Criar para aprender: a produção de documentário na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/546 |
Resumo: | Este projeto visa contribuir com os estudos de articulação entre cinema e educação, promovendo uma análise da potência da inserção da produção de documentário em contexto escolar. Para tanto, trabalha a ideia de que a escola é estruturada enquanto um complexo sistema de normatização, que tende a afastar o aluno por não se reconhecer nas atividades desenvolvidas durante o processo de ensino-aprendizagem. Diante deste cenário, defende-se aqui a ideia de que é necessário pensar em alternativas que permitam uma transformação das relações escolares, valorizando a singularidade dos alunos, visando a formação de sujeitos críticos, criativos e dispostos a se engajar em uma compreensão do outro. Assim, propõe-se que a produção de documentário é um dos instrumentos com maior potencial para alcançar estes objetivos, permitindo aos estudantes reconhecerem-se em funções diversas, desenvolverem habilidades de relações em grupo, além de promover uma experiência prática de imersão em um encontro com a diferença que demanda uma responsabilidade ética. |
id |
UFRJ_bff8472a977dc34a3e3e64f607a7a359 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/546 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Criar para aprender: a produção de documentário na escolaProdução audiovisualDocumentárioEducaçãoProdução cinematográficaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAOEste projeto visa contribuir com os estudos de articulação entre cinema e educação, promovendo uma análise da potência da inserção da produção de documentário em contexto escolar. Para tanto, trabalha a ideia de que a escola é estruturada enquanto um complexo sistema de normatização, que tende a afastar o aluno por não se reconhecer nas atividades desenvolvidas durante o processo de ensino-aprendizagem. Diante deste cenário, defende-se aqui a ideia de que é necessário pensar em alternativas que permitam uma transformação das relações escolares, valorizando a singularidade dos alunos, visando a formação de sujeitos críticos, criativos e dispostos a se engajar em uma compreensão do outro. Assim, propõe-se que a produção de documentário é um dos instrumentos com maior potencial para alcançar estes objetivos, permitindo aos estudantes reconhecerem-se em funções diversas, desenvolverem habilidades de relações em grupo, além de promover uma experiência prática de imersão em um encontro com a diferença que demanda uma responsabilidade ética.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJMaciel, Kátia Augustahttp://lattes.cnpq.br/8100404916721779Lins, Consuelo da Luzhttp://lattes.cnpq.br/6656585766641643Gerheim, Fernando Souzahttp://lattes.cnpq.br/6249323629229812Braga, Natália Sampaio de Carvalho2016-06-23T15:24:06Z2023-12-21T03:04:33Z2016-03-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBRAGA, Natália Sampaio de Carvalho. Criar para aprender: a produção de documentário na escola. 2016. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://hdl.handle.net/11422/546porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:04:33Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/546Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:04:33Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Criar para aprender: a produção de documentário na escola |
title |
Criar para aprender: a produção de documentário na escola |
spellingShingle |
Criar para aprender: a produção de documentário na escola Braga, Natália Sampaio de Carvalho Produção audiovisual Documentário Educação Produção cinematográfica CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO |
title_short |
Criar para aprender: a produção de documentário na escola |
title_full |
Criar para aprender: a produção de documentário na escola |
title_fullStr |
Criar para aprender: a produção de documentário na escola |
title_full_unstemmed |
Criar para aprender: a produção de documentário na escola |
title_sort |
Criar para aprender: a produção de documentário na escola |
author |
Braga, Natália Sampaio de Carvalho |
author_facet |
Braga, Natália Sampaio de Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Maciel, Kátia Augusta http://lattes.cnpq.br/8100404916721779 Lins, Consuelo da Luz http://lattes.cnpq.br/6656585766641643 Gerheim, Fernando Souza http://lattes.cnpq.br/6249323629229812 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Braga, Natália Sampaio de Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Produção audiovisual Documentário Educação Produção cinematográfica CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO |
topic |
Produção audiovisual Documentário Educação Produção cinematográfica CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO |
description |
Este projeto visa contribuir com os estudos de articulação entre cinema e educação, promovendo uma análise da potência da inserção da produção de documentário em contexto escolar. Para tanto, trabalha a ideia de que a escola é estruturada enquanto um complexo sistema de normatização, que tende a afastar o aluno por não se reconhecer nas atividades desenvolvidas durante o processo de ensino-aprendizagem. Diante deste cenário, defende-se aqui a ideia de que é necessário pensar em alternativas que permitam uma transformação das relações escolares, valorizando a singularidade dos alunos, visando a formação de sujeitos críticos, criativos e dispostos a se engajar em uma compreensão do outro. Assim, propõe-se que a produção de documentário é um dos instrumentos com maior potencial para alcançar estes objetivos, permitindo aos estudantes reconhecerem-se em funções diversas, desenvolverem habilidades de relações em grupo, além de promover uma experiência prática de imersão em um encontro com a diferença que demanda uma responsabilidade ética. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-23T15:24:06Z 2016-03-08 2023-12-21T03:04:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BRAGA, Natália Sampaio de Carvalho. Criar para aprender: a produção de documentário na escola. 2016. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. http://hdl.handle.net/11422/546 |
identifier_str_mv |
BRAGA, Natália Sampaio de Carvalho. Criar para aprender: a produção de documentário na escola. 2016. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/546 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455952190570496 |