Uso da biblioterapia em pacientes de pediatria: o caso do Projeto Biblioteca Viva em Hospitais.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/214 |
Resumo: | Pesquisas têm demonstrado que no Brasil são poucos os cidadãos que podem ser considerados, de fato, leitores. O desinteresse pelo livro pode ser observado pelas crianças brasileiras que não possuem o costume e o gosto pela leitura. Esta falta de hábito de ler não vem de hoje, deriva do passado, onde, por diversos motivos, a leitura não era disseminada, o alto preço dos livros, o aparecimento da imprensa tardio, o número elevado de analfabetos na época, entre outros. Alguns anos mais tarde, o governo desperta para o problema da leitura e dissemina mais o seu incentivo, mas com ênfase apenas em determinadas regiões do país, que eram as sedes do governo. Na tentativa de, não somente levar a leitura para a maior quantidade possível de pessoas, mas também, de formar brasileiros leitores, surgiram diversos projetos com o foco no incentivo à leitura. Um destes projetos, que será o objeto deste estudo, se constitui no Projeto Biblioteca Viva (PBV) com o foco em hospitais. O PBV surgiu com o intuito de levar o mundo literário para o maior número de pessoas possíveis. O presente trabalho consiste na convivência e observação do PBV no Instituto de Pediatria e Puericultura Martagão Gesteira (IPPMG), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tem o propósito de averiguar se, de fato, por meio da mediação de leitura, há a melhora física dos pacientes internados e, ainda, avaliar se ocorre o desenvolvimento intelectual dos enfermos beneficiados pelo PBV. |
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