O conservador-restaurador de material fotográfico: os fundamentos do perfil de um profissional polimata

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Guilherme Zozimo Teixeira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/11115
Resumo: O registro fotográfico tem raiz profunda no cotidiano contemporâneo. Enquanto enfrentamos o excesso de registros informacionais com grande preocupação, temos através da história da fotografia dezenas de formas de registro sensíveis. Considerando aqui o desenvolvimento de processos fotográficos nos últimos 140 anos, é necessário pensar num custódio com um pé no futuro e outro no passado, e nesse contexto que o conservador-restaurador de material fotográfico é elemento chave. Polímata, este profissional precisa de um arcabouço teórico-prático extenso para observar o objeto em sua complexidade - objeto, registro e símbolo -, as dinâmicas referentes à sua permanência - caracterizado pela práxis da Conservação - e compreender o seu passado - consciente de estar sobre os ombros de gigantes.
id UFRJ_c27b5df7ec5087850b2c860ae9d1344c
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/11115
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Dias, Guilherme Zozimo Teixeirahttp://lattes.cnpq.br/1640690518235989Soares, Maria Luisa Ramos de Oliveira2020-01-28T15:51:18Z2023-11-30T03:03:46Z2019-11-26DIAS, Guilherme Zozimo Teixeira. O conservador-restaurador de material fotográfico: os fundamentos do perfil de um profissional polimata. 2019. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Conservação e Restauração) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.http://hdl.handle.net/11422/11115Submitted by André Araújo (leoaraujo@eba.ufrj.br) on 2020-01-28T15:51:18Z No. of bitstreams: 1 GZTDias.pdf: 516309 bytes, checksum: ecd7d1d04d3f9cd86d2d417c915d1c7a (MD5)Made available in DSpace on 2020-01-28T15:51:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GZTDias.pdf: 516309 bytes, checksum: ecd7d1d04d3f9cd86d2d417c915d1c7a (MD5) Previous issue date: 2019-11-26O registro fotográfico tem raiz profunda no cotidiano contemporâneo. Enquanto enfrentamos o excesso de registros informacionais com grande preocupação, temos através da história da fotografia dezenas de formas de registro sensíveis. Considerando aqui o desenvolvimento de processos fotográficos nos últimos 140 anos, é necessário pensar num custódio com um pé no futuro e outro no passado, e nesse contexto que o conservador-restaurador de material fotográfico é elemento chave. Polímata, este profissional precisa de um arcabouço teórico-prático extenso para observar o objeto em sua complexidade - objeto, registro e símbolo -, as dinâmicas referentes à sua permanência - caracterizado pela práxis da Conservação - e compreender o seu passado - consciente de estar sobre os ombros de gigantes.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de Belas ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESFotografiaConservação - restauraçãoO conservador-restaurador de material fotográfico: os fundamentos do perfil de um profissional polimatainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALGZTDias.pdfGZTDias.pdfapplication/pdf516309http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/11115/1/GZTDias.pdfecd7d1d04d3f9cd86d2d417c915d1c7aMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/11115/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/111152023-11-30 00:03:46.241oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:03:46Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O conservador-restaurador de material fotográfico: os fundamentos do perfil de um profissional polimata
title O conservador-restaurador de material fotográfico: os fundamentos do perfil de um profissional polimata
spellingShingle O conservador-restaurador de material fotográfico: os fundamentos do perfil de um profissional polimata
Dias, Guilherme Zozimo Teixeira
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Fotografia
Conservação - restauração
title_short O conservador-restaurador de material fotográfico: os fundamentos do perfil de um profissional polimata
title_full O conservador-restaurador de material fotográfico: os fundamentos do perfil de um profissional polimata
title_fullStr O conservador-restaurador de material fotográfico: os fundamentos do perfil de um profissional polimata
title_full_unstemmed O conservador-restaurador de material fotográfico: os fundamentos do perfil de um profissional polimata
title_sort O conservador-restaurador de material fotográfico: os fundamentos do perfil de um profissional polimata
author Dias, Guilherme Zozimo Teixeira
author_facet Dias, Guilherme Zozimo Teixeira
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1640690518235989
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Guilherme Zozimo Teixeira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Soares, Maria Luisa Ramos de Oliveira
contributor_str_mv Soares, Maria Luisa Ramos de Oliveira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Fotografia
Conservação - restauração
dc.subject.por.fl_str_mv Fotografia
Conservação - restauração
description O registro fotográfico tem raiz profunda no cotidiano contemporâneo. Enquanto enfrentamos o excesso de registros informacionais com grande preocupação, temos através da história da fotografia dezenas de formas de registro sensíveis. Considerando aqui o desenvolvimento de processos fotográficos nos últimos 140 anos, é necessário pensar num custódio com um pé no futuro e outro no passado, e nesse contexto que o conservador-restaurador de material fotográfico é elemento chave. Polímata, este profissional precisa de um arcabouço teórico-prático extenso para observar o objeto em sua complexidade - objeto, registro e símbolo -, as dinâmicas referentes à sua permanência - caracterizado pela práxis da Conservação - e compreender o seu passado - consciente de estar sobre os ombros de gigantes.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-11-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-28T15:51:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:03:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DIAS, Guilherme Zozimo Teixeira. O conservador-restaurador de material fotográfico: os fundamentos do perfil de um profissional polimata. 2019. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Conservação e Restauração) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/11115
identifier_str_mv DIAS, Guilherme Zozimo Teixeira. O conservador-restaurador de material fotográfico: os fundamentos do perfil de um profissional polimata. 2019. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Conservação e Restauração) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
url http://hdl.handle.net/11422/11115
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Belas Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/11115/1/GZTDias.pdf
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/11115/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ecd7d1d04d3f9cd86d2d417c915d1c7a
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097174733193216