Competição de crescimento de cristais: uma alternativa ao desenvolvimento cognitivo no aprendizado de química no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cucinelli Neto, Roberto Pinto
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/6529
Resumo: Entre os diversos desafios encontrados no processo de mediação didática em Química em turmas do Ensino Médio se encontra a assimilação e interiorização dos conceitos expostos na teoria através de suas aplicações práticas no cotidiano. A partir de um trabalho realizado por escolas no Canadá há alguns anos, o Campeonato de Crescimento de Cristais visa, de maneira prática e lúdica, o desenvolvimento da capacidade de aplicação da teoria e a liberdade para a experimentação aos alunos na cristalização de sais inorgânicos. Será elaborada uma metodologia voltada para o Ensino Médio das escolas brasileiras, com regras bem definidas para sua realização, tais como: tempo, composto utilizado, técnicas experimentais e parâmetros de avaliação (geometria, perfeição das faces e transparência) baseada no campeonato canadense, além das consequências que um projeto com estas características podem implicar na formação do aluno e também como uma ferramenta adicional para as escolas aperfeiçoarem as aulas de Química.
id UFRJ_bc027d58e67851bf9c16dd377685ed94
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/6529
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Competição de crescimento de cristais: uma alternativa ao desenvolvimento cognitivo no aprendizado de química no ensino médioCristalizaçãoEnsino de químicaCampeonatoCristaisCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICAEntre os diversos desafios encontrados no processo de mediação didática em Química em turmas do Ensino Médio se encontra a assimilação e interiorização dos conceitos expostos na teoria através de suas aplicações práticas no cotidiano. A partir de um trabalho realizado por escolas no Canadá há alguns anos, o Campeonato de Crescimento de Cristais visa, de maneira prática e lúdica, o desenvolvimento da capacidade de aplicação da teoria e a liberdade para a experimentação aos alunos na cristalização de sais inorgânicos. Será elaborada uma metodologia voltada para o Ensino Médio das escolas brasileiras, com regras bem definidas para sua realização, tais como: tempo, composto utilizado, técnicas experimentais e parâmetros de avaliação (geometria, perfeição das faces e transparência) baseada no campeonato canadense, além das consequências que um projeto com estas características podem implicar na formação do aluno e também como uma ferramenta adicional para as escolas aperfeiçoarem as aulas de Química.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de QuímicaUFRJMichel, Ricardo Cunhahttp://lattes.cnpq.br/7631294110820860http://lattes.cnpq.br/0280593741827769Cucinelli Neto, Roberto Pinto2019-02-17T02:32:58Z2023-12-21T03:04:41Z2013-09-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/6529porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:04:41Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/6529Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:04:41Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Competição de crescimento de cristais: uma alternativa ao desenvolvimento cognitivo no aprendizado de química no ensino médio
title Competição de crescimento de cristais: uma alternativa ao desenvolvimento cognitivo no aprendizado de química no ensino médio
spellingShingle Competição de crescimento de cristais: uma alternativa ao desenvolvimento cognitivo no aprendizado de química no ensino médio
Cucinelli Neto, Roberto Pinto
Cristalização
Ensino de química
Campeonato
Cristais
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
title_short Competição de crescimento de cristais: uma alternativa ao desenvolvimento cognitivo no aprendizado de química no ensino médio
title_full Competição de crescimento de cristais: uma alternativa ao desenvolvimento cognitivo no aprendizado de química no ensino médio
title_fullStr Competição de crescimento de cristais: uma alternativa ao desenvolvimento cognitivo no aprendizado de química no ensino médio
title_full_unstemmed Competição de crescimento de cristais: uma alternativa ao desenvolvimento cognitivo no aprendizado de química no ensino médio
title_sort Competição de crescimento de cristais: uma alternativa ao desenvolvimento cognitivo no aprendizado de química no ensino médio
author Cucinelli Neto, Roberto Pinto
author_facet Cucinelli Neto, Roberto Pinto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Michel, Ricardo Cunha
http://lattes.cnpq.br/7631294110820860
http://lattes.cnpq.br/0280593741827769
dc.contributor.author.fl_str_mv Cucinelli Neto, Roberto Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Cristalização
Ensino de química
Campeonato
Cristais
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
topic Cristalização
Ensino de química
Campeonato
Cristais
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
description Entre os diversos desafios encontrados no processo de mediação didática em Química em turmas do Ensino Médio se encontra a assimilação e interiorização dos conceitos expostos na teoria através de suas aplicações práticas no cotidiano. A partir de um trabalho realizado por escolas no Canadá há alguns anos, o Campeonato de Crescimento de Cristais visa, de maneira prática e lúdica, o desenvolvimento da capacidade de aplicação da teoria e a liberdade para a experimentação aos alunos na cristalização de sais inorgânicos. Será elaborada uma metodologia voltada para o Ensino Médio das escolas brasileiras, com regras bem definidas para sua realização, tais como: tempo, composto utilizado, técnicas experimentais e parâmetros de avaliação (geometria, perfeição das faces e transparência) baseada no campeonato canadense, além das consequências que um projeto com estas características podem implicar na formação do aluno e também como uma ferramenta adicional para as escolas aperfeiçoarem as aulas de Química.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-19
2019-02-17T02:32:58Z
2023-12-21T03:04:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/6529
url http://hdl.handle.net/11422/6529
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Química
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Química
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455981622001664