A aprendizagem e escolarização de crianças psicóticas: um olhar para a esquizofrenia na infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guedes, Camila Cruz
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/3137
Resumo: Levanta as questões em relação à aprendizagem e escolarização de crianças psicóticas, tentando um olhar para a esquizofrenia, chegando a algumas conclusões, tendo em vista que este ainda é um assunto pouco discutido no campo educacional. Para entendermos o que é a psicose e como as crianças psicóticas podem aprender as coisas que elas não aprendem, assim como para investigarmos como se dá o processo de escolarização destas crianças, que de uma maneira ou de outra são excluídas do ambiente escolar, recorremos à Psicanálise, buscando autores como Winnicott (1999), Pereira e Berlinck (2006) e Dias (1999), que nos possibilitam entender como a psicose infantil pode acontecer, e Jerusalinsky (2010), que utiliza de uma abordagem lacaniana para aprofundarmos sobre a aprendizagem e escolarização das crianças psicóticas. De acordo com a nossa revisão bibliográfica, e com ela concordamos, o ato de inclusão vai além da presença da criança no espaço escolar, são preciso saberes em relação a estes alunos, que nem sempre a escola possui. A Educação Terapêutica vista, de acordo com COLLI (2006), KUPFER (2006) e PETRI (2003), a possibilidade de unir Psicanálise e Educação na busca do atendimento adequado às crianças psicóticas, entendendo suas reais necessidades. Por meio de um estudo do Lugar de Vida – Centro de Educação Terapêutica - pode-se entender melhor a questão da importância do espaço escolar para a criança psicótica, analisando de forma mais acurada como é realizado o processo de inclusão na rede regular de ensino, sempre que possível, com o exemplo do Grupo Ponte.
id UFRJ_b8294c0455a340518eb1bcb315876e61
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/3137
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling A aprendizagem e escolarização de crianças psicóticas: um olhar para a esquizofrenia na infânciaEducação especialPsicanálisePsicose infantilEsquizofreniaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALLevanta as questões em relação à aprendizagem e escolarização de crianças psicóticas, tentando um olhar para a esquizofrenia, chegando a algumas conclusões, tendo em vista que este ainda é um assunto pouco discutido no campo educacional. Para entendermos o que é a psicose e como as crianças psicóticas podem aprender as coisas que elas não aprendem, assim como para investigarmos como se dá o processo de escolarização destas crianças, que de uma maneira ou de outra são excluídas do ambiente escolar, recorremos à Psicanálise, buscando autores como Winnicott (1999), Pereira e Berlinck (2006) e Dias (1999), que nos possibilitam entender como a psicose infantil pode acontecer, e Jerusalinsky (2010), que utiliza de uma abordagem lacaniana para aprofundarmos sobre a aprendizagem e escolarização das crianças psicóticas. De acordo com a nossa revisão bibliográfica, e com ela concordamos, o ato de inclusão vai além da presença da criança no espaço escolar, são preciso saberes em relação a estes alunos, que nem sempre a escola possui. A Educação Terapêutica vista, de acordo com COLLI (2006), KUPFER (2006) e PETRI (2003), a possibilidade de unir Psicanálise e Educação na busca do atendimento adequado às crianças psicóticas, entendendo suas reais necessidades. Por meio de um estudo do Lugar de Vida – Centro de Educação Terapêutica - pode-se entender melhor a questão da importância do espaço escolar para a criança psicótica, analisando de forma mais acurada como é realizado o processo de inclusão na rede regular de ensino, sempre que possível, com o exemplo do Grupo Ponte.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJMaia, Maria Vitória Campos Mamedehttp://lattes.cnpq.br/0576323713492756Carneiro, Cristianahttp://lattes.cnpq.br/3154929961370636Vieira, Camila Nagem Marqueshttp://lattes.cnpq.br/8067351052824030Guedes, Camila Cruz2017-11-09T11:25:41Z2023-12-21T03:03:50Z2015-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisGUEDES, Camila Cruz. A aprendizagem e escolarização de crianças psicóticas: um olhar para a esquizofrenia na infância. 2015. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.http://hdl.handle.net/11422/3137porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:03:50Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/3137Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:03:50Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A aprendizagem e escolarização de crianças psicóticas: um olhar para a esquizofrenia na infância
