Trajetória do revisor de textos: da formação ao exercício da profissão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Mirella Aparecida de Albuquerque
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/20082
Resumo: A presente monografia realiza um estudo sobre os caminhos seguidos pelos revisores de texto desde sua formação até sua atuação no processo revisório. Para tanto, realizou-se uma pesquisa com 70 profissionais da área, de diferentes estados brasileiros, com os objetivos de: investigar se o cenário de formação do revisor está bem constituído ou se ainda precisa de reformulações; mapear a formação dos participantes; identificar quais materiais, autores e áreas de estudo os revisores têm como referência para aperfeiçoamento na área; e averiguar que aspectos os revisores consideram no seu processo revisório. Por meio da investigação, desenvolvida sob a combinação dos métodos de estudo qualitativo e quantitativo, constatou-se que 92,86% dos participantes consideram que o cenário de formação para os revisores de texto merece atenção e que, ao contrário do que comumente se imagina, a revisão de textos vai muito além de questões gramaticais e ortográficas. Obtiveram-se também profícuas contribuições quanto a objetos de estudos e oportunidades de formação para os revisores leitores deste trabalho que se deparam com as dificuldades existentes na consolidação profissional na área. Por fim, concluiu-se que a necessidade de reformulações no cenário de formação dos revisores é patente e de caráter urgente.
id UFRJ_b8059b349f9d3cc4f4508aa25e5787ee
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/20082
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Trajetória do revisor de textos: da formação ao exercício da profissãoEnsino superiorFormação profissionalCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASA presente monografia realiza um estudo sobre os caminhos seguidos pelos revisores de texto desde sua formação até sua atuação no processo revisório. Para tanto, realizou-se uma pesquisa com 70 profissionais da área, de diferentes estados brasileiros, com os objetivos de: investigar se o cenário de formação do revisor está bem constituído ou se ainda precisa de reformulações; mapear a formação dos participantes; identificar quais materiais, autores e áreas de estudo os revisores têm como referência para aperfeiçoamento na área; e averiguar que aspectos os revisores consideram no seu processo revisório. Por meio da investigação, desenvolvida sob a combinação dos métodos de estudo qualitativo e quantitativo, constatou-se que 92,86% dos participantes consideram que o cenário de formação para os revisores de texto merece atenção e que, ao contrário do que comumente se imagina, a revisão de textos vai muito além de questões gramaticais e ortográficas. Obtiveram-se também profícuas contribuições quanto a objetos de estudos e oportunidades de formação para os revisores leitores deste trabalho que se deparam com as dificuldades existentes na consolidação profissional na área. Por fim, concluiu-se que a necessidade de reformulações no cenário de formação dos revisores é patente e de caráter urgente.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de LetrasUFRJOliveira, Thiago Laurentinohttp://lattes.cnpq.br/4470317184826146Moreira, Mirella Aparecida de Albuquerque2023-03-31T12:00:49Z2023-12-21T03:01:13Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/20082porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:01:13Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/20082Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:01:13Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Trajetória do revisor de textos: da formação ao exercício da profissão
title Trajetória do revisor de textos: da formação ao exercício da profissão
spellingShingle Trajetória do revisor de textos: da formação ao exercício da profissão
Moreira, Mirella Aparecida de Albuquerque
Ensino superior
Formação profissional
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short Trajetória do revisor de textos: da formação ao exercício da profissão
title_full Trajetória do revisor de textos: da formação ao exercício da profissão
title_fullStr Trajetória do revisor de textos: da formação ao exercício da profissão
title_full_unstemmed Trajetória do revisor de textos: da formação ao exercício da profissão
title_sort Trajetória do revisor de textos: da formação ao exercício da profissão
author Moreira, Mirella Aparecida de Albuquerque
author_facet Moreira, Mirella Aparecida de Albuquerque
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Thiago Laurentino
http://lattes.cnpq.br/4470317184826146
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Mirella Aparecida de Albuquerque
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Formação profissional
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic Ensino superior
Formação profissional
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description A presente monografia realiza um estudo sobre os caminhos seguidos pelos revisores de texto desde sua formação até sua atuação no processo revisório. Para tanto, realizou-se uma pesquisa com 70 profissionais da área, de diferentes estados brasileiros, com os objetivos de: investigar se o cenário de formação do revisor está bem constituído ou se ainda precisa de reformulações; mapear a formação dos participantes; identificar quais materiais, autores e áreas de estudo os revisores têm como referência para aperfeiçoamento na área; e averiguar que aspectos os revisores consideram no seu processo revisório. Por meio da investigação, desenvolvida sob a combinação dos métodos de estudo qualitativo e quantitativo, constatou-se que 92,86% dos participantes consideram que o cenário de formação para os revisores de texto merece atenção e que, ao contrário do que comumente se imagina, a revisão de textos vai muito além de questões gramaticais e ortográficas. Obtiveram-se também profícuas contribuições quanto a objetos de estudos e oportunidades de formação para os revisores leitores deste trabalho que se deparam com as dificuldades existentes na consolidação profissional na área. Por fim, concluiu-se que a necessidade de reformulações no cenário de formação dos revisores é patente e de caráter urgente.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2023-03-31T12:00:49Z
2023-12-21T03:01:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/20082
url http://hdl.handle.net/11422/20082
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Letras
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Letras
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456043583406080