A aprendizagem e escolarização de crianças psicóticas: um olhar para a esquizofrenia na infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/3137 |
Resumo: | Levanta as questões em relação à aprendizagem e escolarização de crianças psicóticas, tentando um olhar para a esquizofrenia, chegando a algumas conclusões, tendo em vista que este ainda é um assunto pouco discutido no campo educacional. Para entendermos o que é a psicose e como as crianças psicóticas podem aprender as coisas que elas não aprendem, assim como para investigarmos como se dá o processo de escolarização destas crianças, que de uma maneira ou de outra são excluídas do ambiente escolar, recorremos à Psicanálise, buscando autores como Winnicott (1999), Pereira e Berlinck (2006) e Dias (1999), que nos possibilitam entender como a psicose infantil pode acontecer, e Jerusalinsky (2010), que utiliza de uma abordagem lacaniana para aprofundarmos sobre a aprendizagem e escolarização das crianças psicóticas. De acordo com a nossa revisão bibliográfica, e com ela concordamos, o ato de inclusão vai além da presença da criança no espaço escolar, são preciso saberes em relação a estes alunos, que nem sempre a escola possui. A Educação Terapêutica vista, de acordo com COLLI (2006), KUPFER (2006) e PETRI (2003), a possibilidade de unir Psicanálise e Educação na busca do atendimento adequado às crianças psicóticas, entendendo suas reais necessidades. Por meio de um estudo do Lugar de Vida – Centro de Educação Terapêutica - pode-se entender melhor a questão da importância do espaço escolar para a criança psicótica, analisando de forma mais acurada como é realizado o processo de inclusão na rede regular de ensino, sempre que possível, com o exemplo do Grupo Ponte. |
id |
UFRJ_b8294c0455a340518eb1bcb315876e61 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/3137 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
A aprendizagem e escolarização de crianças psicóticas: um olhar para a esquizofrenia na infânciaEducação especialPsicanálisePsicose infantilEsquizofreniaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALLevanta as questões em relação à aprendizagem e escolarização de crianças psicóticas, tentando um olhar para a esquizofrenia, chegando a algumas conclusões, tendo em vista que este ainda é um assunto pouco discutido no campo educacional. Para entendermos o que é a psicose e como as crianças psicóticas podem aprender as coisas que elas não aprendem, assim como para investigarmos como se dá o processo de escolarização destas crianças, que de uma maneira ou de outra são excluídas do ambiente escolar, recorremos à Psicanálise, buscando autores como Winnicott (1999), Pereira e Berlinck (2006) e Dias (1999), que nos possibilitam entender como a psicose infantil pode acontecer, e Jerusalinsky (2010), que utiliza de uma abordagem lacaniana para aprofundarmos sobre a aprendizagem e escolarização das crianças psicóticas. De acordo com a nossa revisão bibliográfica, e com ela concordamos, o ato de inclusão vai além da presença da criança no espaço escolar, são preciso saberes em relação a estes alunos, que nem sempre a escola possui. A Educação Terapêutica vista, de acordo com COLLI (2006), KUPFER (2006) e PETRI (2003), a possibilidade de unir Psicanálise e Educação na busca do atendimento adequado às crianças psicóticas, entendendo suas reais necessidades. Por meio de um estudo do Lugar de Vida – Centro de Educação Terapêutica - pode-se entender melhor a questão da importância do espaço escolar para a criança psicótica, analisando de forma mais acurada como é realizado o processo de inclusão na rede regular de ensino, sempre que possível, com o exemplo do Grupo Ponte.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJMaia, Maria Vitória Campos Mamedehttp://lattes.cnpq.br/0576323713492756Carneiro, Cristianahttp://lattes.cnpq.br/3154929961370636Vieira, Camila Nagem Marqueshttp://lattes.cnpq.br/8067351052824030Guedes, Camila Cruz2017-11-09T11:25:41Z2023-12-21T03:03:50Z2015-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisGUEDES, Camila Cruz. A aprendizagem e escolarização de crianças psicóticas: um olhar para a esquizofrenia na infância. 2015. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.http://hdl.handle.net/11422/3137porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:03:50Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/3137Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:03:50Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A aprendizagem e escolarização de crianças psicóticas: um olhar para a esquizofrenia na infância |
