Osmose Jones: proposta alternativa para o ensino de ciências biológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Carlos José Evangelista
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/14183
Resumo: O sistema educacional brasileiro encontra-se em um estado caótico. São diversos fatores que podem ser citados para que favoreçam esta situação: desvalorização do corpo docente, marginalização do ensino, falta de investimento na educação, dentre outros. Entretanto o futuro do Brasil depende exclusivamente da Educação. Visando uma transformação do sistema educacional, este trabalho surge com uma proposta para os professores de ciências e de biologia para inserirem recursos didático-pedagógicos em suas práticas em sala de aula, com o intuito de os mesmos motivarem e cativarem o corpo discente. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica onde pode ser constatado que o professor deve atuar como um mediador entre o conhecimento e o aluno. Desta forma, o aluno passa a ser autor de seu próprio conhecimento. Para tal feito, o docente pode recorrer a algumas estratégias de ensino. Neste trabalho monográfico optou-se pela utilização de filme e de mapa conceitual como recursos didático-pedagógicos. Como objetivo geral, o autor deste trabalho fez a análise da inserção de recursos didático-pedagógicos nas aulas de ciências e de biologia. Verificou-se, tendo como objetivos específicos, a utilização de mapas conceituais e a inserção do filme Osmose Jones auxiliam o professor em sua prática em sala de aula. Para que este trabalho fosse executado foi necessário um planejamento adequado por parte do autor. O mesmo planejou uma atividade, que foi dividida em quatro etapas, executada em uma escola pública no município do Rio de Janeiro para uma turma de 6° ano do Ensino fundamental. A atividade foi avaliada da seguinte maneira: elaboração de mapas conceituais por parte dos alunos, os mesmos responderam a um questionário e também a duas questões em uma prova que foi aplicada pelo professor regente da turma. Como resultados, o autor pode verificar que a inserção de tais recursos auxilia o professor em sua prática docente e motiva os alunos na busca do conhecimento, uma vez que foge do tradicional método de ensino.
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