Implementação e avaliação de um sistema de rastreamento de pacotes IP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Marcelo Duffles Donato
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/7505
Resumo: Os ataques de negação de serviço distribuídos são hoje uma das maiores ameaças de segurança da Internet. Os atacantes utilizam redes de ataque, as botnets, da ordem de milhões de computadores. Tipicamente, cada estação de ataque gera certa quantidade de tráfego em direção à vítima e o tráfego agregado é então responsável por prejudicar ou interromper completamente uma atividade legítima. Com tamanho poder de ataque,os resultados dos ataques são catastróficos. Um relatório recente do FBI indica que os prejuízos financeiros e de imagem das empresas e instituições atacadas são enormes.Apesar do avanço em pesquisa e desenvolvimento de técnicas de defesa contra ataques de negação de serviço, as ferramentas comerciais de proteção e reação a ataques ainda são incipientes e/ou incompletas e os verdadeiros autores dos ataques em geral não são descobertos, permanecendo anônimos e impunes. Uma solução promissora é tornar a rede capaz de rastrear os atacantes, a fim de interromper os ataques e aplicar punições legais. Esse trabalho apresenta uma nova estrutura de marcação de pacotes que tem como características principais a robustez à interferência do atacante e uma elevada capacidade de compactação. São apresentadas análises teóricas e de simulação que comprovam a eficácia do sistema de rastreamento proposto. O sistema é comparado a outras propostas da literatura e apresenta melhor desempenho em termos robustez, acurácia e economia de espaço no cabeçalho dos pacotes.
id UFRJ_bf8194cc5729598601fdc6c4ea8dfa69
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/7505
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Implementação e avaliação de um sistema de rastreamento de pacotes IPRedes de ComputadoresInternetCNPQ::ENGENHARIASOs ataques de negação de serviço distribuídos são hoje uma das maiores ameaças de segurança da Internet. Os atacantes utilizam redes de ataque, as botnets, da ordem de milhões de computadores. Tipicamente, cada estação de ataque gera certa quantidade de tráfego em direção à vítima e o tráfego agregado é então responsável por prejudicar ou interromper completamente uma atividade legítima. Com tamanho poder de ataque,os resultados dos ataques são catastróficos. Um relatório recente do FBI indica que os prejuízos financeiros e de imagem das empresas e instituições atacadas são enormes.Apesar do avanço em pesquisa e desenvolvimento de técnicas de defesa contra ataques de negação de serviço, as ferramentas comerciais de proteção e reação a ataques ainda são incipientes e/ou incompletas e os verdadeiros autores dos ataques em geral não são descobertos, permanecendo anônimos e impunes. Uma solução promissora é tornar a rede capaz de rastrear os atacantes, a fim de interromper os ataques e aplicar punições legais. Esse trabalho apresenta uma nova estrutura de marcação de pacotes que tem como características principais a robustez à interferência do atacante e uma elevada capacidade de compactação. São apresentadas análises teóricas e de simulação que comprovam a eficácia do sistema de rastreamento proposto. O sistema é comparado a outras propostas da literatura e apresenta melhor desempenho em termos robustez, acurácia e economia de espaço no cabeçalho dos pacotes.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola PolitécnicaUFRJDuarte, Otto Carlos Muniz BandeiraLaufer, Rafael PinaudMello, Flávio Luis deCosta, Luís Henrique Maciel KosmalskiCampista, Miguel Elias MitreMoreira, Marcelo Duffles Donato2019-04-26T18:35:20Z2023-12-21T03:04:56Z2009-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/7505porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:04:56Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/7505Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:04:56Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Implementação e avaliação de um sistema de rastreamento de pacotes IP
title Implementação e avaliação de um sistema de rastreamento de pacotes IP
spellingShingle Implementação e avaliação de um sistema de rastreamento de pacotes IP
Moreira, Marcelo Duffles Donato
Redes de Computadores
Internet
CNPQ::ENGENHARIAS
title_short Implementação e avaliação de um sistema de rastreamento de pacotes IP
title_full Implementação e avaliação de um sistema de rastreamento de pacotes IP
title_fullStr Implementação e avaliação de um sistema de rastreamento de pacotes IP
title_full_unstemmed Implementação e avaliação de um sistema de rastreamento de pacotes IP
title_sort Implementação e avaliação de um sistema de rastreamento de pacotes IP
author Moreira, Marcelo Duffles Donato
author_facet Moreira, Marcelo Duffles Donato
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Duarte, Otto Carlos Muniz Bandeira
Laufer, Rafael Pinaud
Mello, Flávio Luis de
Costa, Luís Henrique Maciel Kosmalski
Campista, Miguel Elias Mitre
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Marcelo Duffles Donato
dc.subject.por.fl_str_mv Redes de Computadores
Internet
CNPQ::ENGENHARIAS
topic Redes de Computadores
Internet
CNPQ::ENGENHARIAS
description Os ataques de negação de serviço distribuídos são hoje uma das maiores ameaças de segurança da Internet. Os atacantes utilizam redes de ataque, as botnets, da ordem de milhões de computadores. Tipicamente, cada estação de ataque gera certa quantidade de tráfego em direção à vítima e o tráfego agregado é então responsável por prejudicar ou interromper completamente uma atividade legítima. Com tamanho poder de ataque,os resultados dos ataques são catastróficos. Um relatório recente do FBI indica que os prejuízos financeiros e de imagem das empresas e instituições atacadas são enormes.Apesar do avanço em pesquisa e desenvolvimento de técnicas de defesa contra ataques de negação de serviço, as ferramentas comerciais de proteção e reação a ataques ainda são incipientes e/ou incompletas e os verdadeiros autores dos ataques em geral não são descobertos, permanecendo anônimos e impunes. Uma solução promissora é tornar a rede capaz de rastrear os atacantes, a fim de interromper os ataques e aplicar punições legais. Esse trabalho apresenta uma nova estrutura de marcação de pacotes que tem como características principais a robustez à interferência do atacante e uma elevada capacidade de compactação. São apresentadas análises teóricas e de simulação que comprovam a eficácia do sistema de rastreamento proposto. O sistema é comparado a outras propostas da literatura e apresenta melhor desempenho em termos robustez, acurácia e economia de espaço no cabeçalho dos pacotes.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-02
2019-04-26T18:35:20Z
2023-12-21T03:04:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/7505
url http://hdl.handle.net/11422/7505
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola Politécnica
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola Politécnica
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455986228396032