title A aprendizagem e escolarização de crianças psicóticas: um olhar para a esquizofrenia na infância
spellingShingle A aprendizagem e escolarização de crianças psicóticas: um olhar para a esquizofrenia na infância
Guedes, Camila Cruz
Educação especial
Psicanálise
Psicose infantil
Esquizofrenia
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
title_short A aprendizagem e escolarização de crianças psicóticas: um olhar para a esquizofrenia na infância
title_full A aprendizagem e escolarização de crianças psicóticas: um olhar para a esquizofrenia na infância
title_fullStr A aprendizagem e escolarização de crianças psicóticas: um olhar para a esquizofrenia na infância
title_full_unstemmed A aprendizagem e escolarização de crianças psicóticas: um olhar para a esquizofrenia na infância
title_sort A aprendizagem e escolarização de crianças psicóticas: um olhar para a esquizofrenia na infância
author Guedes, Camila Cruz
author_facet Guedes, Camila Cruz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maia, Maria Vitória Campos Mamede
http://lattes.cnpq.br/0576323713492756
Carneiro, Cristiana
http://lattes.cnpq.br/3154929961370636
Vieira, Camila Nagem Marques
http://lattes.cnpq.br/8067351052824030
dc.contributor.author.fl_str_mv Guedes, Camila Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Psicanálise
Psicose infantil
Esquizofrenia
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
topic Educação especial
Psicanálise
Psicose infantil
Esquizofrenia
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
description Levanta as questões em relação à aprendizagem e escolarização de crianças psicóticas, tentando um olhar para a esquizofrenia, chegando a algumas conclusões, tendo em vista que este ainda é um assunto pouco discutido no campo educacional. Para entendermos o que é a psicose e como as crianças psicóticas podem aprender as coisas que elas não aprendem, assim como para investigarmos como se dá o processo de escolarização destas crianças, que de uma maneira ou de outra são excluídas do ambiente escolar, recorremos à Psicanálise, buscando autores como Winnicott (1999), Pereira e Berlinck (2006) e Dias (1999), que nos possibilitam entender como a psicose infantil pode acontecer, e Jerusalinsky (2010), que utiliza de uma abordagem lacaniana para aprofundarmos sobre a aprendizagem e escolarização das crianças psicóticas. De acordo com a nossa revisão bibliográfica, e com ela concordamos, o ato de inclusão vai além da presença da criança no espaço escolar, são preciso saberes em relação a estes alunos, que nem sempre a escola possui. A Educação Terapêutica vista, de acordo com COLLI (2006), KUPFER (2006) e PETRI (2003), a possibilidade de unir Psicanálise e Educação na busca do atendimento adequado às crianças psicóticas, entendendo suas reais necessidades. Por meio de um estudo do Lugar de Vida – Centro de Educação Terapêutica - pode-se entender melhor a questão da importância do espaço escolar para a criança psicótica, analisando de forma mais acurada como é realizado o processo de inclusão na rede regular de ensino, sempre que possível, com o exemplo do Grupo Ponte.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07
2017-11-09T11:25:41Z
2023-12-21T03:03:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GUEDES, Camila Cruz. A aprendizagem e escolarização de crianças psicóticas: um olhar para a esquizofrenia na infância. 2015. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
http://hdl.handle.net/11422/3137
identifier_str_mv GUEDES, Camila Cruz. A aprendizagem e escolarização de crianças psicóticas: um olhar para a esquizofrenia na infância. 2015. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
url http://hdl.handle.net/11422/3137
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455964320497664