Trajetória do revisor de textos: da formação ao exercício da profissão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/20082 |
Resumo: | A presente monografia realiza um estudo sobre os caminhos seguidos pelos revisores de texto desde sua formação até sua atuação no processo revisório. Para tanto, realizou-se uma pesquisa com 70 profissionais da área, de diferentes estados brasileiros, com os objetivos de: investigar se o cenário de formação do revisor está bem constituído ou se ainda precisa de reformulações; mapear a formação dos participantes; identificar quais materiais, autores e áreas de estudo os revisores têm como referência para aperfeiçoamento na área; e averiguar que aspectos os revisores consideram no seu processo revisório. Por meio da investigação, desenvolvida sob a combinação dos métodos de estudo qualitativo e quantitativo, constatou-se que 92,86% dos participantes consideram que o cenário de formação para os revisores de texto merece atenção e que, ao contrário do que comumente se imagina, a revisão de textos vai muito além de questões gramaticais e ortográficas. Obtiveram-se também profícuas contribuições quanto a objetos de estudos e oportunidades de formação para os revisores leitores deste trabalho que se deparam com as dificuldades existentes na consolidação profissional na área. Por fim, concluiu-se que a necessidade de reformulações no cenário de formação dos revisores é patente e de caráter urgente. |
id |
UFRJ_b8059b349f9d3cc4f4508aa25e5787ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/20082 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Trajetória do revisor de textos: da formação ao exercício da profissãoEnsino superiorFormação profissionalCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASA presente monografia realiza um estudo sobre os caminhos seguidos pelos revisores de texto desde sua formação até sua atuação no processo revisório. Para tanto, realizou-se uma pesquisa com 70 profissionais da área, de diferentes estados brasileiros, com os objetivos de: investigar se o cenário de formação do revisor está bem constituído ou se ainda precisa de reformulações; mapear a formação dos participantes; identificar quais materiais, autores e áreas de estudo os revisores têm como referência para aperfeiçoamento na área; e averiguar que aspectos os revisores consideram no seu processo revisório. Por meio da investigação, desenvolvida sob a combinação dos métodos de estudo qualitativo e quantitativo, constatou-se que 92,86% dos participantes consideram que o cenário de formação para os revisores de texto merece atenção e que, ao contrário do que comumente se imagina, a revisão de textos vai muito além de questões gramaticais e ortográficas. Obtiveram-se também profícuas contribuições quanto a objetos de estudos e oportunidades de formação para os revisores leitores deste trabalho que se deparam com as dificuldades existentes na consolidação profissional na área. Por fim, concluiu-se que a necessidade de reformulações no cenário de formação dos revisores é patente e de caráter urgente.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de LetrasUFRJOliveira, Thiago Laurentinohttp://lattes.cnpq.br/4470317184826146Moreira, Mirella Aparecida de Albuquerque2023-03-31T12:00:49Z2023-12-21T03:01:13Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/20082porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:01:13Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/20082Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:01:13Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trajetória do revisor de textos: da formação ao exercício da profissão |
title |
Trajetória do revisor de textos: da formação ao exercício da profissão |
spellingShingle |
Trajetória do revisor de textos: da formação ao exercício da profissão Moreira, Mirella Aparecida de Albuquerque Ensino superior Formação profissional CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
title_short |
Trajetória do revisor de textos: da formação ao exercício da profissão |
title_full |
Trajetória do revisor de textos: da formação ao exercício da profissão |
title_fullStr |
Trajetória do revisor de textos: da formação ao exercício da profissão |
title_full_unstemmed |
Trajetória do revisor de textos: da formação ao exercício da profissão |
title_sort |
Trajetória do revisor de textos: da formação ao exercício da profissão |
author |
Moreira, Mirella Aparecida de Albuquerque |
author_facet |
Moreira, Mirella Aparecida de Albuquerque |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Thiago Laurentino http://lattes.cnpq.br/4470317184826146 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Mirella Aparecida de Albuquerque |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino superior Formação profissional CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
topic |
Ensino superior Formação profissional CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
description |
A presente monografia realiza um estudo sobre os caminhos seguidos pelos revisores de texto desde sua formação até sua atuação no processo revisório. Para tanto, realizou-se uma pesquisa com 70 profissionais da área, de diferentes estados brasileiros, com os objetivos de: investigar se o cenário de formação do revisor está bem constituído ou se ainda precisa de reformulações; mapear a formação dos participantes; identificar quais materiais, autores e áreas de estudo os revisores têm como referência para aperfeiçoamento na área; e averiguar que aspectos os revisores consideram no seu processo revisório. Por meio da investigação, desenvolvida sob a combinação dos métodos de estudo qualitativo e quantitativo, constatou-se que 92,86% dos participantes consideram que o cenário de formação para os revisores de texto merece atenção e que, ao contrário do que comumente se imagina, a revisão de textos vai muito além de questões gramaticais e ortográficas. Obtiveram-se também profícuas contribuições quanto a objetos de estudos e oportunidades de formação para os revisores leitores deste trabalho que se deparam com as dificuldades existentes na consolidação profissional na área. Por fim, concluiu-se que a necessidade de reformulações no cenário de formação dos revisores é patente e de caráter urgente. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2023-03-31T12:00:49Z 2023-12-21T03:01:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/20082 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/20082 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Letras UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Letras UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456043583406080 |