Transbordar o habitar: a Praça Grécia como potencializadora de diferentes realidades sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paumgartten, Mariana Mendes von
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/15811
Resumo: O trabalho tem como tema central as interações e barreiras que ocorrem nos espaços livres públicos urbanos, especificamente naqueles inseridos entre diferentes realidades sociais, e como tais espaços podem atuar na promoção de espaços coletivos, com caráter participativo e democrático. Para explorar tais questões, a proposta tem como objeto de análise a Praça Grécia e a Rua Humberto de Campos, localizadas no Leblon, e suas inter-relações com o bairro e, em particular, com o conjunto habitacional Cruzada São Sebastião. O conjunto habitacional foi construído na década de 1950 por iniciativa de Dom Hélder Câmara, com o objetivo de abrigar parte da população da favela da Praia do Pinto, que se situava no Leblon. A Cruzada São Sebastião apresenta um enorme contraste socioeconômico com o contexto urbano do bairro. Essa distância social resulta na falta de apropriação pelos moradores do conjunto das áreas livres existentes no restante do bairro. Assim, a Praça Grécia, que se localiza em frente à Cruzada, se apresenta como um dos poucos locais em que ocorre - mesmo que parcialmente - tal apropriação. Dessa maneira, o projeto visa promover a requalificação da praça e da rua Humberto de Campos a partir do seu entendimento como espaços de apropriação coletiva e de convivência entre diferentes atores sociais.
id UFRJ_c01944da40f285c9cf05319b1471cddd
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/15811
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Transbordar o habitar: a Praça Grécia como potencializadora de diferentes realidades sociaisEspaços livresPaisagem urbanaApropriação do espaçoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::PAISAGISMO::PROJETOS DE ESPACOS LIVRES URBANOSO trabalho tem como tema central as interações e barreiras que ocorrem nos espaços livres públicos urbanos, especificamente naqueles inseridos entre diferentes realidades sociais, e como tais espaços podem atuar na promoção de espaços coletivos, com caráter participativo e democrático. Para explorar tais questões, a proposta tem como objeto de análise a Praça Grécia e a Rua Humberto de Campos, localizadas no Leblon, e suas inter-relações com o bairro e, em particular, com o conjunto habitacional Cruzada São Sebastião. O conjunto habitacional foi construído na década de 1950 por iniciativa de Dom Hélder Câmara, com o objetivo de abrigar parte da população da favela da Praia do Pinto, que se situava no Leblon. A Cruzada São Sebastião apresenta um enorme contraste socioeconômico com o contexto urbano do bairro. Essa distância social resulta na falta de apropriação pelos moradores do conjunto das áreas livres existentes no restante do bairro. Assim, a Praça Grécia, que se localiza em frente à Cruzada, se apresenta como um dos poucos locais em que ocorre - mesmo que parcialmente - tal apropriação. Dessa maneira, o projeto visa promover a requalificação da praça e da rua Humberto de Campos a partir do seu entendimento como espaços de apropriação coletiva e de convivência entre diferentes atores sociais.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de Arquitetura e UrbanismoUFRJPerpétuo, Maini de OliveiraAlbernaz, Maria Paula Gonçalves Lysandro dePaumgartten, Mariana Mendes von2021-12-16T14:10:55Z2023-12-21T03:08:42Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPAUMGARTTEN, Mariana Mendes von. Transbordar o habitar: a Praça Grécia como potencializadora de diferentes realidades sociais. 2021. 59 f. Trabalho Final de Graduação (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.http://hdl.handle.net/11422/15811porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:08:42Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/15811Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:08:42Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Transbordar o habitar: a Praça Grécia como potencializadora de diferentes realidades sociais
title Transbordar o habitar: a Praça Grécia como potencializadora de diferentes realidades sociais
spellingShingle Transbordar o habitar: a Praça Grécia como potencializadora de diferentes realidades sociais
Paumgartten, Mariana Mendes von
Espaços livres
Paisagem urbana
Apropriação do espaço
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::PAISAGISMO::PROJETOS DE ESPACOS LIVRES URBANOS
title_short Transbordar o habitar: a Praça Grécia como potencializadora de diferentes realidades sociais
title_full Transbordar o habitar: a Praça Grécia como potencializadora de diferentes realidades sociais
title_fullStr Transbordar o habitar: a Praça Grécia como potencializadora de diferentes realidades sociais
title_full_unstemmed Transbordar o habitar: a Praça Grécia como potencializadora de diferentes realidades sociais
title_sort Transbordar o habitar: a Praça Grécia como potencializadora de diferentes realidades sociais
author Paumgartten, Mariana Mendes von
author_facet Paumgartten, Mariana Mendes von
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Perpétuo, Maini de Oliveira
Albernaz, Maria Paula Gonçalves Lysandro de
dc.contributor.author.fl_str_mv Paumgartten, Mariana Mendes von
dc.subject.por.fl_str_mv Espaços livres
Paisagem urbana
Apropriação do espaço
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::PAISAGISMO::PROJETOS DE ESPACOS LIVRES URBANOS
topic Espaços livres
Paisagem urbana
Apropriação do espaço
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::PAISAGISMO::PROJETOS DE ESPACOS LIVRES URBANOS
description O trabalho tem como tema central as interações e barreiras que ocorrem nos espaços livres públicos urbanos, especificamente naqueles inseridos entre diferentes realidades sociais, e como tais espaços podem atuar na promoção de espaços coletivos, com caráter participativo e democrático. Para explorar tais questões, a proposta tem como objeto de análise a Praça Grécia e a Rua Humberto de Campos, localizadas no Leblon, e suas inter-relações com o bairro e, em particular, com o conjunto habitacional Cruzada São Sebastião. O conjunto habitacional foi construído na década de 1950 por iniciativa de Dom Hélder Câmara, com o objetivo de abrigar parte da população da favela da Praia do Pinto, que se situava no Leblon. A Cruzada São Sebastião apresenta um enorme contraste socioeconômico com o contexto urbano do bairro. Essa distância social resulta na falta de apropriação pelos moradores do conjunto das áreas livres existentes no restante do bairro. Assim, a Praça Grécia, que se localiza em frente à Cruzada, se apresenta como um dos poucos locais em que ocorre - mesmo que parcialmente - tal apropriação. Dessa maneira, o projeto visa promover a requalificação da praça e da rua Humberto de Campos a partir do seu entendimento como espaços de apropriação coletiva e de convivência entre diferentes atores sociais.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-16T14:10:55Z
2021
2023-12-21T03:08:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PAUMGARTTEN, Mariana Mendes von. Transbordar o habitar: a Praça Grécia como potencializadora de diferentes realidades sociais. 2021. 59 f. Trabalho Final de Graduação (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
http://hdl.handle.net/11422/15811
identifier_str_mv PAUMGARTTEN, Mariana Mendes von. Transbordar o habitar: a Praça Grécia como potencializadora de diferentes realidades sociais. 2021. 59 f. Trabalho Final de Graduação (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
url http://hdl.handle.net/11422/15811
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456025314066432