A dona da história: o papel de Shonda Rhimes e suas protagonistas na terceira era de ouro da televisão americana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Luana Camará Mikaella Maciel Gomes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/8410
Resumo: Analisa o papel da mulher na renovação da televisão americana no século XXI. Dos primeiros seriados da TV aos anos 2000, a era das superproduções de ficção seriada, a mulher assumiu novas posições. Observaremos números e estatísticas sobre o espaço conquistado por nomes femininos na ficção seriada televisiva, bem como representam as mulheres em suas obras. O estudo de caso é a showrunner mais importante e bem paga dos Estados Unidos, Shonda Rhimes, e suas protagonistas: Meredith Grey de Grey’s Anatomy, Olivia Pope de Scandal e Annalise Keating de How To Get Away With Murder. Mulheres complexas, fortes e independentes que redefiniram a representatividade de gênero e raça.
id UFRJ_b713758f6d16ac625ed6fefb0ac35fa6
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/8410
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Nascimento, Luana Camará Mikaella Maciel Gomeshttp://lattes.cnpq.br/8352428563251145Sacramento, Igor Pintohttp://lattes.cnpq.br/1758813567228605D`Abreu, Patrícia Cardosohttp://lattes.cnpq.br/7765390477021301Costa, Cristiane Henriques2019-06-10T17:53:23Z2023-11-30T03:03:30Z2017-11-30NASCIMENTO, Luana Camará Mikaella Maciel Gomes. A dona da história: o papel de Shonda Rhimes e suas protagonistas na terceira era de ouro da televisão americana. 2017, 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.http://hdl.handle.net/11422/8410Submitted by Erica Resende (ericare@gmail.com) on 2019-05-28T21:02:33Z No. of bitstreams: 1 LCamará.pdf: 499591 bytes, checksum: 59f3a96c282aaa15dd8564959389a5ae (MD5)Made available in DSpace on 2019-06-10T17:53:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LCamará.pdf: 499591 bytes, checksum: 59f3a96c282aaa15dd8564959389a5ae (MD5) Previous issue date: 2017-11-30Analisa o papel da mulher na renovação da televisão americana no século XXI. Dos primeiros seriados da TV aos anos 2000, a era das superproduções de ficção seriada, a mulher assumiu novas posições. Observaremos números e estatísticas sobre o espaço conquistado por nomes femininos na ficção seriada televisiva, bem como representam as mulheres em suas obras. O estudo de caso é a showrunner mais importante e bem paga dos Estados Unidos, Shonda Rhimes, e suas protagonistas: Meredith Grey de Grey’s Anatomy, Olivia Pope de Scandal e Annalise Keating de How To Get Away With Murder. Mulheres complexas, fortes e independentes que redefiniram a representatividade de gênero e raça.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOSeriadoProgramação de televisãoMulheresRepresentaçãoA dona da história: o papel de Shonda Rhimes e suas protagonistas na terceira era de ouro da televisão americanainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALLCamará.pdfLCamará.pdfapplication/pdf499591http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/8410/1/LCamar%C3%A1.pdf59f3a96c282aaa15dd8564959389a5aeMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/8410/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/84102023-11-30 00:03:30.629oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:03:30Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A dona da história: o papel de Shonda Rhimes e suas protagonistas na terceira era de ouro da televisão americana
title A dona da história: o papel de Shonda Rhimes e suas protagonistas na terceira era de ouro da televisão americana
spellingShingle A dona da história: o papel de Shonda Rhimes e suas protagonistas na terceira era de ouro da televisão americana
Nascimento, Luana Camará Mikaella Maciel Gomes
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Seriado
Programação de televisão
Mulheres
Representação
title_short A dona da história: o papel de Shonda Rhimes e suas protagonistas na terceira era de ouro da televisão americana
title_full A dona da história: o papel de Shonda Rhimes e suas protagonistas na terceira era de ouro da televisão americana
title_fullStr A dona da história: o papel de Shonda Rhimes e suas protagonistas na terceira era de ouro da televisão americana
title_full_unstemmed A dona da história: o papel de Shonda Rhimes e suas protagonistas na terceira era de ouro da televisão americana
title_sort A dona da história: o papel de Shonda Rhimes e suas protagonistas na terceira era de ouro da televisão americana
author Nascimento, Luana Camará Mikaella Maciel Gomes
author_facet Nascimento, Luana Camará Mikaella Maciel Gomes
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8352428563251145
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Luana Camará Mikaella Maciel Gomes
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Sacramento, Igor Pinto
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1758813567228605
dc.contributor.referee2.fl_str_mv D`Abreu, Patrícia Cardoso
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7765390477021301
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa, Cristiane Henriques
contributor_str_mv Sacramento, Igor Pinto
D`Abreu, Patrícia Cardoso
Costa, Cristiane Henriques
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Seriado
Programação de televisão
Mulheres
Representação
dc.subject.por.fl_str_mv Seriado
Programação de televisão
Mulheres
Representação
description Analisa o papel da mulher na renovação da televisão americana no século XXI. Dos primeiros seriados da TV aos anos 2000, a era das superproduções de ficção seriada, a mulher assumiu novas posições. Observaremos números e estatísticas sobre o espaço conquistado por nomes femininos na ficção seriada televisiva, bem como representam as mulheres em suas obras. O estudo de caso é a showrunner mais importante e bem paga dos Estados Unidos, Shonda Rhimes, e suas protagonistas: Meredith Grey de Grey’s Anatomy, Olivia Pope de Scandal e Annalise Keating de How To Get Away With Murder. Mulheres complexas, fortes e independentes que redefiniram a representatividade de gênero e raça.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-11-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-06-10T17:53:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:03:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv NASCIMENTO, Luana Camará Mikaella Maciel Gomes. A dona da história: o papel de Shonda Rhimes e suas protagonistas na terceira era de ouro da televisão americana. 2017, 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/8410
identifier_str_mv NASCIMENTO, Luana Camará Mikaella Maciel Gomes. A dona da história: o papel de Shonda Rhimes e suas protagonistas na terceira era de ouro da televisão americana. 2017, 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
url http://hdl.handle.net/11422/8410
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/8410/1/LCamar%C3%A1.pdf
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/8410/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 59f3a96c282aaa15dd8564959389a5ae
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097144477581312