Consumo consciente: um estudo com os estudantes e professores do curso de administração da UFRJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Aline Coimbra
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/12304
Resumo: De acordo com Dias (2007), os primeiros indícios de reflexões sustentáveis ocorreram no final do século XX. As questões ambientais, naquela época, fomentavam discussões que englobavam diversos âmbitos da sociedade, desde o econômico (produção), o social, até o modo de vida da população. O capítulo 4 da Agenda 21 Global, assinada na Rio 92, menciona os padrões insustentáveis de consumo e produção como as principais causas da deterioração ininterrupta do meio ambiente mundial. As pesquisas mais atuais sobre o tema, demonstram que essas questões ainda são um problema no mundo inteiro e têm se intensificado no século XXI. O fator determinante a ser enfrentado e que pode ser a solução para o problema é a modificação do comportamento e das atitudes da sociedade atual, que deve assumir um estilo de vida adepto do consumo consciente (DIAS, 2007). Dentro desse contexto, esta pesquisa buscou definir o perfil de consumo dos estudantes e professores do curso de Administração da UFRJ. Como forma de embasar o estudo, foram pesquisadas as produções mais relevantes sobre consumo e consumo sustentável no Brasil e no mundo. Foram aplicados dois questionários, um para os alunos e outro para os professores, baseados no Teste de Consumo Consciente do Instituto AKATU, com a finalidade de analisar quantitativamente o nível de consumo dos respondentes e relacioná-lo com o nível de consumo dos brasileiros, conforme exposto na pesquisa realizada pelo Instituto AKATU em 2018, intitulada de “Panorama do consumo consciente no Brasil: desafios, barreiras e motivações”. A partir da análise dos dados foi possível identificar a predominância do perfil Engajado entre os professores do curso e do perfil Iniciante entre os alunos, o que demonstra uma necessidade da inserção de debates, promoção de ações de cunho conscientizador e oferta de disciplinas que tratem da temática do consumo consciente no meio acadêmico.
id UFRJ_b51ea8f44abcb367157f01721d7ead9c
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/12304
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Consumo consciente: um estudo com os estudantes e professores do curso de administração da UFRJConsumidorSustentabilidadeAdministraçãoEstudo de casoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAODe acordo com Dias (2007), os primeiros indícios de reflexões sustentáveis ocorreram no final do século XX. As questões ambientais, naquela época, fomentavam discussões que englobavam diversos âmbitos da sociedade, desde o econômico (produção), o social, até o modo de vida da população. O capítulo 4 da Agenda 21 Global, assinada na Rio 92, menciona os padrões insustentáveis de consumo e produção como as principais causas da deterioração ininterrupta do meio ambiente mundial. As pesquisas mais atuais sobre o tema, demonstram que essas questões ainda são um problema no mundo inteiro e têm se intensificado no século XXI. O fator determinante a ser enfrentado e que pode ser a solução para o problema é a modificação do comportamento e das atitudes da sociedade atual, que deve assumir um estilo de vida adepto do consumo consciente (DIAS, 2007). Dentro desse contexto, esta pesquisa buscou definir o perfil de consumo dos estudantes e professores do curso de Administração da UFRJ. Como forma de embasar o estudo, foram pesquisadas as produções mais relevantes sobre consumo e consumo sustentável no Brasil e no mundo. Foram aplicados dois questionários, um para os alunos e outro para os professores, baseados no Teste de Consumo Consciente do Instituto AKATU, com a finalidade de analisar quantitativamente o nível de consumo dos respondentes e relacioná-lo com o nível de consumo dos brasileiros, conforme exposto na pesquisa realizada pelo Instituto AKATU em 2018, intitulada de “Panorama do consumo consciente no Brasil: desafios, barreiras e motivações”. A partir da análise dos dados foi possível identificar a predominância do perfil Engajado entre os professores do curso e do perfil Iniciante entre os alunos, o que demonstra uma necessidade da inserção de debates, promoção de ações de cunho conscientizador e oferta de disciplinas que tratem da temática do consumo consciente no meio acadêmico.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisUFRJAfonso, Rita de Cassia Monteirohttp://lattes.cnpq.br/0953835537107990Rodrigues, Aline Coimbra2020-05-25T21:58:23Z2023-12-21T03:07:07Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/12304porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:07:07Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/12304Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:07:07Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Consumo consciente: um estudo com os estudantes e professores do curso de administração da UFRJ
title Consumo consciente: um estudo com os estudantes e professores do curso de administração da UFRJ
spellingShingle Consumo consciente: um estudo com os estudantes e professores do curso de administração da UFRJ
Rodrigues, Aline Coimbra
Consumidor
Sustentabilidade
Administração
Estudo de caso
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
title_short Consumo consciente: um estudo com os estudantes e professores do curso de administração da UFRJ
title_full Consumo consciente: um estudo com os estudantes e professores do curso de administração da UFRJ
title_fullStr Consumo consciente: um estudo com os estudantes e professores do curso de administração da UFRJ
title_full_unstemmed Consumo consciente: um estudo com os estudantes e professores do curso de administração da UFRJ
title_sort Consumo consciente: um estudo com os estudantes e professores do curso de administração da UFRJ
author Rodrigues, Aline Coimbra
author_facet Rodrigues, Aline Coimbra
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Afonso, Rita de Cassia Monteiro
http://lattes.cnpq.br/0953835537107990
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Aline Coimbra
dc.subject.por.fl_str_mv Consumidor
Sustentabilidade
Administração
Estudo de caso
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic Consumidor
Sustentabilidade
Administração
Estudo de caso
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
description De acordo com Dias (2007), os primeiros indícios de reflexões sustentáveis ocorreram no final do século XX. As questões ambientais, naquela época, fomentavam discussões que englobavam diversos âmbitos da sociedade, desde o econômico (produção), o social, até o modo de vida da população. O capítulo 4 da Agenda 21 Global, assinada na Rio 92, menciona os padrões insustentáveis de consumo e produção como as principais causas da deterioração ininterrupta do meio ambiente mundial. As pesquisas mais atuais sobre o tema, demonstram que essas questões ainda são um problema no mundo inteiro e têm se intensificado no século XXI. O fator determinante a ser enfrentado e que pode ser a solução para o problema é a modificação do comportamento e das atitudes da sociedade atual, que deve assumir um estilo de vida adepto do consumo consciente (DIAS, 2007). Dentro desse contexto, esta pesquisa buscou definir o perfil de consumo dos estudantes e professores do curso de Administração da UFRJ. Como forma de embasar o estudo, foram pesquisadas as produções mais relevantes sobre consumo e consumo sustentável no Brasil e no mundo. Foram aplicados dois questionários, um para os alunos e outro para os professores, baseados no Teste de Consumo Consciente do Instituto AKATU, com a finalidade de analisar quantitativamente o nível de consumo dos respondentes e relacioná-lo com o nível de consumo dos brasileiros, conforme exposto na pesquisa realizada pelo Instituto AKATU em 2018, intitulada de “Panorama do consumo consciente no Brasil: desafios, barreiras e motivações”. A partir da análise dos dados foi possível identificar a predominância do perfil Engajado entre os professores do curso e do perfil Iniciante entre os alunos, o que demonstra uma necessidade da inserção de debates, promoção de ações de cunho conscientizador e oferta de disciplinas que tratem da temática do consumo consciente no meio acadêmico.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-05-25T21:58:23Z
2023-12-21T03:07:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/12304
url http://hdl.handle.net/11422/12304
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455997519462400