Responsabilidade social e sustentabilidade: a nova realidade no mercado global
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/13178 |
Resumo: | Este estudo apresenta a compreensão atual dos mercados em todo o mundo e que está em constante transformação e crescimento. Não apenas as empresas estão abrindo os olhos para a necessidade de mudanças na forma de se fazer negócios, mas também todas as suas partes interessadas, os chamados stakeholders – o próprio público interno, seus fornecedores, clientes, governo federal, estadual e municipal, meio ambiente e a própria sociedade – estão descobrindo a importância de seus papéis nessa nova configuração. É cada vez mais evidente a preocupação com a construção de um mundo sustentável para a atual geração e para aquelas que virão. Os próprios consumidores estão despertando para o fato de que o ambiente que os cerca não está sendo preservado pelas indústrias, que tiram desse ambiente seus insumos sem contrapartida alguma. Os clientes estão passando a exigir produtos de empresas socialmente responsáveis, o que faz com que essas tenham que se adaptar a esse novo paradigma. Nesse sentido, o estudo também pretende abordar como essas organizações estão agindo de modo a se engajarem nessa realidade da Responsabilidade Social e da Sustentabilidade. |
id |
UFRJ_bbdc2b57acfd17c9deaeb496030897e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/13178 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Responsabilidade social e sustentabilidade: a nova realidade no mercado globalSustentabilidadeResponsabilidade socialClientesDesenvolvimento sustentávelCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASEste estudo apresenta a compreensão atual dos mercados em todo o mundo e que está em constante transformação e crescimento. Não apenas as empresas estão abrindo os olhos para a necessidade de mudanças na forma de se fazer negócios, mas também todas as suas partes interessadas, os chamados stakeholders – o próprio público interno, seus fornecedores, clientes, governo federal, estadual e municipal, meio ambiente e a própria sociedade – estão descobrindo a importância de seus papéis nessa nova configuração. É cada vez mais evidente a preocupação com a construção de um mundo sustentável para a atual geração e para aquelas que virão. Os próprios consumidores estão despertando para o fato de que o ambiente que os cerca não está sendo preservado pelas indústrias, que tiram desse ambiente seus insumos sem contrapartida alguma. Os clientes estão passando a exigir produtos de empresas socialmente responsáveis, o que faz com que essas tenham que se adaptar a esse novo paradigma. Nesse sentido, o estudo também pretende abordar como essas organizações estão agindo de modo a se engajarem nessa realidade da Responsabilidade Social e da Sustentabilidade.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisUFRJSantos, Ruthberg doshttp://lattes.cnpq.br/2009100000980724Marques, Henrique Sengès Coutinho2020-10-05T22:54:33Z2023-12-21T03:02:21Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/13178porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:02:21Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/13178Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:02:21Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Responsabilidade social e sustentabilidade: a nova realidade no mercado global |
title |
Responsabilidade social e sustentabilidade: a nova realidade no mercado global |
spellingShingle |
Responsabilidade social e sustentabilidade: a nova realidade no mercado global Marques, Henrique Sengès Coutinho Sustentabilidade Responsabilidade social Clientes Desenvolvimento sustentável CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS |
title_short |
Responsabilidade social e sustentabilidade: a nova realidade no mercado global |
title_full |
Responsabilidade social e sustentabilidade: a nova realidade no mercado global |
title_fullStr |
Responsabilidade social e sustentabilidade: a nova realidade no mercado global |
title_full_unstemmed |
Responsabilidade social e sustentabilidade: a nova realidade no mercado global |
title_sort |
Responsabilidade social e sustentabilidade: a nova realidade no mercado global |
author |
Marques, Henrique Sengès Coutinho |
author_facet |
Marques, Henrique Sengès Coutinho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Ruthberg dos http://lattes.cnpq.br/2009100000980724 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Henrique Sengès Coutinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sustentabilidade Responsabilidade social Clientes Desenvolvimento sustentável CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS |
topic |
Sustentabilidade Responsabilidade social Clientes Desenvolvimento sustentável CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS |
description |
Este estudo apresenta a compreensão atual dos mercados em todo o mundo e que está em constante transformação e crescimento. Não apenas as empresas estão abrindo os olhos para a necessidade de mudanças na forma de se fazer negócios, mas também todas as suas partes interessadas, os chamados stakeholders – o próprio público interno, seus fornecedores, clientes, governo federal, estadual e municipal, meio ambiente e a própria sociedade – estão descobrindo a importância de seus papéis nessa nova configuração. É cada vez mais evidente a preocupação com a construção de um mundo sustentável para a atual geração e para aquelas que virão. Os próprios consumidores estão despertando para o fato de que o ambiente que os cerca não está sendo preservado pelas indústrias, que tiram desse ambiente seus insumos sem contrapartida alguma. Os clientes estão passando a exigir produtos de empresas socialmente responsáveis, o que faz com que essas tenham que se adaptar a esse novo paradigma. Nesse sentido, o estudo também pretende abordar como essas organizações estão agindo de modo a se engajarem nessa realidade da Responsabilidade Social e da Sustentabilidade. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2020-10-05T22:54:33Z 2023-12-21T03:02:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/13178 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/13178 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Administração e Ciências Contábeis UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Administração e Ciências Contábeis UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455970846834688 |