O "preço" que se paga para ser instagramável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Montenegro, Eduarda Soares Brandão
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/14781
Resumo: Nesse trabalho tem-se como objetivo compreender o uso de filtros do Instagram como meio de autorrepresentação de meninas adolescentes e sua relação com a autoestima e a cirurgia plástica, tendo em vista a exposição diária delas a imagens padronizadas de influenciadoras. Além disso, buscou-se entender o que motiva a adoção dessas ferramentas e, em que medida, elas são capazes de suscitar nas meninas o desejo de alterar características de sua aparência. Por sua vez, além de uma revisão bibliográfica, foram realizadas entrevistas em profundidade com 9 (nove) adolescentes, entre 14 e 17 anos, usuárias ativas da plataforma. A partir dos resultados, inferiu-se que a aplicação de filtros nas imagens é permeada pelo culto a beleza, configurando-se como uma obrigação velada. Portanto, o uso de filtros é um fator determinante para o interesse pela cirurgia plástica, apesar de não ser o único.
id UFRJ_b5ba52085cc8dadb5821022e0212c12a
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/14781
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling O "preço" que se paga para ser instagramávelInstagramCirurgia plásticaAdolescentesFiltros do InstagramCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAONesse trabalho tem-se como objetivo compreender o uso de filtros do Instagram como meio de autorrepresentação de meninas adolescentes e sua relação com a autoestima e a cirurgia plástica, tendo em vista a exposição diária delas a imagens padronizadas de influenciadoras. Além disso, buscou-se entender o que motiva a adoção dessas ferramentas e, em que medida, elas são capazes de suscitar nas meninas o desejo de alterar características de sua aparência. Por sua vez, além de uma revisão bibliográfica, foram realizadas entrevistas em profundidade com 9 (nove) adolescentes, entre 14 e 17 anos, usuárias ativas da plataforma. A partir dos resultados, inferiu-se que a aplicação de filtros nas imagens é permeada pelo culto a beleza, configurando-se como uma obrigação velada. Portanto, o uso de filtros é um fator determinante para o interesse pela cirurgia plástica, apesar de não ser o único.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJAlmeida, Alda Rosana Duarte deRett, LucimaraMachado, MônicaMontenegro, Eduarda Soares Brandão2021-08-16T20:38:22Z2023-12-21T03:08:06Z2021-03-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMONTENEGRO, Eduarda Soares Brandão. O "preço" que se paga para ser instagramável. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.http://hdl.handle.net/11422/14781porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:08:06Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/14781Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:08:06Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv O "preço" que se paga para ser instagramável
title O "preço" que se paga para ser instagramável
spellingShingle O "preço" que se paga para ser instagramável
Montenegro, Eduarda Soares Brandão
Instagram
Cirurgia plástica
Adolescentes
Filtros do Instagram
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
title_short O "preço" que se paga para ser instagramável
title_full O "preço" que se paga para ser instagramável
title_fullStr O "preço" que se paga para ser instagramável
title_full_unstemmed O "preço" que se paga para ser instagramável
title_sort O "preço" que se paga para ser instagramável
author Montenegro, Eduarda Soares Brandão
author_facet Montenegro, Eduarda Soares Brandão
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Alda Rosana Duarte de
Rett, Lucimara
Machado, Mônica
dc.contributor.author.fl_str_mv Montenegro, Eduarda Soares Brandão
dc.subject.por.fl_str_mv Instagram
Cirurgia plástica
Adolescentes
Filtros do Instagram
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
topic Instagram
Cirurgia plástica
Adolescentes
Filtros do Instagram
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
description Nesse trabalho tem-se como objetivo compreender o uso de filtros do Instagram como meio de autorrepresentação de meninas adolescentes e sua relação com a autoestima e a cirurgia plástica, tendo em vista a exposição diária delas a imagens padronizadas de influenciadoras. Além disso, buscou-se entender o que motiva a adoção dessas ferramentas e, em que medida, elas são capazes de suscitar nas meninas o desejo de alterar características de sua aparência. Por sua vez, além de uma revisão bibliográfica, foram realizadas entrevistas em profundidade com 9 (nove) adolescentes, entre 14 e 17 anos, usuárias ativas da plataforma. A partir dos resultados, inferiu-se que a aplicação de filtros nas imagens é permeada pelo culto a beleza, configurando-se como uma obrigação velada. Portanto, o uso de filtros é um fator determinante para o interesse pela cirurgia plástica, apesar de não ser o único.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-16T20:38:22Z
2021-03-30
2023-12-21T03:08:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MONTENEGRO, Eduarda Soares Brandão. O "preço" que se paga para ser instagramável. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
http://hdl.handle.net/11422/14781
identifier_str_mv MONTENEGRO, Eduarda Soares Brandão. O "preço" que se paga para ser instagramável. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
url http://hdl.handle.net/11422/14781
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456020409876480