A potencialização do merchandising aplicado ao varejo de auto-serviço brasileiro através do gerenciamento por categoria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/14999 |
Resumo: | O presente estudo reúne os fundamentos indispensáveis da exposição e divulgação de produtos no ponto de venda, através das técnicas de Merchandising no varejo de auto-serviço brasileiro. Adicionalmente, o trabalho busca potencializar o poder do Merchandising ao estabelecer uma relação com o Gerenciamento por Categorias, ferramenta de grande importância e ascensão no varejo atual. Desta maneira, são apresentados os conceitos sobre como garantir o sucesso nos pontos de venda com base em técnicas de Merchandising, Gerenciamento por Categoria, ações promocionais, materiais para ponto de venda, exibitécnica, vitrinismo, dentre outros. Todos estes conceitos foram elaborados levando-se em consideração os hábitos e atitudes do consumidor com relação a comportamento de compra e compra por impulso no varejo de auto-serviço. Com base científica e embasamento na prática brasileira, o estudo pretende abordar o que há de mais importante sobre o recurso do Gerenciamento por Categoria, e como este conceito pode contribuir no processo de Merchandising aplicado ao varejo de auto-serviço brasileiro. |
id |
UFRJ_ba3c13393166257a3b5659c0d36bd5fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/14999 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza, Fernanda SoaresWestenberger, Henrique2021-09-01T15:53:26Z2023-11-30T03:04:26Z2005SOUZA, Fernanda Soares. A potencialização do merchandising aplicado ao varejo de auto-serviço brasileiro através do gerenciamento por categoria. 2005. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.http://hdl.handle.net/11422/14999Submitted by Natasha Valladão (natashasilvaa4@gmail.com) on 2021-07-16T13:20:15Z No. of bitstreams: 1 FSSouza.pdf: 292305 bytes, checksum: 3f28c3fe92c8e67dc570c74eedaa7a9f (MD5)Approved for entry into archive by Luiza Arao (luizah@ccje.ufrj.br) on 2021-09-01T15:53:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FSSouza.pdf: 292305 bytes, checksum: 3f28c3fe92c8e67dc570c74eedaa7a9f (MD5)Made available in DSpace on 2021-09-01T15:53:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FSSouza.pdf: 292305 bytes, checksum: 3f28c3fe92c8e67dc570c74eedaa7a9f (MD5) Previous issue date: 2005O presente estudo reúne os fundamentos indispensáveis da exposição e divulgação de produtos no ponto de venda, através das técnicas de Merchandising no varejo de auto-serviço brasileiro. Adicionalmente, o trabalho busca potencializar o poder do Merchandising ao estabelecer uma relação com o Gerenciamento por Categorias, ferramenta de grande importância e ascensão no varejo atual. Desta maneira, são apresentados os conceitos sobre como garantir o sucesso nos pontos de venda com base em técnicas de Merchandising, Gerenciamento por Categoria, ações promocionais, materiais para ponto de venda, exibitécnica, vitrinismo, dentre outros. Todos estes conceitos foram elaborados levando-se em consideração os hábitos e atitudes do consumidor com relação a comportamento de compra e compra por impulso no varejo de auto-serviço. Com base científica e embasamento na prática brasileira, o estudo pretende abordar o que há de mais importante sobre o recurso do Gerenciamento por Categoria, e como este conceito pode contribuir no processo de Merchandising aplicado ao varejo de auto-serviço brasileiro.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOMerchandisingVarejoComportamento do consumidorA potencialização do merchandising aplicado ao varejo de auto-serviço brasileiro através do gerenciamento por categoriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/14999/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52ORIGINALFSSouza.pdfFSSouza.pdfapplication/pdf292305http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/14999/1/FSSouza.pdf3f28c3fe92c8e67dc570c74eedaa7a9fMD5111422/149992023-11-30 00:04:26.338oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:04:26Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A potencialização do merchandising aplicado ao varejo de auto-serviço brasileiro através do gerenciamento por categoria |
title |
A potencialização do merchandising aplicado ao varejo de auto-serviço brasileiro através do gerenciamento por categoria |
spellingShingle |
A potencialização do merchandising aplicado ao varejo de auto-serviço brasileiro através do gerenciamento por categoria Souza, Fernanda Soares CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Merchandising Varejo Comportamento do consumidor |
title_short |
A potencialização do merchandising aplicado ao varejo de auto-serviço brasileiro através do gerenciamento por categoria |
title_full |
A potencialização do merchandising aplicado ao varejo de auto-serviço brasileiro através do gerenciamento por categoria |
title_fullStr |
A potencialização do merchandising aplicado ao varejo de auto-serviço brasileiro através do gerenciamento por categoria |
title_full_unstemmed |
A potencialização do merchandising aplicado ao varejo de auto-serviço brasileiro através do gerenciamento por categoria |
title_sort |
A potencialização do merchandising aplicado ao varejo de auto-serviço brasileiro através do gerenciamento por categoria |
author |
Souza, Fernanda Soares |
author_facet |
Souza, Fernanda Soares |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Fernanda Soares |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Westenberger, Henrique |
contributor_str_mv |
Westenberger, Henrique |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Merchandising Varejo Comportamento do consumidor |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Merchandising Varejo Comportamento do consumidor |
description |
O presente estudo reúne os fundamentos indispensáveis da exposição e divulgação de produtos no ponto de venda, através das técnicas de Merchandising no varejo de auto-serviço brasileiro. Adicionalmente, o trabalho busca potencializar o poder do Merchandising ao estabelecer uma relação com o Gerenciamento por Categorias, ferramenta de grande importância e ascensão no varejo atual. Desta maneira, são apresentados os conceitos sobre como garantir o sucesso nos pontos de venda com base em técnicas de Merchandising, Gerenciamento por Categoria, ações promocionais, materiais para ponto de venda, exibitécnica, vitrinismo, dentre outros. Todos estes conceitos foram elaborados levando-se em consideração os hábitos e atitudes do consumidor com relação a comportamento de compra e compra por impulso no varejo de auto-serviço. Com base científica e embasamento na prática brasileira, o estudo pretende abordar o que há de mais importante sobre o recurso do Gerenciamento por Categoria, e como este conceito pode contribuir no processo de Merchandising aplicado ao varejo de auto-serviço brasileiro. |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-09-01T15:53:26Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:04:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SOUZA, Fernanda Soares. A potencialização do merchandising aplicado ao varejo de auto-serviço brasileiro através do gerenciamento por categoria. 2005. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/14999 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Fernanda Soares. A potencialização do merchandising aplicado ao varejo de auto-serviço brasileiro através do gerenciamento por categoria. 2005. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/14999 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/14999/2/license.txt http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/14999/1/FSSouza.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 3f28c3fe92c8e67dc570c74eedaa7a9f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097209093980160 |