A potencialização do merchandising aplicado ao varejo de auto-serviço brasileiro através do gerenciamento por categoria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Fernanda Soares
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/14999
Resumo: O presente estudo reúne os fundamentos indispensáveis da exposição e divulgação de produtos no ponto de venda, através das técnicas de Merchandising no varejo de auto-serviço brasileiro. Adicionalmente, o trabalho busca potencializar o poder do Merchandising ao estabelecer uma relação com o Gerenciamento por Categorias, ferramenta de grande importância e ascensão no varejo atual. Desta maneira, são apresentados os conceitos sobre como garantir o sucesso nos pontos de venda com base em técnicas de Merchandising, Gerenciamento por Categoria, ações promocionais, materiais para ponto de venda, exibitécnica, vitrinismo, dentre outros. Todos estes conceitos foram elaborados levando-se em consideração os hábitos e atitudes do consumidor com relação a comportamento de compra e compra por impulso no varejo de auto-serviço. Com base científica e embasamento na prática brasileira, o estudo pretende abordar o que há de mais importante sobre o recurso do Gerenciamento por Categoria, e como este conceito pode contribuir no processo de Merchandising aplicado ao varejo de auto-serviço brasileiro.
id UFRJ_ba3c13393166257a3b5659c0d36bd5fa
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/14999
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Souza, Fernanda SoaresWestenberger, Henrique2021-09-01T15:53:26Z2023-11-30T03:04:26Z2005SOUZA, Fernanda Soares. A potencialização do merchandising aplicado ao varejo de auto-serviço brasileiro através do gerenciamento por categoria. 2005. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.http://hdl.handle.net/11422/14999Submitted by Natasha Valladão (natashasilvaa4@gmail.com) on 2021-07-16T13:20:15Z No. of bitstreams: 1 FSSouza.pdf: 292305 bytes, checksum: 3f28c3fe92c8e67dc570c74eedaa7a9f (MD5)Approved for entry into archive by Luiza Arao (luizah@ccje.ufrj.br) on 2021-09-01T15:53:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FSSouza.pdf: 292305 bytes, checksum: 3f28c3fe92c8e67dc570c74eedaa7a9f (MD5)Made available in DSpace on 2021-09-01T15:53:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FSSouza.pdf: 292305 bytes, checksum: 3f28c3fe92c8e67dc570c74eedaa7a9f (MD5) Previous issue date: 2005O presente estudo reúne os fundamentos indispensáveis da exposição e divulgação de produtos no ponto de venda, através das técnicas de Merchandising no varejo de auto-serviço brasileiro. Adicionalmente, o trabalho busca potencializar o poder do Merchandising ao estabelecer uma relação com o Gerenciamento por Categorias, ferramenta de grande importância e ascensão no varejo atual. Desta maneira, são apresentados os conceitos sobre como garantir o sucesso nos pontos de venda com base em técnicas de Merchandising, Gerenciamento por Categoria, ações promocionais, materiais para ponto de venda, exibitécnica, vitrinismo, dentre outros. Todos estes conceitos foram elaborados levando-se em consideração os hábitos e atitudes do consumidor com relação a comportamento de compra e compra por impulso no varejo de auto-serviço. Com base científica e embasamento na prática brasileira, o estudo pretende abordar o que há de mais importante sobre o recurso do Gerenciamento por Categoria, e como este conceito pode contribuir no processo de Merchandising aplicado ao varejo de auto-serviço brasileiro.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOMerchandisingVarejoComportamento do consumidorA potencialização do merchandising aplicado ao varejo de auto-serviço brasileiro através do gerenciamento por categoriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/14999/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52ORIGINALFSSouza.pdfFSSouza.pdfapplication/pdf292305http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/14999/1/FSSouza.pdf3f28c3fe92c8e67dc570c74eedaa7a9fMD5111422/149992023-11-30 00:04:26.338oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:04:26Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A potencialização do merchandising aplicado ao varejo de auto-serviço brasileiro através do gerenciamento por categoria
title A potencialização do merchandising aplicado ao varejo de auto-serviço brasileiro através do gerenciamento por categoria
spellingShingle A potencialização do merchandising aplicado ao varejo de auto-serviço brasileiro através do gerenciamento por categoria
Souza, Fernanda Soares
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Merchandising
Varejo
Comportamento do consumidor
title_short A potencialização do merchandising aplicado ao varejo de auto-serviço brasileiro através do gerenciamento por categoria
title_full A potencialização do merchandising aplicado ao varejo de auto-serviço brasileiro através do gerenciamento por categoria
title_fullStr A potencialização do merchandising aplicado ao varejo de auto-serviço brasileiro através do gerenciamento por categoria
title_full_unstemmed A potencialização do merchandising aplicado ao varejo de auto-serviço brasileiro através do gerenciamento por categoria
title_sort A potencialização do merchandising aplicado ao varejo de auto-serviço brasileiro através do gerenciamento por categoria
author Souza, Fernanda Soares
author_facet Souza, Fernanda Soares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Fernanda Soares
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Westenberger, Henrique
contributor_str_mv Westenberger, Henrique
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Merchandising
Varejo
Comportamento do consumidor
dc.subject.por.fl_str_mv Merchandising
Varejo
Comportamento do consumidor
description O presente estudo reúne os fundamentos indispensáveis da exposição e divulgação de produtos no ponto de venda, através das técnicas de Merchandising no varejo de auto-serviço brasileiro. Adicionalmente, o trabalho busca potencializar o poder do Merchandising ao estabelecer uma relação com o Gerenciamento por Categorias, ferramenta de grande importância e ascensão no varejo atual. Desta maneira, são apresentados os conceitos sobre como garantir o sucesso nos pontos de venda com base em técnicas de Merchandising, Gerenciamento por Categoria, ações promocionais, materiais para ponto de venda, exibitécnica, vitrinismo, dentre outros. Todos estes conceitos foram elaborados levando-se em consideração os hábitos e atitudes do consumidor com relação a comportamento de compra e compra por impulso no varejo de auto-serviço. Com base científica e embasamento na prática brasileira, o estudo pretende abordar o que há de mais importante sobre o recurso do Gerenciamento por Categoria, e como este conceito pode contribuir no processo de Merchandising aplicado ao varejo de auto-serviço brasileiro.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-01T15:53:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:04:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA, Fernanda Soares. A potencialização do merchandising aplicado ao varejo de auto-serviço brasileiro através do gerenciamento por categoria. 2005. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/14999
identifier_str_mv SOUZA, Fernanda Soares. A potencialização do merchandising aplicado ao varejo de auto-serviço brasileiro através do gerenciamento por categoria. 2005. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
url http://hdl.handle.net/11422/14999
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/14999/2/license.txt
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/14999/1/FSSouza.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
3f28c3fe92c8e67dc570c74eedaa7a9f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097209093980160