Blogs de cosméticos e sua influência na decisão de compra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Annunziata, Talitha Barcellos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/4911
Resumo: Desde a antiguidade o ser humano busca pela boa forma e beleza para se adequar aos padrões impostos pela sociedade. Essa busca vem aumentando e afetando desde cedo as pessoas, em parte graças ao avanço das novas mídias. Novos meios de comunicação, divulgação e de comercialização estão surgindo, e com eles novas formas de expor e reforçar a procura pelo corpo e beleza perfeitos, dentre eles, os blogs. Os blogs surgem como um meio de expor ideias sobre qualquer assunto, no caso, auxilia como divulgação de produtos e serviços voltados aos tratamentos cosméticos. Ao longo do tempo, os blogs vêm adquirindo uma forte credibilidade junto aos seus leitores, tornando-se dessa maneira uma importante ferramenta para a formação de opinião seja de produtos, serviços e até mesmo sobre pessoas. Verificou-se que seus autores se tornam líderes de opinião e que são fortes influenciadores na decisão de compra de seus leitores, visto que agregam, em um só local, várias etapas do processo de decisão de compra descrito por Kotler (2012). Para entender essa nova tendência de dos blogs e identificar se eles têm o poder de influenciar seus leitores e, se sim, como e por que isso ocorre, foi realizada uma pesquisa com 885 leitoras. Observou-se que a maioria das leitoras utilizam os cosméticos para manutenção da boa aparência, se sentir mais atraente e alavancar a autoestima, todas essas opções estão relacionadas com a tentativa de buscar a beleza dos padrões impostos pela sociedade. Também foi percebido que muitas dessas leitoras se baseiam nos tutorias e resenhas dos blogs para decidir a compra de um determinado produto. O blog se mostrou uma ferramenta útil de filtragem e coleta de dados sobre os produtos e sua utilização, poupando tempo de busca e de investimento, já que ele faz um papel de vitrine virtual onde se pode ver cores, texturas e resultados dos produtos.
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Novos meios de comunicação, divulgação e de comercialização estão surgindo, e com eles novas formas de expor e reforçar a procura pelo corpo e beleza perfeitos, dentre eles, os blogs. Os blogs surgem como um meio de expor ideias sobre qualquer assunto, no caso, auxilia como divulgação de produtos e serviços voltados aos tratamentos cosméticos. Ao longo do tempo, os blogs vêm adquirindo uma forte credibilidade junto aos seus leitores, tornando-se dessa maneira uma importante ferramenta para a formação de opinião seja de produtos, serviços e até mesmo sobre pessoas. Verificou-se que seus autores se tornam líderes de opinião e que são fortes influenciadores na decisão de compra de seus leitores, visto que agregam, em um só local, várias etapas do processo de decisão de compra descrito por Kotler (2012). Para entender essa nova tendência de dos blogs e identificar se eles têm o poder de influenciar seus leitores e, se sim, como e por que isso ocorre, foi realizada uma pesquisa com 885 leitoras. Observou-se que a maioria das leitoras utilizam os cosméticos para manutenção da boa aparência, se sentir mais atraente e alavancar a autoestima, todas essas opções estão relacionadas com a tentativa de buscar a beleza dos padrões impostos pela sociedade. Também foi percebido que muitas dessas leitoras se baseiam nos tutorias e resenhas dos blogs para decidir a compra de um determinado produto. O blog se mostrou uma ferramenta útil de filtragem e coleta de dados sobre os produtos e sua utilização, poupando tempo de busca e de investimento, já que ele faz um papel de vitrine virtual onde se pode ver cores, texturas e resultados dos produtos.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASBlogsCosméticosMercado da belezaPadrões de belezaBlogs de cosméticos e sua influência na decisão de comprainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALTBAnnunziata.pdfTBAnnunziata.pdfapplication/pdf1500820http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/4911/1/TBAnnunziata.pdf221433e2108d97131a23c3d12db70ee5MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/4911/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/49112023-11-30 00:02:25.626oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:02:25Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
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