A consciência ambiental no descarte do óleo residual de fritura e seus impactos no meio ambiente – estudo de caso realizado com alunos de uma escola estadual no município de Duque de Caxias, RJ
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/15962 |
Resumo: | O consumo exagerado praticado pela atual sociedade tem gerado um grande volume de resíduos que são descartados, na maioria das vezes, de forma inadequada. A urgência do cotidiano tem feito com que várias pessoas procurem um estilo de vida mais prático e isso se reflete em todas as atividades que se faz, inclusive no modo de se alimentar. A fritura por ser uma forma rápida e prática de preparo dos alimentos, traz a estes, sabor, aroma, palatabilidade e tem ganhado muitos adeptos, porém, se estes alimentos forem fritos em óleos usados em repetidas frituras, pode trazer malefícios à saúde. Outro inconveniente do uso da fritura por imersão é a geração do óleo residual de fritura, um resíduo que se for descartado de forma inadequada impacta o meio ambiente negativamente, contaminando recursos hídricos, solo e atmosfera. No Brasil não existem leis específicas que regulam o gerenciamento de descarte, coleta e reciclagem de ORF, as leis existentes, nesse sentido, se encontram dispersas entre os entes federativos, cabendo, muitas vezes, à iniciativa privada e às organizações não-governamentais (ONGs) ações paliativas e de pouca eficácia sobre a coleta e destinação desse resíduo. A falta de informação conduz a população a tomadas de atitudes ambientalmente incorretas, nesse sentido a Educação Ambiental (EA) entra como ferramenta fundamental para a sensibilização e tomada de consciência sobre as ações que impactam o meio ambiente e a sociedade. O objetivo desse estudo é realizar um estudo de caso com alunos do ensino fundamental de uma escola da rede estadual, localizada no município de Duque de Caxias-Rio de Janeiro (RJ), para analisar a consciência ambiental sobre o descarte de ORF e seus impactos no meio ambiente. A metodologia utilizada foi aplicar um questionário misto antes da intervenção das ações de EA (palestra, oficina de produção de sabão), para analisar a consciência prévia dos alunos sobre o descarte, impactos ambientais e reciclagem desse resíduo, ministrar uma palestra, uma oficina para produção de sabão e reaplicar o mesmo questionário para analisar se houve a ampliação da consciência ambiental acerca do tema. Participaram desse estudo alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental. Os resultados observados, mais relevantes, antes e depois da palestra e da oficina de produção de sabão foram, respectivamente: 27% e 46% dos alunos citaram a forma de guardar o ORF em garrafa PET e entregar para reciclagem, como mais adequada, 73% e 94% responderam saber dos impactos ambientais advindos do ORF; 4% e 23% deram 4 respostas que eram esperadas para os impactos ambientais que esse resíduo causa; e 12/28 e 30/39 alunos citaram o fazer sabão como a forma de reciclagem mais conhecida. Assim, as ferramentas de EA contribuíram para análise da consciência ambiental dos alunos e promover a ampliação do conhecimento acerca do descarte, reciclagem e impactos ambientais advindos do ORF, contribuindo para formar cidadãos atuantes nas questões socioambientais para a construção de uma sociedade mais sustentável. |
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