A influência do marketing politico nas eleições presidenciais brasileiras: analise das vitorias de Fernando Henrique Cardoso e Lula de 1994 e 2006
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/5902 |
Resumo: | Visa esmiuçar e compreender como, e através de quais métodos, os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luís Inácio Lula da Silva conseguiram vencer, respectivamente, as eleições para o mais alto cargo do Executivo brasileiro, de 1994 até 2006. O foco é no marketing político adotado por cada uma das campanhas, buscando analisar a evolução do trabalho dos marqueteiros, que assumiram o protagonismo das disputas, elaborando programas para a televisão, cobrando altas cifras pelo trabalho realizado e até mesmo escrevendo discursos e pronunciamentos dos presidenciáveis. A utilização do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral, desempenho em debates, histórico e imagem dos candidatos e estratégias de ataque e defesa também serão tópicos deste estudo. O objetivo da pesquisa é acompanhar a dinâmica do marketing político ao longo dos anos e encontrar um paralelo entre as estratégias utilizadas pelos marqueteiros e o dinheiro desembolsado pelas campanhas, em relação às vitórias conquistadas e à adesão do eleitor brasileiro à determinada proposta. |
id |
UFRJ_c6b5747643f66b17b444d2e35845b9e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/5902 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Gabriel Cassar de Barroshttp://lattes.cnpq.br/1678955322105228Latini, Gabriela Nóra Pachecohttp://lattes.cnpq.br/9743115177041525Campos, Milton Nuneshttp://lattes.cnpq.br/0260771591072423Gomes, Nilo Sergio Silva2018-11-30T19:11:01Z2023-11-30T03:02:38Z2016-04-12SILVA, Gabriel Cassar de Barros. A Influência do marketing político nas eleições presidenciais brasileiras: análise das vitórias de Fernando Henrique Cardoso e Lula de 1994 a 2006. 2016. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://hdl.handle.net/11422/5902Submitted by Helio Pedrosa (helionelson01@hotmail.com) on 2017-03-06T14:12:59Z No. of bitstreams: 1 GSilva.pdf: 887585 bytes, checksum: 837eff18429ae14f832fef77199b1a32 (MD5)Made available in DSpace on 2018-11-30T19:11:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GSilva.pdf: 887585 bytes, checksum: 837eff18429ae14f832fef77199b1a32 (MD5) Previous issue date: 2016-04-12Visa esmiuçar e compreender como, e através de quais métodos, os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luís Inácio Lula da Silva conseguiram vencer, respectivamente, as eleições para o mais alto cargo do Executivo brasileiro, de 1994 até 2006. O foco é no marketing político adotado por cada uma das campanhas, buscando analisar a evolução do trabalho dos marqueteiros, que assumiram o protagonismo das disputas, elaborando programas para a televisão, cobrando altas cifras pelo trabalho realizado e até mesmo escrevendo discursos e pronunciamentos dos presidenciáveis. A utilização do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral, desempenho em debates, histórico e imagem dos candidatos e estratégias de ataque e defesa também serão tópicos deste estudo. O objetivo da pesquisa é acompanhar a dinâmica do marketing político ao longo dos anos e encontrar um paralelo entre as estratégias utilizadas pelos marqueteiros e o dinheiro desembolsado pelas campanhas, em relação às vitórias conquistadas e à adesão do eleitor brasileiro à determinada proposta.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOCampanha eleitoralEleição presidencialMarketing políticoA influência do marketing politico nas eleições presidenciais brasileiras: analise das vitorias de Fernando Henrique Cardoso e Lula de 1994 e 2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALGSilva.pdfGSilva.pdfapplication/pdf887585http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/5902/2/GSilva.pdf837eff18429ae14f832fef77199b1a32MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/5902/3/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5311422/59022023-11-30 00:02:38.13oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:02:38Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A influência do marketing politico nas eleições presidenciais brasileiras: analise das vitorias de Fernando Henrique Cardoso e Lula de 1994 e 2006 |
title |
A influência do marketing politico nas eleições presidenciais brasileiras: analise das vitorias de Fernando Henrique Cardoso e Lula de 1994 e 2006 |
spellingShingle |
A influência do marketing politico nas eleições presidenciais brasileiras: analise das vitorias de Fernando Henrique Cardoso e Lula de 1994 e 2006 Silva, Gabriel Cassar de Barros CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO Campanha eleitoral Eleição presidencial Marketing político |
title_short |
A influência do marketing politico nas eleições presidenciais brasileiras: analise das vitorias de Fernando Henrique Cardoso e Lula de 1994 e 2006 |
title_full |
A influência do marketing politico nas eleições presidenciais brasileiras: analise das vitorias de Fernando Henrique Cardoso e Lula de 1994 e 2006 |
title_fullStr |
A influência do marketing politico nas eleições presidenciais brasileiras: analise das vitorias de Fernando Henrique Cardoso e Lula de 1994 e 2006 |
title_full_unstemmed |
A influência do marketing politico nas eleições presidenciais brasileiras: analise das vitorias de Fernando Henrique Cardoso e Lula de 1994 e 2006 |
title_sort |
A influência do marketing politico nas eleições presidenciais brasileiras: analise das vitorias de Fernando Henrique Cardoso e Lula de 1994 e 2006 |
author |
Silva, Gabriel Cassar de Barros |
author_facet |
Silva, Gabriel Cassar de Barros |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1678955322105228 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Gabriel Cassar de Barros |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Latini, Gabriela Nóra Pacheco |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9743115177041525 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Campos, Milton Nunes |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0260771591072423 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gomes, Nilo Sergio Silva |
contributor_str_mv |
Latini, Gabriela Nóra Pacheco Campos, Milton Nunes Gomes, Nilo Sergio Silva |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO Campanha eleitoral Eleição presidencial Marketing político |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Campanha eleitoral Eleição presidencial Marketing político |
description |
Visa esmiuçar e compreender como, e através de quais métodos, os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luís Inácio Lula da Silva conseguiram vencer, respectivamente, as eleições para o mais alto cargo do Executivo brasileiro, de 1994 até 2006. O foco é no marketing político adotado por cada uma das campanhas, buscando analisar a evolução do trabalho dos marqueteiros, que assumiram o protagonismo das disputas, elaborando programas para a televisão, cobrando altas cifras pelo trabalho realizado e até mesmo escrevendo discursos e pronunciamentos dos presidenciáveis. A utilização do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral, desempenho em debates, histórico e imagem dos candidatos e estratégias de ataque e defesa também serão tópicos deste estudo. O objetivo da pesquisa é acompanhar a dinâmica do marketing político ao longo dos anos e encontrar um paralelo entre as estratégias utilizadas pelos marqueteiros e o dinheiro desembolsado pelas campanhas, em relação às vitórias conquistadas e à adesão do eleitor brasileiro à determinada proposta. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-04-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-11-30T19:11:01Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:02:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Gabriel Cassar de Barros. A Influência do marketing político nas eleições presidenciais brasileiras: análise das vitórias de Fernando Henrique Cardoso e Lula de 1994 a 2006. 2016. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/5902 |
identifier_str_mv |
SILVA, Gabriel Cassar de Barros. A Influência do marketing político nas eleições presidenciais brasileiras: análise das vitórias de Fernando Henrique Cardoso e Lula de 1994 a 2006. 2016. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/5902 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/5902/2/GSilva.pdf http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/5902/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
837eff18429ae14f832fef77199b1a32 dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097083741962240 |