Competição de crescimento de cristais: uma alternativa ao desenvolvimento cognitivo no aprendizado de química no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/6529 |
Resumo: | Entre os diversos desafios encontrados no processo de mediação didática em Química em turmas do Ensino Médio se encontra a assimilação e interiorização dos conceitos expostos na teoria através de suas aplicações práticas no cotidiano. A partir de um trabalho realizado por escolas no Canadá há alguns anos, o Campeonato de Crescimento de Cristais visa, de maneira prática e lúdica, o desenvolvimento da capacidade de aplicação da teoria e a liberdade para a experimentação aos alunos na cristalização de sais inorgânicos. Será elaborada uma metodologia voltada para o Ensino Médio das escolas brasileiras, com regras bem definidas para sua realização, tais como: tempo, composto utilizado, técnicas experimentais e parâmetros de avaliação (geometria, perfeição das faces e transparência) baseada no campeonato canadense, além das consequências que um projeto com estas características podem implicar na formação do aluno e também como uma ferramenta adicional para as escolas aperfeiçoarem as aulas de Química. |
id |
UFRJ_bc027d58e67851bf9c16dd377685ed94 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/6529 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Competição de crescimento de cristais: uma alternativa ao desenvolvimento cognitivo no aprendizado de química no ensino médioCristalizaçãoEnsino de químicaCampeonatoCristaisCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICAEntre os diversos desafios encontrados no processo de mediação didática em Química em turmas do Ensino Médio se encontra a assimilação e interiorização dos conceitos expostos na teoria através de suas aplicações práticas no cotidiano. A partir de um trabalho realizado por escolas no Canadá há alguns anos, o Campeonato de Crescimento de Cristais visa, de maneira prática e lúdica, o desenvolvimento da capacidade de aplicação da teoria e a liberdade para a experimentação aos alunos na cristalização de sais inorgânicos. Será elaborada uma metodologia voltada para o Ensino Médio das escolas brasileiras, com regras bem definidas para sua realização, tais como: tempo, composto utilizado, técnicas experimentais e parâmetros de avaliação (geometria, perfeição das faces e transparência) baseada no campeonato canadense, além das consequências que um projeto com estas características podem implicar na formação do aluno e também como uma ferramenta adicional para as escolas aperfeiçoarem as aulas de Química.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de QuímicaUFRJMichel, Ricardo Cunhahttp://lattes.cnpq.br/7631294110820860http://lattes.cnpq.br/0280593741827769Cucinelli Neto, Roberto Pinto2019-02-17T02:32:58Z2023-12-21T03:04:41Z2013-09-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/6529porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:04:41Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/6529Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:04:41Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Competição de crescimento de cristais: uma alternativa ao desenvolvimento cognitivo no aprendizado de química no ensino médio |
title |
Competição de crescimento de cristais: uma alternativa ao desenvolvimento cognitivo no aprendizado de química no ensino médio |
spellingShingle |
Competição de crescimento de cristais: uma alternativa ao desenvolvimento cognitivo no aprendizado de química no ensino médio Cucinelli Neto, Roberto Pinto Cristalização Ensino de química Campeonato Cristais CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
title_short |
Competição de crescimento de cristais: uma alternativa ao desenvolvimento cognitivo no aprendizado de química no ensino médio |
title_full |
Competição de crescimento de cristais: uma alternativa ao desenvolvimento cognitivo no aprendizado de química no ensino médio |
title_fullStr |
Competição de crescimento de cristais: uma alternativa ao desenvolvimento cognitivo no aprendizado de química no ensino médio |
title_full_unstemmed |
Competição de crescimento de cristais: uma alternativa ao desenvolvimento cognitivo no aprendizado de química no ensino médio |
title_sort |
Competição de crescimento de cristais: uma alternativa ao desenvolvimento cognitivo no aprendizado de química no ensino médio |
author |
Cucinelli Neto, Roberto Pinto |
author_facet |
Cucinelli Neto, Roberto Pinto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Michel, Ricardo Cunha http://lattes.cnpq.br/7631294110820860 http://lattes.cnpq.br/0280593741827769 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cucinelli Neto, Roberto Pinto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cristalização Ensino de química Campeonato Cristais CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
topic |
Cristalização Ensino de química Campeonato Cristais CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
description |
Entre os diversos desafios encontrados no processo de mediação didática em Química em turmas do Ensino Médio se encontra a assimilação e interiorização dos conceitos expostos na teoria através de suas aplicações práticas no cotidiano. A partir de um trabalho realizado por escolas no Canadá há alguns anos, o Campeonato de Crescimento de Cristais visa, de maneira prática e lúdica, o desenvolvimento da capacidade de aplicação da teoria e a liberdade para a experimentação aos alunos na cristalização de sais inorgânicos. Será elaborada uma metodologia voltada para o Ensino Médio das escolas brasileiras, com regras bem definidas para sua realização, tais como: tempo, composto utilizado, técnicas experimentais e parâmetros de avaliação (geometria, perfeição das faces e transparência) baseada no campeonato canadense, além das consequências que um projeto com estas características podem implicar na formação do aluno e também como uma ferramenta adicional para as escolas aperfeiçoarem as aulas de Química. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-19 2019-02-17T02:32:58Z 2023-12-21T03:04:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/6529 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/6529 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Instituto de Química UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Instituto de Química UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455981622001664 |