Estado da arte do uso de inibidores de corrosão interna de dutos em escoamento multifásico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Lucas Silva
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/24231
Resumo: A corrosão interna em dutos relacionada ao transporte multifásico de fluidos vem com maior frequência tornando-se objeto de estudos e debates no âmbito do mercado de óleo e gás, sendo a corrosão top of line (corrosão na geratriz superior dos tubos, conhecida por TLC ou TOL) reconhecida como um dos maiores desafios relacionados a este tipo de transporte. Uma das principais formas de controle de tal processo de degradação se dá através do uso de inibidores de corrosão. Porém, há uma dificuldade na aplicação de inibidores, uma vez que gradientes de temperatura favorecem a formação de um condensado aquoso rico em inibidor, enquanto na fase gasosa há menor concentração, favorecendo a corrosão. Tal dificuldade resultou na produção de diversos trabalhos sobre o desenvolvimento de inibidores de corrosão eficientes para estas condições da corrosão em top of line. Este trabalho abrange embasamento teórico de forma a orientar o leitor sobre as dificuldades encontradas na corrosão interna em transporte multifásico gás-líquido e apresenta análises desenvolvidas sobre a literatura. A partir do banco de dados de publicações acadêmicas internacional Scopus, pertencente à editora Elsevier, foram identificados trabalhos desenvolvidos na última década (2014-2024) sobre e comparada a eficiência dos inibidores testados nas diversas condições experimentais, sejam elas atmosferas corrosivas variadas, diferentes condições de temperatura e pressão, fluxo (estacionário ou dinâmico) e seus mecanismos de atuação. Por fim, foi traçado um panorama de quais inibidores apresentam melhor potencial para testes em larga escala em condições reais de operação.
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