Responsabilidade social e sustentabilidade: a nova realidade no mercado global

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Henrique Sengès Coutinho
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/13178
Resumo: Este estudo apresenta a compreensão atual dos mercados em todo o mundo e que está em constante transformação e crescimento. Não apenas as empresas estão abrindo os olhos para a necessidade de mudanças na forma de se fazer negócios, mas também todas as suas partes interessadas, os chamados stakeholders – o próprio público interno, seus fornecedores, clientes, governo federal, estadual e municipal, meio ambiente e a própria sociedade – estão descobrindo a importância de seus papéis nessa nova configuração. É cada vez mais evidente a preocupação com a construção de um mundo sustentável para a atual geração e para aquelas que virão. Os próprios consumidores estão despertando para o fato de que o ambiente que os cerca não está sendo preservado pelas indústrias, que tiram desse ambiente seus insumos sem contrapartida alguma. Os clientes estão passando a exigir produtos de empresas socialmente responsáveis, o que faz com que essas tenham que se adaptar a esse novo paradigma. Nesse sentido, o estudo também pretende abordar como essas organizações estão agindo de modo a se engajarem nessa realidade da Responsabilidade Social e da Sustentabilidade.
id UFRJ_bbdc2b57acfd17c9deaeb496030897e4
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/13178
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Responsabilidade social e sustentabilidade: a nova realidade no mercado globalSustentabilidadeResponsabilidade socialClientesDesenvolvimento sustentávelCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASEste estudo apresenta a compreensão atual dos mercados em todo o mundo e que está em constante transformação e crescimento. Não apenas as empresas estão abrindo os olhos para a necessidade de mudanças na forma de se fazer negócios, mas também todas as suas partes interessadas, os chamados stakeholders – o próprio público interno, seus fornecedores, clientes, governo federal, estadual e municipal, meio ambiente e a própria sociedade – estão descobrindo a importância de seus papéis nessa nova configuração. É cada vez mais evidente a preocupação com a construção de um mundo sustentável para a atual geração e para aquelas que virão. Os próprios consumidores estão despertando para o fato de que o ambiente que os cerca não está sendo preservado pelas indústrias, que tiram desse ambiente seus insumos sem contrapartida alguma. Os clientes estão passando a exigir produtos de empresas socialmente responsáveis, o que faz com que essas tenham que se adaptar a esse novo paradigma. Nesse sentido, o estudo também pretende abordar como essas organizações estão agindo de modo a se engajarem nessa realidade da Responsabilidade Social e da Sustentabilidade.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisUFRJSantos, Ruthberg doshttp://lattes.cnpq.br/2009100000980724Marques, Henrique Sengès Coutinho2020-10-05T22:54:33Z2023-12-21T03:02:21Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/13178porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:02:21Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/13178Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:02:21Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Responsabilidade social e sustentabilidade: a nova realidade no mercado global
title Responsabilidade social e sustentabilidade: a nova realidade no mercado global
spellingShingle Responsabilidade social e sustentabilidade: a nova realidade no mercado global
Marques, Henrique Sengès Coutinho
Sustentabilidade
Responsabilidade social
Clientes
Desenvolvimento sustentável
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
title_short Responsabilidade social e sustentabilidade: a nova realidade no mercado global
title_full Responsabilidade social e sustentabilidade: a nova realidade no mercado global
title_fullStr Responsabilidade social e sustentabilidade: a nova realidade no mercado global
title_full_unstemmed Responsabilidade social e sustentabilidade: a nova realidade no mercado global
title_sort Responsabilidade social e sustentabilidade: a nova realidade no mercado global
author Marques, Henrique Sengès Coutinho
author_facet Marques, Henrique Sengès Coutinho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Ruthberg dos
http://lattes.cnpq.br/2009100000980724
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Henrique Sengès Coutinho
dc.subject.por.fl_str_mv Sustentabilidade
Responsabilidade social
Clientes
Desenvolvimento sustentável
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
topic Sustentabilidade
Responsabilidade social
Clientes
Desenvolvimento sustentável
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
description Este estudo apresenta a compreensão atual dos mercados em todo o mundo e que está em constante transformação e crescimento. Não apenas as empresas estão abrindo os olhos para a necessidade de mudanças na forma de se fazer negócios, mas também todas as suas partes interessadas, os chamados stakeholders – o próprio público interno, seus fornecedores, clientes, governo federal, estadual e municipal, meio ambiente e a própria sociedade – estão descobrindo a importância de seus papéis nessa nova configuração. É cada vez mais evidente a preocupação com a construção de um mundo sustentável para a atual geração e para aquelas que virão. Os próprios consumidores estão despertando para o fato de que o ambiente que os cerca não está sendo preservado pelas indústrias, que tiram desse ambiente seus insumos sem contrapartida alguma. Os clientes estão passando a exigir produtos de empresas socialmente responsáveis, o que faz com que essas tenham que se adaptar a esse novo paradigma. Nesse sentido, o estudo também pretende abordar como essas organizações estão agindo de modo a se engajarem nessa realidade da Responsabilidade Social e da Sustentabilidade.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2020-10-05T22:54:33Z
2023-12-21T03:02:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/13178
url http://hdl.handle.net/11422/13178
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455970846834688