Ensino sob Medida, além de auxiliar o maior comprometimento do aluno com as tarefas de casa, possibilita que o professor tenha um direcionamento de quais pontos do assunto devem ser trabalhados com mais atenção. O professor envia um material de leitura e um questionário que deve ser respondido antes da aula e com base nesse feedback foca a aula nos pontos que mais geraram dúvidas. O método Instrução pelos Colegas consiste, basicamente, na aplicação de testes conceituais que seguem uma dinâmica em que o aluno não tem como não participar ativamente da aula. Os alunos respondem aos testes em aula, questão por questão, discutindo e tentando convencer seus colegas sobre as respostas que julgaram corretas. São métodos ativos complementares que contribuem para uma aprendizagem realmente significativa. Para verificar este ganho, aplicamos testes antes e depois das aulas em duas turmas que desenvolveram o mesmo conteúdo: uma turma seguindo os métodos ativos e a outra o método convencional. Destacamos os resultados da experiência que mostram que com os métodos ativos os alunos se sentem mais confiantes e conseguem resultados melhores na avaliação. Como resultado do trabalho, nosso produto educacional é um guia para o professor do ensino médio ser introduzido e orientado na implementação dos métodos ativos de aprendizagem. Esperançosamente, auxiliaremos para que novas e poderosas ferramentas possam ser utilizadas, tornando o processo pedagógico mais dinâmico e interessante para professor e aluno, e a aprendizagem mais efetiva.
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Os métodos ativos fazem com que os alunos participem do processo de ensino-aprendizagem de forma colaborativa, sendo os protagonistas na produção do saber. Neste trabalho mostramos que, fundamentados na teoria de Ausubel, Novak, Gowin e Vygotsky, os métodos auxiliam no processo para se atingir uma aprendizagem significativa. O Ensino sob Medida, além de auxiliar o maior comprometimento do aluno com as tarefas de casa, possibilita que o professor tenha um direcionamento de quais pontos do assunto devem ser trabalhados com mais atenção. O professor envia um material de leitura e um questionário que deve ser respondido antes da aula e com base nesse feedback foca a aula nos pontos que mais geraram dúvidas. O método Instrução pelos Colegas consiste, basicamente, na aplicação de testes conceituais que seguem uma dinâmica em que o aluno não tem como não participar ativamente da aula. 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Esperançosamente, auxiliaremos para que novas e poderosas ferramentas possam ser utilizadas, tornando o processo pedagógico mais dinâmico e interessante para professor e aluno, e a aprendizagem mais efetiva.We used two active learning methods, Just-in-Time Teaching (JiTT) and Peer Instruction (PI), in high school physics classes and from this experience produced an implementation guide for teachers. The active methods allow students to participate in the teaching-learning process in a collaborative way, being the protagonists of the knowledge construction. In this work we show that, based on the theory of Ausubel, Novak, Gowin and Vygotsky, the methods help in the process of achieving significant learning. Just-in-Time Teaching, in addition to assist students achieving a greater commitment with homework, allows the teacher to better decide which subjects should be worked out with greater attention. The teacher sends a reading material and a questionnaire that must be answered before the class and based on this feedback focuses the lecture on the points that have generated the most doubts. The method Peer Instruction consists basically in the application of conceptual tests that follow a dynamics in which students have no choice but to participate actively in the classroom activities. Students respond to classroom quizzes, question by question, discussing and trying to convince their classmates about the answers they thought correct. The methods are complementary and contribute to a truly meaningful learning. In order to verify the gain, we applied before and after school tests in two classes that developed the same content: one group subject to the active learning methods and another to the conventional method. We highlight the results of the experience that show that with the active methods students feel more confident and achieve better results in the evaluation. As a result of our work, our educational product is a guide for high school teacher meant to introduce and orientate them in the implementation of the active learning methods. Hopefully, we will facilitate the use of new and powerful tools, making the pedagogical process more dynamic and interesting for teachers and students, and the learning to be more effective.Submitted by Nadia Mattos (nadiamattos@macae.ufrj.br) on 2022-07-12T20:45:04Z No. of bitstreams: 2 WSSANTOS_PPG_EF.pdf: 1419617 bytes, checksum: 8c1aeb191ca3e444e27b9778f6d29da7 (MD5) WSSANTOS_Produto.pdf: 323702 bytes, checksum: 8b2f10107240d093168d8f0e1cde4bb0 (MD5)Made available in DSpace on 2022-07-12T20:45:04Z (GMT). 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