Entremuros - uma arqueologia da cidade-jardim em Goiânia (GO)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Rafael Costa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/18812
Resumo: Goiânia foi uma cidade planejada nos anos 30 por Attílio Corrêa Lima e Armando de Godoy, sua construção refletia os ideais de planejamento e desenvolvimento da época e fez parte da chamada marcha para o oeste. Seu projeto original era constituído de cinco setores com funções específicas, um deles é o Setor Sul, um bairro de função residencial que foi projetado seguindo o modelo das cidades-jardins inglesas, contando com espaços livres públicos nas áreas internas das quadras que formam um grande parque fragmentado. Ao contrário do planejado, esses espaços não ganharam o protagonismo que se esperava, e as residências muitas vezes sequer construíram acessos diretos a eles. Essas áreas livres nunca foram realmente projetadas, apenas foram reservadas no projeto urbano, o que fez com que na maior parte dos casos elas tenham um caráter de abandono e degradação. Em outros casos, por iniciativa dos próprios moradores existem espaços muito acolhedores e bem cuidados. Mas em ambos, os muros das casas foram bastante apropriados por grafites e intervenções artísticas, o que criou uma identidade local e evidencia uma relação afetiva que a população tem pelo lugar. Além disso, o bairro é caracterizado por habitações unifamiliares de gabarito baixo, numa região central da cidade, onde os bairros ao redor tem condomínios de edifícios que em média ultrapassam os vinte pavimentos, esse contraste se dá pela própria forma urbana do bairro que dificulta um processo de incorporação imobiliária. Atualmente, com a formulação de um novo plano diretor para a cidade, o bairro está ameaçado por parte dos vereadores estarem defendendo uma proposta de adensamento a partir do aumento do gabarito e da possibilidade de venda das áreas livres públicas. Pensando nisso e reconhecendo as qualidades do Setor Sul e sua importância histórico-cultural para a cidade, o projeto visa ressignificar o desenho original a fim de proteger as características do bairro, fazendo com que a forma e a existência desses espaços livres públicos ainda faça sentido para a atual dinâmica da cidade.
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