Crowdfunding: um estudo de caso dos sites Queremos: e cartase sob o olhar da economia política da informação comunicação e cultura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/4322 |
Resumo: | Essa pesquisa tenta ser um primeiro olhar do ponto de vista da Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura para as plataformas de financiamento coletivo para produtos culturais tomando como objeto de análise as plataformas Queremos! e Catarse. Aparentemente, as plataformas de crowdfunding são opções que favorecem autores independentes e desconhecidos do grande público, porém não há muita literatura que confirme ou desminta essa afirmação. Quais as consequências para o público e para os produtores culturais da utilização dessas ferramentas? Como a utilização do crowdfunding pode afetar a Indústria cultural? Por que os produtores independentes preferem utilizá-las em vez de procurar apoio financeiro em fundos criados pelo governo federal? |
id |
UFRJ_bc146f9128b162945204ce0bf385670f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/4322 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Gomes, Igor Costahttp://lattes.cnpq.br/8920113816573321Santini, Rose Mariehttp://lattes.cnpq.br/8757803805826489Antoun, Henriquehttp://lattes.cnpq.br/2895734067067136Dantas, Marcos2018-07-12T20:04:19Z2023-11-30T03:02:08Z2014-05-26GOMES, Igor Costa. Crowdfunding: um estudo de caso dos sites Queremos: e cartase sob o olhar da economia política da informação comunicação e cultura. 2014. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.http://hdl.handle.net/11422/4322Submitted by Helio Pedrosa (helionelson01@hotmail.com) on 2017-01-26T18:05:50Z No. of bitstreams: 1 IGomes.pdf: 656575 bytes, checksum: e91f24a9fb984e7d868da89f69f0b753 (MD5)Made available in DSpace on 2018-07-12T20:04:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 IGomes.pdf: 656575 bytes, checksum: e91f24a9fb984e7d868da89f69f0b753 (MD5) Previous issue date: 2014-05-26Essa pesquisa tenta ser um primeiro olhar do ponto de vista da Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura para as plataformas de financiamento coletivo para produtos culturais tomando como objeto de análise as plataformas Queremos! e Catarse. Aparentemente, as plataformas de crowdfunding são opções que favorecem autores independentes e desconhecidos do grande público, porém não há muita literatura que confirme ou desminta essa afirmação. Quais as consequências para o público e para os produtores culturais da utilização dessas ferramentas? Como a utilização do crowdfunding pode afetar a Indústria cultural? Por que os produtores independentes preferem utilizá-las em vez de procurar apoio financeiro em fundos criados pelo governo federal?porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOEntretenimentoAspectos sociaisAspectos econômicosAspectos culturaisCrowdfunding: um estudo de caso dos sites Queremos: e cartase sob o olhar da economia política da informação comunicação e culturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALIGomes.pdfIGomes.pdfapplication/pdf656575http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/4322/1/IGomes.pdfe91f24a9fb984e7d868da89f69f0b753MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/4322/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/43222023-11-30 00:02:08.656oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:02:08Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Crowdfunding: um estudo de caso dos sites Queremos: e cartase sob o olhar da economia política da informação comunicação e cultura |
title |
Crowdfunding: um estudo de caso dos sites Queremos: e cartase sob o olhar da economia política da informação comunicação e cultura |
spellingShingle |
Crowdfunding: um estudo de caso dos sites Queremos: e cartase sob o olhar da economia política da informação comunicação e cultura Gomes, Igor Costa CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO Entretenimento Aspectos sociais Aspectos econômicos Aspectos culturais |
title_short |
Crowdfunding: um estudo de caso dos sites Queremos: e cartase sob o olhar da economia política da informação comunicação e cultura |
title_full |
Crowdfunding: um estudo de caso dos sites Queremos: e cartase sob o olhar da economia política da informação comunicação e cultura |
title_fullStr |
Crowdfunding: um estudo de caso dos sites Queremos: e cartase sob o olhar da economia política da informação comunicação e cultura |
title_full_unstemmed |
Crowdfunding: um estudo de caso dos sites Queremos: e cartase sob o olhar da economia política da informação comunicação e cultura |
title_sort |
Crowdfunding: um estudo de caso dos sites Queremos: e cartase sob o olhar da economia política da informação comunicação e cultura |
author |
Gomes, Igor Costa |
author_facet |
Gomes, Igor Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8920113816573321 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Igor Costa |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Santini, Rose Marie |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8757803805826489 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Antoun, Henrique |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2895734067067136 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dantas, Marcos |
contributor_str_mv |
Santini, Rose Marie Antoun, Henrique Dantas, Marcos |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO Entretenimento Aspectos sociais Aspectos econômicos Aspectos culturais |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Entretenimento Aspectos sociais Aspectos econômicos Aspectos culturais |
description |
Essa pesquisa tenta ser um primeiro olhar do ponto de vista da Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura para as plataformas de financiamento coletivo para produtos culturais tomando como objeto de análise as plataformas Queremos! e Catarse. Aparentemente, as plataformas de crowdfunding são opções que favorecem autores independentes e desconhecidos do grande público, porém não há muita literatura que confirme ou desminta essa afirmação. Quais as consequências para o público e para os produtores culturais da utilização dessas ferramentas? Como a utilização do crowdfunding pode afetar a Indústria cultural? Por que os produtores independentes preferem utilizá-las em vez de procurar apoio financeiro em fundos criados pelo governo federal? |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-05-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-07-12T20:04:19Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:02:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GOMES, Igor Costa. Crowdfunding: um estudo de caso dos sites Queremos: e cartase sob o olhar da economia política da informação comunicação e cultura. 2014. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/4322 |
identifier_str_mv |
GOMES, Igor Costa. Crowdfunding: um estudo de caso dos sites Queremos: e cartase sob o olhar da economia política da informação comunicação e cultura. 2014. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/4322 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/4322/1/IGomes.pdf http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/4322/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e91f24a9fb984e7d868da89f69f0b753 dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097081571409920 |