Segmentação no jornalismo impresso: classificação do real e fragmentação do noticiário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/1659 |
Resumo: | Observa como o jornalismo impresso faz uso da classificação, da fragmentação e da descontextualização da realidade, em sua prática cotidiana de transformar fatos em notícias. A análise da mídia impressa evidencia que a especialização temática, seguida da fragmentação do noticiário, é uma tendência mundial que tem se acentuado nas últimas décadas. A história demonstra que o processo de segmentação foi amplamente incorporado à imprensa brasileira no final do século XX, com a consolidação do modelo de editorias e a valorização do marketing jornalístico, nos anos 1980-90. Partindo da descrição dos jornais O Globo e Folha de São Paulo, procura-se verificar como o modelo de editorias atua na representação do real. O estudo do processo de segmentação dos jornais adquire importância diante da atual crise desses veículos, agravada pela consolidação da Internet como espaço de busca e roca de informações. Com o avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação, torna-se, pois, indispensável refletir sobre novas possibilidades de estruturação do noticiário na mídia impressa. |
id |
UFRJ_ba7aa35632feb9c9fa22cb80e1e0cef0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/1659 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Segmentação no jornalismo impresso: classificação do real e fragmentação do noticiárioJornalismoJornalismo impressoMídia impressaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAObserva como o jornalismo impresso faz uso da classificação, da fragmentação e da descontextualização da realidade, em sua prática cotidiana de transformar fatos em notícias. A análise da mídia impressa evidencia que a especialização temática, seguida da fragmentação do noticiário, é uma tendência mundial que tem se acentuado nas últimas décadas. A história demonstra que o processo de segmentação foi amplamente incorporado à imprensa brasileira no final do século XX, com a consolidação do modelo de editorias e a valorização do marketing jornalístico, nos anos 1980-90. Partindo da descrição dos jornais O Globo e Folha de São Paulo, procura-se verificar como o modelo de editorias atua na representação do real. O estudo do processo de segmentação dos jornais adquire importância diante da atual crise desses veículos, agravada pela consolidação da Internet como espaço de busca e roca de informações. Com o avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação, torna-se, pois, indispensável refletir sobre novas possibilidades de estruturação do noticiário na mídia impressa.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJPaiva, Raquelhttp://lattes.cnpq.br/1075305856036847Cabral, Muniz Sodre de Araujo,http://lattes.cnpq.br/5048383145015647Moraes, Dênis Roberto Villas Boas dehttp://lattes.cnpq.br/1073511483457401Pacheco, Gabriela de Resende Nóra2017-03-24T15:28:36Z2023-12-21T03:02:53Z2016-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPACHECO, Gabriela de Resende Nóra. Segmentação no jornalismo impresso: classificação do real e fragmentação do noticiário. 2007. 126 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.http://hdl.handle.net/11422/1659porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:02:53Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/1659Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:02:53Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Segmentação no jornalismo impresso: classificação do real e fragmentação do noticiário |
title |
Segmentação no jornalismo impresso: classificação do real e fragmentação do noticiário |
spellingShingle |
Segmentação no jornalismo impresso: classificação do real e fragmentação do noticiário Pacheco, Gabriela de Resende Nóra Jornalismo Jornalismo impresso Mídia impressa CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
title_short |
Segmentação no jornalismo impresso: classificação do real e fragmentação do noticiário |
title_full |
Segmentação no jornalismo impresso: classificação do real e fragmentação do noticiário |
title_fullStr |
Segmentação no jornalismo impresso: classificação do real e fragmentação do noticiário |
title_full_unstemmed |
Segmentação no jornalismo impresso: classificação do real e fragmentação do noticiário |
title_sort |
Segmentação no jornalismo impresso: classificação do real e fragmentação do noticiário |
author |
Pacheco, Gabriela de Resende Nóra |
author_facet |
Pacheco, Gabriela de Resende Nóra |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Paiva, Raquel http://lattes.cnpq.br/1075305856036847 Cabral, Muniz Sodre de Araujo, http://lattes.cnpq.br/5048383145015647 Moraes, Dênis Roberto Villas Boas de http://lattes.cnpq.br/1073511483457401 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pacheco, Gabriela de Resende Nóra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jornalismo Jornalismo impresso Mídia impressa CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
topic |
Jornalismo Jornalismo impresso Mídia impressa CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
description |
Observa como o jornalismo impresso faz uso da classificação, da fragmentação e da descontextualização da realidade, em sua prática cotidiana de transformar fatos em notícias. A análise da mídia impressa evidencia que a especialização temática, seguida da fragmentação do noticiário, é uma tendência mundial que tem se acentuado nas últimas décadas. A história demonstra que o processo de segmentação foi amplamente incorporado à imprensa brasileira no final do século XX, com a consolidação do modelo de editorias e a valorização do marketing jornalístico, nos anos 1980-90. Partindo da descrição dos jornais O Globo e Folha de São Paulo, procura-se verificar como o modelo de editorias atua na representação do real. O estudo do processo de segmentação dos jornais adquire importância diante da atual crise desses veículos, agravada pela consolidação da Internet como espaço de busca e roca de informações. Com o avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação, torna-se, pois, indispensável refletir sobre novas possibilidades de estruturação do noticiário na mídia impressa. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-29 2017-03-24T15:28:36Z 2023-12-21T03:02:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PACHECO, Gabriela de Resende Nóra. Segmentação no jornalismo impresso: classificação do real e fragmentação do noticiário. 2007. 126 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007. http://hdl.handle.net/11422/1659 |
identifier_str_mv |
PACHECO, Gabriela de Resende Nóra. Segmentação no jornalismo impresso: classificação do real e fragmentação do noticiário. 2007. 126 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/1659 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455957166063616 |