Ibope: TV digital interativa, social TV e as novos métodos de aferição de audiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/6256 |
Resumo: | Demonstra como os métodos tradicionais de aferição de audiência já não são suficientes para acompanhar os avanços tecnológicos do maior veículo de comunicação do país, com a implantação da TV digital interativa, e a adesão dos telespectadores ao processo da Social TV, caracterizado pelo fenômeno da segunda tela. A pesquisa apresenta a metodologia do Instituto Brasileiro de Opinião e Estatística (Ibope), responsável pela medição de audiência no Brasil há mais de 70 anos, e o investimento da empresa para se adequar às atuais demandas de aferição do ambiente virtual. O projeto também inclui propostas de medição para a TV digital interativa diante do recurso da multiprogramação. Por fim, apresenta as conclusões sobre esse novo modo de ver e consumir televisão e a importância dessas novas técnicas de mensuração de audiência diante de um consumidor cada vez mais exigente. |
id |
UFRJ_c2dad1bfbb2b92f93e10903c46f37509 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/6256 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Ibope: TV digital interativa, social TV e as novos métodos de aferição de audiênciaTelevisão digitalTelevisão interativaConsumoIbopeCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAODemonstra como os métodos tradicionais de aferição de audiência já não são suficientes para acompanhar os avanços tecnológicos do maior veículo de comunicação do país, com a implantação da TV digital interativa, e a adesão dos telespectadores ao processo da Social TV, caracterizado pelo fenômeno da segunda tela. A pesquisa apresenta a metodologia do Instituto Brasileiro de Opinião e Estatística (Ibope), responsável pela medição de audiência no Brasil há mais de 70 anos, e o investimento da empresa para se adequar às atuais demandas de aferição do ambiente virtual. O projeto também inclui propostas de medição para a TV digital interativa diante do recurso da multiprogramação. Por fim, apresenta as conclusões sobre esse novo modo de ver e consumir televisão e a importância dessas novas técnicas de mensuração de audiência diante de um consumidor cada vez mais exigente.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJBarbosa, Marialva Carloshttp://lattes.cnpq.br/9819532476888552Luz, Cristina Rego Monteiro dahttp://lattes.cnpq.br/9845102367219960Latini, Gabriela Nóra Pachecohttp://lattes.cnpq.br/9743115177041525Nogueira, Fabricio Lima2019-01-28T18:22:09Z2023-12-21T03:05:48Z2016-07-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisNOGUEIRA, Fabrício Lima. Ibope: TV digital interativa, social TV e as novos métodos de aferição de audiência. 2016. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://hdl.handle.net/11422/6256porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:05:48Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/6256Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:05:48Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ibope: TV digital interativa, social TV e as novos métodos de aferição de audiência |
title |
Ibope: TV digital interativa, social TV e as novos métodos de aferição de audiência |
spellingShingle |
Ibope: TV digital interativa, social TV e as novos métodos de aferição de audiência Nogueira, Fabricio Lima Televisão digital Televisão interativa Consumo Ibope CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
title_short |
Ibope: TV digital interativa, social TV e as novos métodos de aferição de audiência |
title_full |
Ibope: TV digital interativa, social TV e as novos métodos de aferição de audiência |
title_fullStr |
Ibope: TV digital interativa, social TV e as novos métodos de aferição de audiência |
title_full_unstemmed |
Ibope: TV digital interativa, social TV e as novos métodos de aferição de audiência |
title_sort |
Ibope: TV digital interativa, social TV e as novos métodos de aferição de audiência |
author |
Nogueira, Fabricio Lima |
author_facet |
Nogueira, Fabricio Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barbosa, Marialva Carlos http://lattes.cnpq.br/9819532476888552 Luz, Cristina Rego Monteiro da http://lattes.cnpq.br/9845102367219960 Latini, Gabriela Nóra Pacheco http://lattes.cnpq.br/9743115177041525 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nogueira, Fabricio Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Televisão digital Televisão interativa Consumo Ibope CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
topic |
Televisão digital Televisão interativa Consumo Ibope CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
description |
Demonstra como os métodos tradicionais de aferição de audiência já não são suficientes para acompanhar os avanços tecnológicos do maior veículo de comunicação do país, com a implantação da TV digital interativa, e a adesão dos telespectadores ao processo da Social TV, caracterizado pelo fenômeno da segunda tela. A pesquisa apresenta a metodologia do Instituto Brasileiro de Opinião e Estatística (Ibope), responsável pela medição de audiência no Brasil há mais de 70 anos, e o investimento da empresa para se adequar às atuais demandas de aferição do ambiente virtual. O projeto também inclui propostas de medição para a TV digital interativa diante do recurso da multiprogramação. Por fim, apresenta as conclusões sobre esse novo modo de ver e consumir televisão e a importância dessas novas técnicas de mensuração de audiência diante de um consumidor cada vez mais exigente. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-15 2019-01-28T18:22:09Z 2023-12-21T03:05:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
NOGUEIRA, Fabrício Lima. Ibope: TV digital interativa, social TV e as novos métodos de aferição de audiência. 2016. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. http://hdl.handle.net/11422/6256 |
identifier_str_mv |
NOGUEIRA, Fabrício Lima. Ibope: TV digital interativa, social TV e as novos métodos de aferição de audiência. 2016. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/6256 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455962441449472 |