Os olhares dos gestores sobre o estágio vinculado à disciplina de Prática em Política e Administração Educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Chayeny Andrade Moreira da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/14653
Resumo: O presente trabalho analisou o estágio relacionado à disciplina de Prática em Política e Administração Educacional, a partir dos olhares dos gestores de escolas públicas, que receberam os estagiários. A metodologia utilizada neste estudo foi a abordagem qualitativa, numa perspectiva de possibilitar dar vozes aos sujeitos gestores escolares. A escolha deste profissional para refletir sobre o estágio se efetivou pela possibilidade de compreender as repercussões do estágio obrigatório, da disciplina em questão. Os instrumentos de pesquisa foram as entrevistas semiestruturadas, também as anotações de campo, durante o período de observação. As entrevistas foram realizadas com 4 (quatro) gestoras, que acompanharam os estudantes da graduação em Pedagogia e se dispuseram a colaborar para este trabalho. Os dados coletados possibilitaram as análises teóricas consubstanciadas, principalmente nos autores Novoa (2001-2017); Paro (2006), Paschoalino (2017); Saviani (1996) e Libâneo; Oliveira e Toshi (2003). Nas análises empreendidas foram evidenciadas a importância do estágio pelas gestoras participantes principalmente em dois aspectos. No primeiro, as gestoras disseram do seu reconhecimento na condição de formadoras dos estagiários. A outra perspectiva salientada foi a oportunidade de experenciar as vivências da escola e a possibilidade das trocas de saberes. Neste sentido, a pesquisa permitiu compreender que o estágio da Prática de Política Educacional foi considerado um momento rico de aprendizagens mútuas estágio na perspectiva das gestoras escolares.
id UFRJ_b6184f983baf6967d66f90e96abbfb19
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/14653
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Os olhares dos gestores sobre o estágio vinculado à disciplina de Prática em Política e Administração EducacionalGestão escolarProgramas de estágioFormação de professoresCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO presente trabalho analisou o estágio relacionado à disciplina de Prática em Política e Administração Educacional, a partir dos olhares dos gestores de escolas públicas, que receberam os estagiários. A metodologia utilizada neste estudo foi a abordagem qualitativa, numa perspectiva de possibilitar dar vozes aos sujeitos gestores escolares. A escolha deste profissional para refletir sobre o estágio se efetivou pela possibilidade de compreender as repercussões do estágio obrigatório, da disciplina em questão. Os instrumentos de pesquisa foram as entrevistas semiestruturadas, também as anotações de campo, durante o período de observação. As entrevistas foram realizadas com 4 (quatro) gestoras, que acompanharam os estudantes da graduação em Pedagogia e se dispuseram a colaborar para este trabalho. Os dados coletados possibilitaram as análises teóricas consubstanciadas, principalmente nos autores Novoa (2001-2017); Paro (2006), Paschoalino (2017); Saviani (1996) e Libâneo; Oliveira e Toshi (2003). Nas análises empreendidas foram evidenciadas a importância do estágio pelas gestoras participantes principalmente em dois aspectos. No primeiro, as gestoras disseram do seu reconhecimento na condição de formadoras dos estagiários. A outra perspectiva salientada foi a oportunidade de experenciar as vivências da escola e a possibilidade das trocas de saberes. Neste sentido, a pesquisa permitiu compreender que o estágio da Prática de Política Educacional foi considerado um momento rico de aprendizagens mútuas estágio na perspectiva das gestoras escolares.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJPaschoalino, Jussara Bueno de QueirozMoehlecke, SabrinaFernández, Silvina JuliaSilva, Chayeny Andrade Moreira da2021-07-28T22:43:11Z2023-12-21T03:08:01Z2021-02-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSILVA, Chayeny Andrade Moreira da. Os olhares dos gestores sobre o estágio vinculado à disciplina de Prática em Política e Administração Educacional. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.http://hdl.handle.net/11422/14653porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:08:01Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/14653Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:08:01Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Os olhares dos gestores sobre o estágio vinculado à disciplina de Prática em Política e Administração Educacional
title Os olhares dos gestores sobre o estágio vinculado à disciplina de Prática em Política e Administração Educacional
spellingShingle Os olhares dos gestores sobre o estágio vinculado à disciplina de Prática em Política e Administração Educacional
Silva, Chayeny Andrade Moreira da
Gestão escolar
Programas de estágio
Formação de professores
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Os olhares dos gestores sobre o estágio vinculado à disciplina de Prática em Política e Administração Educacional
title_full Os olhares dos gestores sobre o estágio vinculado à disciplina de Prática em Política e Administração Educacional
title_fullStr Os olhares dos gestores sobre o estágio vinculado à disciplina de Prática em Política e Administração Educacional
title_full_unstemmed Os olhares dos gestores sobre o estágio vinculado à disciplina de Prática em Política e Administração Educacional
title_sort Os olhares dos gestores sobre o estágio vinculado à disciplina de Prática em Política e Administração Educacional
author Silva, Chayeny Andrade Moreira da
author_facet Silva, Chayeny Andrade Moreira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paschoalino, Jussara Bueno de Queiroz
Moehlecke, Sabrina
Fernández, Silvina Julia
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Chayeny Andrade Moreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão escolar
Programas de estágio
Formação de professores
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Gestão escolar
Programas de estágio
Formação de professores
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O presente trabalho analisou o estágio relacionado à disciplina de Prática em Política e Administração Educacional, a partir dos olhares dos gestores de escolas públicas, que receberam os estagiários. A metodologia utilizada neste estudo foi a abordagem qualitativa, numa perspectiva de possibilitar dar vozes aos sujeitos gestores escolares. A escolha deste profissional para refletir sobre o estágio se efetivou pela possibilidade de compreender as repercussões do estágio obrigatório, da disciplina em questão. Os instrumentos de pesquisa foram as entrevistas semiestruturadas, também as anotações de campo, durante o período de observação. As entrevistas foram realizadas com 4 (quatro) gestoras, que acompanharam os estudantes da graduação em Pedagogia e se dispuseram a colaborar para este trabalho. Os dados coletados possibilitaram as análises teóricas consubstanciadas, principalmente nos autores Novoa (2001-2017); Paro (2006), Paschoalino (2017); Saviani (1996) e Libâneo; Oliveira e Toshi (2003). Nas análises empreendidas foram evidenciadas a importância do estágio pelas gestoras participantes principalmente em dois aspectos. No primeiro, as gestoras disseram do seu reconhecimento na condição de formadoras dos estagiários. A outra perspectiva salientada foi a oportunidade de experenciar as vivências da escola e a possibilidade das trocas de saberes. Neste sentido, a pesquisa permitiu compreender que o estágio da Prática de Política Educacional foi considerado um momento rico de aprendizagens mútuas estágio na perspectiva das gestoras escolares.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-28T22:43:11Z
2021-02-03
2023-12-21T03:08:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Chayeny Andrade Moreira da. Os olhares dos gestores sobre o estágio vinculado à disciplina de Prática em Política e Administração Educacional. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
http://hdl.handle.net/11422/14653
identifier_str_mv SILVA, Chayeny Andrade Moreira da. Os olhares dos gestores sobre o estágio vinculado à disciplina de Prática em Política e Administração Educacional. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
url http://hdl.handle.net/11422/14653
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456019932774400