Criar para aprender: a produção de documentário na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Natália Sampaio de Carvalho
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/546
Resumo: Este projeto visa contribuir com os estudos de articulação entre cinema e educação, promovendo uma análise da potência da inserção da produção de documentário em contexto escolar. Para tanto, trabalha a ideia de que a escola é estruturada enquanto um complexo sistema de normatização, que tende a afastar o aluno por não se reconhecer nas atividades desenvolvidas durante o processo de ensino-aprendizagem. Diante deste cenário, defende-se aqui a ideia de que é necessário pensar em alternativas que permitam uma transformação das relações escolares, valorizando a singularidade dos alunos, visando a formação de sujeitos críticos, criativos e dispostos a se engajar em uma compreensão do outro. Assim, propõe-se que a produção de documentário é um dos instrumentos com maior potencial para alcançar estes objetivos, permitindo aos estudantes reconhecerem-se em funções diversas, desenvolverem habilidades de relações em grupo, além de promover uma experiência prática de imersão em um encontro com a diferença que demanda uma responsabilidade ética.
id UFRJ_bff8472a977dc34a3e3e64f607a7a359
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/546
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Criar para aprender: a produção de documentário na escolaProdução audiovisualDocumentárioEducaçãoProdução cinematográficaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAOEste projeto visa contribuir com os estudos de articulação entre cinema e educação, promovendo uma análise da potência da inserção da produção de documentário em contexto escolar. Para tanto, trabalha a ideia de que a escola é estruturada enquanto um complexo sistema de normatização, que tende a afastar o aluno por não se reconhecer nas atividades desenvolvidas durante o processo de ensino-aprendizagem. Diante deste cenário, defende-se aqui a ideia de que é necessário pensar em alternativas que permitam uma transformação das relações escolares, valorizando a singularidade dos alunos, visando a formação de sujeitos críticos, criativos e dispostos a se engajar em uma compreensão do outro. Assim, propõe-se que a produção de documentário é um dos instrumentos com maior potencial para alcançar estes objetivos, permitindo aos estudantes reconhecerem-se em funções diversas, desenvolverem habilidades de relações em grupo, além de promover uma experiência prática de imersão em um encontro com a diferença que demanda uma responsabilidade ética.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJMaciel, Kátia Augustahttp://lattes.cnpq.br/8100404916721779Lins, Consuelo da Luzhttp://lattes.cnpq.br/6656585766641643Gerheim, Fernando Souzahttp://lattes.cnpq.br/6249323629229812Braga, Natália Sampaio de Carvalho2016-06-23T15:24:06Z2023-12-21T03:04:33Z2016-03-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBRAGA, Natália Sampaio de Carvalho. Criar para aprender: a produção de documentário na escola. 2016. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://hdl.handle.net/11422/546porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:04:33Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/546Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:04:33Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Criar para aprender: a produção de documentário na escola
title Criar para aprender: a produção de documentário na escola
spellingShingle Criar para aprender: a produção de documentário na escola
Braga, Natália Sampaio de Carvalho
Produção audiovisual
Documentário
Educação
Produção cinematográfica
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
title_short Criar para aprender: a produção de documentário na escola
title_full Criar para aprender: a produção de documentário na escola
title_fullStr Criar para aprender: a produção de documentário na escola
title_full_unstemmed Criar para aprender: a produção de documentário na escola
title_sort Criar para aprender: a produção de documentário na escola
author Braga, Natália Sampaio de Carvalho
author_facet Braga, Natália Sampaio de Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maciel, Kátia Augusta
http://lattes.cnpq.br/8100404916721779
Lins, Consuelo da Luz
http://lattes.cnpq.br/6656585766641643
Gerheim, Fernando Souza
http://lattes.cnpq.br/6249323629229812
dc.contributor.author.fl_str_mv Braga, Natália Sampaio de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Produção audiovisual
Documentário
Educação
Produção cinematográfica
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
topic Produção audiovisual
Documentário
Educação
Produção cinematográfica
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
description Este projeto visa contribuir com os estudos de articulação entre cinema e educação, promovendo uma análise da potência da inserção da produção de documentário em contexto escolar. Para tanto, trabalha a ideia de que a escola é estruturada enquanto um complexo sistema de normatização, que tende a afastar o aluno por não se reconhecer nas atividades desenvolvidas durante o processo de ensino-aprendizagem. Diante deste cenário, defende-se aqui a ideia de que é necessário pensar em alternativas que permitam uma transformação das relações escolares, valorizando a singularidade dos alunos, visando a formação de sujeitos críticos, criativos e dispostos a se engajar em uma compreensão do outro. Assim, propõe-se que a produção de documentário é um dos instrumentos com maior potencial para alcançar estes objetivos, permitindo aos estudantes reconhecerem-se em funções diversas, desenvolverem habilidades de relações em grupo, além de promover uma experiência prática de imersão em um encontro com a diferença que demanda uma responsabilidade ética.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-23T15:24:06Z
2016-03-08
2023-12-21T03:04:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BRAGA, Natália Sampaio de Carvalho. Criar para aprender: a produção de documentário na escola. 2016. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
http://hdl.handle.net/11422/546
identifier_str_mv BRAGA, Natália Sampaio de Carvalho. Criar para aprender: a produção de documentário na escola. 2016. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
url http://hdl.handle.net/11422/546
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455952190570496