Mídia, tradição e cultura popular: a juventude cai no samba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Clarissa Toscano de Britto
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/903
Resumo: O trabalho é fruto de um estudo sobre o caminho que o samba percorreu para se consolidar como símbolo nacional em nosso país e como suas raízes tão distantes da juventude contemporânea é exaltada pela mesma. A partir do estudo da formação desse gênero musical, a classe social a qual representava e ainda representa, percorrem-se os diversos tratamentos dados pela mídia a esse símbolo cultural e sua transformação a partir da assimilação por grupos distintos, transformando o samba em outras manifestações culturais. Observa-se, como o Estado tratou o samba e como sua internacionalização desloca o seu sentido primeiro. A indústria cultural tornou o samba outrora manifestação de um grupo sem fins lucrativos, em produto. A partir desses elementos, analisamos como um grupo jovem, com características comuns, que de imediato nada se assemelham com a voz que o samba representa, se interessa não somente pela música, mas também luta pela valorização da tradição. E essa luta é um reconhecimento da necessidade de se ter um produto nacional, o reconhecimento do sentido da brasilidade.
id UFRJ_bb2bc4b2872116d5f477f34448cdf09d
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/903
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Mídia, tradição e cultura popular: a juventude cai no sambaComunicaçãoCultura popularSambaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOO trabalho é fruto de um estudo sobre o caminho que o samba percorreu para se consolidar como símbolo nacional em nosso país e como suas raízes tão distantes da juventude contemporânea é exaltada pela mesma. A partir do estudo da formação desse gênero musical, a classe social a qual representava e ainda representa, percorrem-se os diversos tratamentos dados pela mídia a esse símbolo cultural e sua transformação a partir da assimilação por grupos distintos, transformando o samba em outras manifestações culturais. Observa-se, como o Estado tratou o samba e como sua internacionalização desloca o seu sentido primeiro. A indústria cultural tornou o samba outrora manifestação de um grupo sem fins lucrativos, em produto. A partir desses elementos, analisamos como um grupo jovem, com características comuns, que de imediato nada se assemelham com a voz que o samba representa, se interessa não somente pela música, mas também luta pela valorização da tradição. E essa luta é um reconhecimento da necessidade de se ter um produto nacional, o reconhecimento do sentido da brasilidade.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJCoutinho, Eduardo Granjahttp://lattes.cnpq.br/2650649315934001Junqueira, Maria HelenaStrozenberg, Ilanahttp://lattes.cnpq.br/0352176322106482Dias, Clarissa Toscano de Britto2016-10-19T13:12:59Z2023-12-21T03:03:18Z2005-11-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisDIAS, Clarissa Toscano de Britto. Mídia, tradição e cultura popular: a juventude cai no samba. 2005. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.http://hdl.handle.net/11422/903porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:03:18Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/903Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:03:18Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Mídia, tradição e cultura popular: a juventude cai no samba
title Mídia, tradição e cultura popular: a juventude cai no samba
spellingShingle Mídia, tradição e cultura popular: a juventude cai no samba
Dias, Clarissa Toscano de Britto
Comunicação
Cultura popular
Samba
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
title_short Mídia, tradição e cultura popular: a juventude cai no samba
title_full Mídia, tradição e cultura popular: a juventude cai no samba
title_fullStr Mídia, tradição e cultura popular: a juventude cai no samba
title_full_unstemmed Mídia, tradição e cultura popular: a juventude cai no samba
title_sort Mídia, tradição e cultura popular: a juventude cai no samba
author Dias, Clarissa Toscano de Britto
author_facet Dias, Clarissa Toscano de Britto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coutinho, Eduardo Granja
http://lattes.cnpq.br/2650649315934001
Junqueira, Maria Helena
Strozenberg, Ilana
http://lattes.cnpq.br/0352176322106482
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Clarissa Toscano de Britto
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Cultura popular
Samba
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
topic Comunicação
Cultura popular
Samba
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
description O trabalho é fruto de um estudo sobre o caminho que o samba percorreu para se consolidar como símbolo nacional em nosso país e como suas raízes tão distantes da juventude contemporânea é exaltada pela mesma. A partir do estudo da formação desse gênero musical, a classe social a qual representava e ainda representa, percorrem-se os diversos tratamentos dados pela mídia a esse símbolo cultural e sua transformação a partir da assimilação por grupos distintos, transformando o samba em outras manifestações culturais. Observa-se, como o Estado tratou o samba e como sua internacionalização desloca o seu sentido primeiro. A indústria cultural tornou o samba outrora manifestação de um grupo sem fins lucrativos, em produto. A partir desses elementos, analisamos como um grupo jovem, com características comuns, que de imediato nada se assemelham com a voz que o samba representa, se interessa não somente pela música, mas também luta pela valorização da tradição. E essa luta é um reconhecimento da necessidade de se ter um produto nacional, o reconhecimento do sentido da brasilidade.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-11-22
2016-10-19T13:12:59Z
2023-12-21T03:03:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DIAS, Clarissa Toscano de Britto. Mídia, tradição e cultura popular: a juventude cai no samba. 2005. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
http://hdl.handle.net/11422/903
identifier_str_mv DIAS, Clarissa Toscano de Britto. Mídia, tradição e cultura popular: a juventude cai no samba. 2005. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
url http://hdl.handle.net/11422/903
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455956586201088