Centralização monolítica na Biblioteca Central da Universidade Estadual de Londrina: avaliação da disponibilidade potencial e real

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fabiano, Cecilia Licia Silveira Ramos e Medina
Data de Publicação: 1987
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/8853
Resumo: Este trabalho analisa, do ponto de vista do usuário, a disponibilidade de documentos na Biblioteca Central da Universidade Estadual de Londrina (BC/UEL). Efetua também um estudo teórico de dois modelos (Kantor e Shaw) de disponibilidade de documentos, consagrados na área, procurando verificar a adequação da aplicação destes. O sistema da BC/UEL sofreu modificação em sua estrutura funcional, passando de descentralização coordenada para centralização monolítica. O estudo desta mudança de estrutura gerou duas hipóteses: 1ª) há um alto grau de disponibilidade potencial refletida numa capacidade de atendimento à demanda num nível de cobertura não menor que 90%; 2ª) há baixa disponibilidade imediata, refletida num nível geral de satisfação menor que 55%. O levantamento foi realizado em três etapas, procurando atingir períodos de alta, média e baixa frequência à biblioteca. Os dados foram coletados através de um formulário, distribuído aos usuários que se aproximavam do catálogo de autor/título para efetuar buscas de itens conhecidos. Os resultados do estudo levaram à confirmação da 1ª) hipótese e à rejeição da segunda, indicando que a centralização é benéfica no que concerne aos dois aspectos de disponibilidade. A disponibilidade imediata apresentou-se comprometida pela circulação, sendo possível que a falha esteja associada ao número de cópias existentes por títulos com grande incidência de demanda. A comparação entre os modelos analíticos de disponibilidade (Kantor e Shaw) indicou, dentro da limitação estatística aplicada, que a escolha do modelo a ser utilizado para análise fica a critério do avaliador e depende dos objetivos da avaliação, tendo-se sugerido análise estatística mais adequada ao problema analisado. Como conclusão geral, indicou-se que o conceito de disponibilidade imediata está associado ao fator tempo, sugerindo-se que o método poderia ser adotado longitudinalmente a nível de macro-avaliação.
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O levantamento foi realizado em três etapas, procurando atingir períodos de alta, média e baixa frequência à biblioteca. Os dados foram coletados através de um formulário, distribuído aos usuários que se aproximavam do catálogo de autor/título para efetuar buscas de itens conhecidos. Os resultados do estudo levaram à confirmação da 1ª) hipótese e à rejeição da segunda, indicando que a centralização é benéfica no que concerne aos dois aspectos de disponibilidade. A disponibilidade imediata apresentou-se comprometida pela circulação, sendo possível que a falha esteja associada ao número de cópias existentes por títulos com grande incidência de demanda. A comparação entre os modelos analíticos de disponibilidade (Kantor e Shaw) indicou, dentro da limitação estatística aplicada, que a escolha do modelo a ser utilizado para análise fica a critério do avaliador e depende dos objetivos da avaliação, tendo-se sugerido análise estatística mais adequada ao problema analisado. Como conclusão geral, indicou-se que o conceito de disponibilidade imediata está associado ao fator tempo, sugerindo-se que o método poderia ser adotado longitudinalmente a nível de macro-avaliação.This work analyses, from the user’s point of view, the documents availability in Central Library of State University of Londrina (BC/UEL). It also studies theoretically two models (Kantor's and Shaw's) of documents disposal, already consacrated in the area, searching the adequation of their application to such a library. The BC/UEL system suffered alterations in its structure, from coordinated descentralization, to monolithic centralization. The study of this structural change generated two hypotheses: first, there is a high degree of potential availability, reflected in a capacity of attending demands, in a level no lower than 90%; second, there is a low immediate availability, reflected in a general level of satisfaction, lower than 55%. Data were collected in three different moments, trying to achieve periods of high, medium and low use’s frequency. The information was collected through a form, given to the users who came to the author/title catalogue, to look for known item books. The study results (that confirmed the first hypotheses and rejected the second) showed that centralization is favorable in both aspects of availability. The immediate availability was compromised by circulation: it is possible that this frustration associates with the low number of copies available in titles with great demand. The comparison of the two analitical rnodels of documents (Kantor's and Shaw's) showed, in the limitation of applied statistics, that it is the evaluator’s job to choose the model to use and this choice must be associated with the aims of the evaluation, suggesting a more adequated statistical analyse to such a problem. As general conclusion it was pointed that immediate availability concept is associated with time, suggesting that this method should be adopted on a macro-availability level.Submitted by Alberto Vieira (martins_vieira@ibest.com.br) on 2019-07-19T02:58:20Z No. of bitstreams: 1 276893.pdf: 4207690 bytes, checksum: 16a294cf4d11bd485dbf5f40180f1628 (MD5)Made available in DSpace on 2019-07-19T02:58:20Z (GMT). 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