Os olhares dos gestores sobre o estágio vinculado à disciplina de Prática em Política e Administração Educacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/14653 |
Resumo: | O presente trabalho analisou o estágio relacionado à disciplina de Prática em Política e Administração Educacional, a partir dos olhares dos gestores de escolas públicas, que receberam os estagiários. A metodologia utilizada neste estudo foi a abordagem qualitativa, numa perspectiva de possibilitar dar vozes aos sujeitos gestores escolares. A escolha deste profissional para refletir sobre o estágio se efetivou pela possibilidade de compreender as repercussões do estágio obrigatório, da disciplina em questão. Os instrumentos de pesquisa foram as entrevistas semiestruturadas, também as anotações de campo, durante o período de observação. As entrevistas foram realizadas com 4 (quatro) gestoras, que acompanharam os estudantes da graduação em Pedagogia e se dispuseram a colaborar para este trabalho. Os dados coletados possibilitaram as análises teóricas consubstanciadas, principalmente nos autores Novoa (2001-2017); Paro (2006), Paschoalino (2017); Saviani (1996) e Libâneo; Oliveira e Toshi (2003). Nas análises empreendidas foram evidenciadas a importância do estágio pelas gestoras participantes principalmente em dois aspectos. No primeiro, as gestoras disseram do seu reconhecimento na condição de formadoras dos estagiários. A outra perspectiva salientada foi a oportunidade de experenciar as vivências da escola e a possibilidade das trocas de saberes. Neste sentido, a pesquisa permitiu compreender que o estágio da Prática de Política Educacional foi considerado um momento rico de aprendizagens mútuas estágio na perspectiva das gestoras escolares. |
id |
UFRJ_b6184f983baf6967d66f90e96abbfb19 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/14653 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Os olhares dos gestores sobre o estágio vinculado à disciplina de Prática em Política e Administração EducacionalGestão escolarProgramas de estágioFormação de professoresCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO presente trabalho analisou o estágio relacionado à disciplina de Prática em Política e Administração Educacional, a partir dos olhares dos gestores de escolas públicas, que receberam os estagiários. A metodologia utilizada neste estudo foi a abordagem qualitativa, numa perspectiva de possibilitar dar vozes aos sujeitos gestores escolares. A escolha deste profissional para refletir sobre o estágio se efetivou pela possibilidade de compreender as repercussões do estágio obrigatório, da disciplina em questão. Os instrumentos de pesquisa foram as entrevistas semiestruturadas, também as anotações de campo, durante o período de observação. As entrevistas foram realizadas com 4 (quatro) gestoras, que acompanharam os estudantes da graduação em Pedagogia e se dispuseram a colaborar para este trabalho. Os dados coletados possibilitaram as análises teóricas consubstanciadas, principalmente nos autores Novoa (2001-2017); Paro (2006), Paschoalino (2017); Saviani (1996) e Libâneo; Oliveira e Toshi (2003). Nas análises empreendidas foram evidenciadas a importância do estágio pelas gestoras participantes principalmente em dois aspectos. No primeiro, as gestoras disseram do seu reconhecimento na condição de formadoras dos estagiários. A outra perspectiva salientada foi a oportunidade de experenciar as vivências da escola e a possibilidade das trocas de saberes. Neste sentido, a pesquisa permitiu compreender que o estágio da Prática de Política Educacional foi considerado um momento rico de aprendizagens mútuas estágio na perspectiva das gestoras escolares.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJPaschoalino, Jussara Bueno de QueirozMoehlecke, SabrinaFernández, Silvina JuliaSilva, Chayeny Andrade Moreira da2021-07-28T22:43:11Z2023-12-21T03:08:01Z2021-02-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSILVA, Chayeny Andrade Moreira da. Os olhares dos gestores sobre o estágio vinculado à disciplina de Prática em Política e Administração Educacional. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.http://hdl.handle.net/11422/14653porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:08:01Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/14653Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:08:01Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os olhares dos gestores sobre o estágio vinculado à disciplina de Prática em Política e Administração Educacional |
title |
Os olhares dos gestores sobre o estágio vinculado à disciplina de Prática em Política e Administração Educacional |
spellingShingle |
Os olhares dos gestores sobre o estágio vinculado à disciplina de Prática em Política e Administração Educacional Silva, Chayeny Andrade Moreira da Gestão escolar Programas de estágio Formação de professores CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Os olhares dos gestores sobre o estágio vinculado à disciplina de Prática em Política e Administração Educacional |
title_full |
Os olhares dos gestores sobre o estágio vinculado à disciplina de Prática em Política e Administração Educacional |
title_fullStr |
Os olhares dos gestores sobre o estágio vinculado à disciplina de Prática em Política e Administração Educacional |
title_full_unstemmed |
Os olhares dos gestores sobre o estágio vinculado à disciplina de Prática em Política e Administração Educacional |
title_sort |
Os olhares dos gestores sobre o estágio vinculado à disciplina de Prática em Política e Administração Educacional |
author |
Silva, Chayeny Andrade Moreira da |
author_facet |
Silva, Chayeny Andrade Moreira da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Paschoalino, Jussara Bueno de Queiroz Moehlecke, Sabrina Fernández, Silvina Julia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Chayeny Andrade Moreira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão escolar Programas de estágio Formação de professores CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Gestão escolar Programas de estágio Formação de professores CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
O presente trabalho analisou o estágio relacionado à disciplina de Prática em Política e Administração Educacional, a partir dos olhares dos gestores de escolas públicas, que receberam os estagiários. A metodologia utilizada neste estudo foi a abordagem qualitativa, numa perspectiva de possibilitar dar vozes aos sujeitos gestores escolares. A escolha deste profissional para refletir sobre o estágio se efetivou pela possibilidade de compreender as repercussões do estágio obrigatório, da disciplina em questão. Os instrumentos de pesquisa foram as entrevistas semiestruturadas, também as anotações de campo, durante o período de observação. As entrevistas foram realizadas com 4 (quatro) gestoras, que acompanharam os estudantes da graduação em Pedagogia e se dispuseram a colaborar para este trabalho. Os dados coletados possibilitaram as análises teóricas consubstanciadas, principalmente nos autores Novoa (2001-2017); Paro (2006), Paschoalino (2017); Saviani (1996) e Libâneo; Oliveira e Toshi (2003). Nas análises empreendidas foram evidenciadas a importância do estágio pelas gestoras participantes principalmente em dois aspectos. No primeiro, as gestoras disseram do seu reconhecimento na condição de formadoras dos estagiários. A outra perspectiva salientada foi a oportunidade de experenciar as vivências da escola e a possibilidade das trocas de saberes. Neste sentido, a pesquisa permitiu compreender que o estágio da Prática de Política Educacional foi considerado um momento rico de aprendizagens mútuas estágio na perspectiva das gestoras escolares. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-28T22:43:11Z 2021-02-03 2023-12-21T03:08:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Chayeny Andrade Moreira da. Os olhares dos gestores sobre o estágio vinculado à disciplina de Prática em Política e Administração Educacional. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. http://hdl.handle.net/11422/14653 |
identifier_str_mv |
SILVA, Chayeny Andrade Moreira da. Os olhares dos gestores sobre o estágio vinculado à disciplina de Prática em Política e Administração Educacional. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/14653 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456019932774400 |