Ibope: TV digital interativa, social TV e as novos métodos de aferição de audiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Fabricio Lima
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/6256
Resumo: Demonstra como os métodos tradicionais de aferição de audiência já não são suficientes para acompanhar os avanços tecnológicos do maior veículo de comunicação do país, com a implantação da TV digital interativa, e a adesão dos telespectadores ao processo da Social TV, caracterizado pelo fenômeno da segunda tela. A pesquisa apresenta a metodologia do Instituto Brasileiro de Opinião e Estatística (Ibope), responsável pela medição de audiência no Brasil há mais de 70 anos, e o investimento da empresa para se adequar às atuais demandas de aferição do ambiente virtual. O projeto também inclui propostas de medição para a TV digital interativa diante do recurso da multiprogramação. Por fim, apresenta as conclusões sobre esse novo modo de ver e consumir televisão e a importância dessas novas técnicas de mensuração de audiência diante de um consumidor cada vez mais exigente.
id UFRJ_c2dad1bfbb2b92f93e10903c46f37509
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/6256
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Ibope: TV digital interativa, social TV e as novos métodos de aferição de audiênciaTelevisão digitalTelevisão interativaConsumoIbopeCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAODemonstra como os métodos tradicionais de aferição de audiência já não são suficientes para acompanhar os avanços tecnológicos do maior veículo de comunicação do país, com a implantação da TV digital interativa, e a adesão dos telespectadores ao processo da Social TV, caracterizado pelo fenômeno da segunda tela. A pesquisa apresenta a metodologia do Instituto Brasileiro de Opinião e Estatística (Ibope), responsável pela medição de audiência no Brasil há mais de 70 anos, e o investimento da empresa para se adequar às atuais demandas de aferição do ambiente virtual. O projeto também inclui propostas de medição para a TV digital interativa diante do recurso da multiprogramação. Por fim, apresenta as conclusões sobre esse novo modo de ver e consumir televisão e a importância dessas novas técnicas de mensuração de audiência diante de um consumidor cada vez mais exigente.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJBarbosa, Marialva Carloshttp://lattes.cnpq.br/9819532476888552Luz, Cristina Rego Monteiro dahttp://lattes.cnpq.br/9845102367219960Latini, Gabriela Nóra Pachecohttp://lattes.cnpq.br/9743115177041525Nogueira, Fabricio Lima2019-01-28T18:22:09Z2023-12-21T03:05:48Z2016-07-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisNOGUEIRA, Fabrício Lima. Ibope: TV digital interativa, social TV e as novos métodos de aferição de audiência. 2016. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://hdl.handle.net/11422/6256porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:05:48Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/6256Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:05:48Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Ibope: TV digital interativa, social TV e as novos métodos de aferição de audiência
title Ibope: TV digital interativa, social TV e as novos métodos de aferição de audiência
spellingShingle Ibope: TV digital interativa, social TV e as novos métodos de aferição de audiência
Nogueira, Fabricio Lima
Televisão digital
Televisão interativa
Consumo
Ibope
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
title_short Ibope: TV digital interativa, social TV e as novos métodos de aferição de audiência
title_full Ibope: TV digital interativa, social TV e as novos métodos de aferição de audiência
title_fullStr Ibope: TV digital interativa, social TV e as novos métodos de aferição de audiência
title_full_unstemmed Ibope: TV digital interativa, social TV e as novos métodos de aferição de audiência
title_sort Ibope: TV digital interativa, social TV e as novos métodos de aferição de audiência
author Nogueira, Fabricio Lima
author_facet Nogueira, Fabricio Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbosa, Marialva Carlos
http://lattes.cnpq.br/9819532476888552
Luz, Cristina Rego Monteiro da
http://lattes.cnpq.br/9845102367219960
Latini, Gabriela Nóra Pacheco
http://lattes.cnpq.br/9743115177041525
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Fabricio Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Televisão digital
Televisão interativa
Consumo
Ibope
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
topic Televisão digital
Televisão interativa
Consumo
Ibope
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
description Demonstra como os métodos tradicionais de aferição de audiência já não são suficientes para acompanhar os avanços tecnológicos do maior veículo de comunicação do país, com a implantação da TV digital interativa, e a adesão dos telespectadores ao processo da Social TV, caracterizado pelo fenômeno da segunda tela. A pesquisa apresenta a metodologia do Instituto Brasileiro de Opinião e Estatística (Ibope), responsável pela medição de audiência no Brasil há mais de 70 anos, e o investimento da empresa para se adequar às atuais demandas de aferição do ambiente virtual. O projeto também inclui propostas de medição para a TV digital interativa diante do recurso da multiprogramação. Por fim, apresenta as conclusões sobre esse novo modo de ver e consumir televisão e a importância dessas novas técnicas de mensuração de audiência diante de um consumidor cada vez mais exigente.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-15
2019-01-28T18:22:09Z
2023-12-21T03:05:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NOGUEIRA, Fabrício Lima. Ibope: TV digital interativa, social TV e as novos métodos de aferição de audiência. 2016. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
http://hdl.handle.net/11422/6256
identifier_str_mv NOGUEIRA, Fabrício Lima. Ibope: TV digital interativa, social TV e as novos métodos de aferição de audiência. 2016. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
url http://hdl.handle.net/11422/6256
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455962441449472