title |
A aprendizagem e escolarização de crianças psicóticas: um olhar para a esquizofrenia na infância |
spellingShingle |
A aprendizagem e escolarização de crianças psicóticas: um olhar para a esquizofrenia na infância Guedes, Camila Cruz Educação especial Psicanálise Psicose infantil Esquizofrenia CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
title_short |
A aprendizagem e escolarização de crianças psicóticas: um olhar para a esquizofrenia na infância |
title_full |
A aprendizagem e escolarização de crianças psicóticas: um olhar para a esquizofrenia na infância |
title_fullStr |
A aprendizagem e escolarização de crianças psicóticas: um olhar para a esquizofrenia na infância |
title_full_unstemmed |
A aprendizagem e escolarização de crianças psicóticas: um olhar para a esquizofrenia na infância |
title_sort |
A aprendizagem e escolarização de crianças psicóticas: um olhar para a esquizofrenia na infância |
author |
Guedes, Camila Cruz |
author_facet |
Guedes, Camila Cruz |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Maia, Maria Vitória Campos Mamede http://lattes.cnpq.br/0576323713492756 Carneiro, Cristiana http://lattes.cnpq.br/3154929961370636 Vieira, Camila Nagem Marques http://lattes.cnpq.br/8067351052824030 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guedes, Camila Cruz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação especial Psicanálise Psicose infantil Esquizofrenia CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
topic |
Educação especial Psicanálise Psicose infantil Esquizofrenia CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
description |
Levanta as questões em relação à aprendizagem e escolarização de crianças psicóticas, tentando um olhar para a esquizofrenia, chegando a algumas conclusões, tendo em vista que este ainda é um assunto pouco discutido no campo educacional. Para entendermos o que é a psicose e como as crianças psicóticas podem aprender as coisas que elas não aprendem, assim como para investigarmos como se dá o processo de escolarização destas crianças, que de uma maneira ou de outra são excluídas do ambiente escolar, recorremos à Psicanálise, buscando autores como Winnicott (1999), Pereira e Berlinck (2006) e Dias (1999), que nos possibilitam entender como a psicose infantil pode acontecer, e Jerusalinsky (2010), que utiliza de uma abordagem lacaniana para aprofundarmos sobre a aprendizagem e escolarização das crianças psicóticas. De acordo com a nossa revisão bibliográfica, e com ela concordamos, o ato de inclusão vai além da presença da criança no espaço escolar, são preciso saberes em relação a estes alunos, que nem sempre a escola possui. A Educação Terapêutica vista, de acordo com COLLI (2006), KUPFER (2006) e PETRI (2003), a possibilidade de unir Psicanálise e Educação na busca do atendimento adequado às crianças psicóticas, entendendo suas reais necessidades. Por meio de um estudo do Lugar de Vida – Centro de Educação Terapêutica - pode-se entender melhor a questão da importância do espaço escolar para a criança psicótica, analisando de forma mais acurada como é realizado o processo de inclusão na rede regular de ensino, sempre que possível, com o exemplo do Grupo Ponte. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07 2017-11-09T11:25:41Z 2023-12-21T03:03:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GUEDES, Camila Cruz. A aprendizagem e escolarização de crianças psicóticas: um olhar para a esquizofrenia na infância. 2015. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. http://hdl.handle.net/11422/3137 |
identifier_str_mv |
GUEDES, Camila Cruz. A aprendizagem e escolarização de crianças psicóticas: um olhar para a esquizofrenia na infância. 2015. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/3137 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455964320497664 |