Os benefícios da estimulação precoce em crianças com microcefalia decorrente da exposição ao vírus da Zika

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Ilma Dayse Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/14187
Resumo: O presente estudo busca demonstrar os benefícios da estimulação precoce em crianças com microcefalia decorrente da exposição ao vírus da zika no período pré-natal. Foi feita uma revisão de literatura em livros, artigos e sites, sobre a recente epidemia de zika vírus que culminou com o nascimento de crianças com a Síndrome Congênita de Zika Vírus, sendo a microcefalia um dos sinais presentes na síndrome, além de hipertonia/espasticidade, hiperreflexia, irritabilidade com choro intermitente, convulsões, disfunção do tronco cerebral, artrogripose, alterações neuromotoras, auditivas e oculares, entre outros. A estimulação precoce é realizada nessas crianças, entre zero e três anos de idade cronológica, por profissionais das áreas da saúde e da educação, como forma de minimizar os danos causados no sistema nervoso central imaturo pela infecção congênita, visando, nesse período, estimular a criança em todas as áreas possíveis (motora, sensorial, linguística, cognitiva, social) para que a ela tenha possibilidades de ampliar suas habilidades, tendo em vista os marcos do desenvolvimento. Foi feito também um relato de experiência no Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE), onde funciona o Polo de Microcefalia com Estimulação precoce em crianças do município de São João de Meriti (RJ), com crianças acometidas pela síndrome. Nesse relato, algumas mães discorrem sobre desenvolvimento de seus filhos. Com essas abordagens, pode-se concluir que a estimulação precoce é eficiente no desenvolvimento da criança com microcefalia proveniente da exposição ao vírus da zika.
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Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.http://hdl.handle.net/11422/14187Submitted by Laisa Maria Freire (laisa@ufrj.br) on 2021-04-12T17:35:19Z No. of bitstreams: 1 IDSMartins.pdf: 689159 bytes, checksum: 06baf66b01a405a58eeb47d64225071a (MD5)Approved for entry into archive by Celeste Torquato (celeste.velasco@ccsdecania.ufrj.br) on 2021-05-04T15:00:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 IDSMartins.pdf: 689159 bytes, checksum: 06baf66b01a405a58eeb47d64225071a (MD5)Made available in DSpace on 2021-05-04T15:00:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 IDSMartins.pdf: 689159 bytes, checksum: 06baf66b01a405a58eeb47d64225071a (MD5) Previous issue date: 2019O presente estudo busca demonstrar os benefícios da estimulação precoce em crianças com microcefalia decorrente da exposição ao vírus da zika no período pré-natal. 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