Uma metodologia para avaliação da experiência do cliente através de plataformas de big data em uma unidade de resposta audível

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Vinicius Brito
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/13561
Resumo: Este trabalho utilizou dados reais coletados de uma unidade de resposta audível, de uma companhia do setor de telecomunicações, para desenvolver um sistema para realizar o processamento de dados para fluxo contínuo (Data Stream Processing System) através tecnologias de Big Data resilientes, escaláveis e distribuídas. E com base nessa plataforma propor uma nova metodologia para medir e avaliar a experiência do cliente fazendo uso da teoria dos grafos e aprendizado de máquina. Auxiliando o processo de tomada de decisão no contexto do atendimento ao cliente, seja pela criação do sistema quanto pela metodologia, sendo ambos extensíveis a outros diferentes contextos de processamento de dados em tempo-quase-real.
id UFRJ_c4b0f5e0fe9a58e2d012923351e7d989
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/13561
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Rocha, Vinicius Britohttp://lattes.cnpq.br/2703716951709834http://lattes.cnpq.br/5728995214515232Espíndola, Rogério PintoMattoso, Marta Lima de QueirósDantas, Mário Antonio RibeiroAlves, José Luis DrummondEbecken, Nelson Francisco Favilla2021-01-22T00:47:14Z2023-11-30T03:04:06Z2019-06http://hdl.handle.net/11422/13561Este trabalho utilizou dados reais coletados de uma unidade de resposta audível, de uma companhia do setor de telecomunicações, para desenvolver um sistema para realizar o processamento de dados para fluxo contínuo (Data Stream Processing System) através tecnologias de Big Data resilientes, escaláveis e distribuídas. E com base nessa plataforma propor uma nova metodologia para medir e avaliar a experiência do cliente fazendo uso da teoria dos grafos e aprendizado de máquina. Auxiliando o processo de tomada de decisão no contexto do atendimento ao cliente, seja pela criação do sistema quanto pela metodologia, sendo ambos extensíveis a outros diferentes contextos de processamento de dados em tempo-quase-real.This work made use of data log collected from an Interactive Voice Response for customers service of a telecommunications company, to develop a Data Stream Processing System (DSPS) using technologies resilient, scalable and distributed for big data purpose. Based on the DSPS created was possible to purpose a new method to measure and evaluate customer experience using graph theory and machine learning for classification resulting in a better process for decision-makers of customer service. And beyond that, both, system and methodology can be used in other contexts of near of real-time data processing and customer experience respectively.Submitted by Taís Silva (taismoreira001@gmail.com) on 2021-01-20T19:23:38Z No. of bitstreams: 1 ViniciusBritoRocha.pdf: 3983760 bytes, checksum: 0617fc933e02f4e20f669bbece7df166 (MD5)Approved for entry into archive by Moreno Barros (moreno@ct.ufrj.br) on 2021-01-22T00:47:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ViniciusBritoRocha.pdf: 3983760 bytes, checksum: 0617fc933e02f4e20f669bbece7df166 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-22T00:47:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ViniciusBritoRocha.pdf: 3983760 bytes, checksum: 0617fc933e02f4e20f669bbece7df166 (MD5) Previous issue date: 2019-06porUniversidade Federal do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Engenharia CivilUFRJBrasilInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de EngenhariaCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILBig dataExperiência do clienteAprendizado de máquinaUnidade de resposta audívelTelecomunicaçõesUma metodologia para avaliação da experiência do cliente através de plataformas de big data em uma unidade de resposta audívelA methodology to evaluate customer experience through big data platforms for an interactive voice responseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALViniciusBritoRocha.pdfViniciusBritoRocha.pdfapplication/pdf3983760http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/13561/1/ViniciusBritoRocha.pdf0617fc933e02f4e20f669bbece7df166MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/13561/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/135612023-11-30 00:04:06.631oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:04:06Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma metodologia para avaliação da experiência do cliente através de plataformas de big data em uma unidade de resposta audível
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv A methodology to evaluate customer experience through big data platforms for an interactive voice response
title Uma metodologia para avaliação da experiência do cliente através de plataformas de big data em uma unidade de resposta audível
spellingShingle Uma metodologia para avaliação da experiência do cliente através de plataformas de big data em uma unidade de resposta audível
Rocha, Vinicius Brito
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Big data
Experiência do cliente
Aprendizado de máquina
Unidade de resposta audível
Telecomunicações
title_short Uma metodologia para avaliação da experiência do cliente através de plataformas de big data em uma unidade de resposta audível
title_full Uma metodologia para avaliação da experiência do cliente através de plataformas de big data em uma unidade de resposta audível
title_fullStr Uma metodologia para avaliação da experiência do cliente através de plataformas de big data em uma unidade de resposta audível
title_full_unstemmed Uma metodologia para avaliação da experiência do cliente através de plataformas de big data em uma unidade de resposta audível
title_sort Uma metodologia para avaliação da experiência do cliente através de plataformas de big data em uma unidade de resposta audível
author Rocha, Vinicius Brito
author_facet Rocha, Vinicius Brito
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2703716951709834
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5728995214515232
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Vinicius Brito
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Espíndola, Rogério Pinto
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Mattoso, Marta Lima de Queirós
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Dantas, Mário Antonio Ribeiro
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Alves, José Luis Drummond
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ebecken, Nelson Francisco Favilla
contributor_str_mv Espíndola, Rogério Pinto
Mattoso, Marta Lima de Queirós
Dantas, Mário Antonio Ribeiro
Alves, José Luis Drummond
Ebecken, Nelson Francisco Favilla
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
topic CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Big data
Experiência do cliente
Aprendizado de máquina
Unidade de resposta audível
Telecomunicações
dc.subject.por.fl_str_mv Big data
Experiência do cliente
Aprendizado de máquina
Unidade de resposta audível
Telecomunicações
description Este trabalho utilizou dados reais coletados de uma unidade de resposta audível, de uma companhia do setor de telecomunicações, para desenvolver um sistema para realizar o processamento de dados para fluxo contínuo (Data Stream Processing System) através tecnologias de Big Data resilientes, escaláveis e distribuídas. E com base nessa plataforma propor uma nova metodologia para medir e avaliar a experiência do cliente fazendo uso da teoria dos grafos e aprendizado de máquina. Auxiliando o processo de tomada de decisão no contexto do atendimento ao cliente, seja pela criação do sistema quanto pela metodologia, sendo ambos extensíveis a outros diferentes contextos de processamento de dados em tempo-quase-real.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-22T00:47:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:04:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/13561
url http://hdl.handle.net/11422/13561
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/13561/1/ViniciusBritoRocha.pdf
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/13561/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0617fc933e02f4e20f669bbece7df166
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097192289501184