A centralidade do consumo e o ato infracional de adolescentes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/10548 |
Resumo: | Observa a centralidade que o consumo ocupa na vida dos indivíduos nas chamadas sociedades pós modernas, sendo, inclusive, considerado um passaporte de acesso à cidadania. Considerando que a juventude constitui-se segmento potencial como consumidores, o trabalho discute como este segmento é frequentemente exposto a publicidades que vendem uma imagem do que é ser jovem, do que é preciso possuir para se sentir incluído, encobrindo a ideia que o acesso aos bens de consumo é atravessado por uma desigualdade estrutural própria do modo de produção capitalista. Este estudo pretende dar ênfase aos atos infracionais cometidos por adolescentes como forma de obter acesso aos bens socialmente produzidos, na lógica da cidadania do consumo, em que para se tornarem ‘’cidadãos’’ e acessarem a riqueza social cometem atos infracionais para obterem esses bens e objetos considerados ícones para juventude. |
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Nascimento, Késsia Gomes dohttp://lattes.cnpq.br/9449921531811959Garcia, Joana Angélica Barbosa2019-11-21T20:35:43Z2023-11-30T03:00:16Z2016-04NASCIMENTO, Késsia Gomes do. A centralidade do consumo e o ato infracional de adolescentes. 2016. 68 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://hdl.handle.net/11422/10548Submitted by Ana Paula Dias Pacheco (anadpachecco@yahoo.com.br) on 2017-06-24T15:04:40Z No. of bitstreams: 1 KGNascimento.pdf: 977953 bytes, checksum: 545f049296390c42e405e83b33544f9b (MD5)Made available in DSpace on 2019-11-21T20:35:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KGNascimento.pdf: 977953 bytes, checksum: 545f049296390c42e405e83b33544f9b (MD5) Previous issue date: 2016-04Observa a centralidade que o consumo ocupa na vida dos indivíduos nas chamadas sociedades pós modernas, sendo, inclusive, considerado um passaporte de acesso à cidadania. Considerando que a juventude constitui-se segmento potencial como consumidores, o trabalho discute como este segmento é frequentemente exposto a publicidades que vendem uma imagem do que é ser jovem, do que é preciso possuir para se sentir incluído, encobrindo a ideia que o acesso aos bens de consumo é atravessado por uma desigualdade estrutural própria do modo de produção capitalista. Este estudo pretende dar ênfase aos atos infracionais cometidos por adolescentes como forma de obter acesso aos bens socialmente produzidos, na lógica da cidadania do consumo, em que para se tornarem ‘’cidadãos’’ e acessarem a riqueza social cometem atos infracionais para obterem esses bens e objetos considerados ícones para juventude.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de Serviço SocialCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::FUNDAMENTOS DO SERVICO SOCIALDesigualdade socialJuventudeConsumoMeios de comunicação de massaA centralidade do consumo e o ato infracional de adolescentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALKGNascimento.pdfKGNascimento.pdfapplication/pdf977953http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/10548/1/KGNascimento.pdf545f049296390c42e405e83b33544f9bMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/10548/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/105482023-11-30 00:00:16.647oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:00:16Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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Observa a centralidade que o consumo ocupa na vida dos indivíduos nas chamadas sociedades pós modernas, sendo, inclusive, considerado um passaporte de acesso à cidadania. Considerando que a juventude constitui-se segmento potencial como consumidores, o trabalho discute como este segmento é frequentemente exposto a publicidades que vendem uma imagem do que é ser jovem, do que é preciso possuir para se sentir incluído, encobrindo a ideia que o acesso aos bens de consumo é atravessado por uma desigualdade estrutural própria do modo de produção capitalista. Este estudo pretende dar ênfase aos atos infracionais cometidos por adolescentes como forma de obter acesso aos bens socialmente produzidos, na lógica da cidadania do consumo, em que para se tornarem ‘’cidadãos’’ e acessarem a riqueza social cometem atos infracionais para obterem esses bens e objetos considerados ícones para juventude. |
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