Formação de futuros professores para o ensino de língua portuguesa dos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/19534 |
Resumo: | O tema principal desta pesquisa é formação docente para o ensino da Língua Portuguesa, com foco no preparo profissional dos discentes concluintes do curso de Pedagogia da UFRJ, que atuarão em salas de aulas nos anos iniciais do Ensino Fundamental I. O objetivo foi relacionar as percepções dos docentes e discentes quanto ao seu preparo para ensinar a Língua Portuguesa. Para empreender esta investigação foram realizadas entrevistas com docentes das disciplinas obrigatórias e eletivas do ensino da Língua Portuguesa e da Prática de ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental I e na EJA, assim como a aplicação de um questionário aos discentes com possibilidade de conclusão do curso entre 95% a 100%. Aos docentes e discentes foram eleboradas questões que abordavam o preparo e a capacitação para o ensino da Língua Portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Seis docentes responderam à entrevista composta por três perguntas relacionadas ao seu trabalho pedagógico com o ensino da Língua Portuguesa. Quanto ao questionário, dezoito discentes responderam às nove perguntas sobre seu preparo para ensinar a leitura e a escrita. Os resultados das análises das entrevistas e do questionário apresentaram que a formação para o ensino da Língua Portuguesa necessita de mais ênfase na formação dos discentes. Notamos, quanta a oferta de disciplinas obrigatórias e eletivas voltadas para o ensino da Língua Portuguesa na grade no curso de Pedagogia da UFRJ é insuficiente. |
id |
UFRJ_c71baf7dc62f9d48c19cd4c4f6ec5478 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/19534 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação de futuros professores para o ensino de língua portuguesa dos anos iniciais do ensino fundamentalLíngua portuguesaFormação de professoresEnsino fundamentalCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONALO tema principal desta pesquisa é formação docente para o ensino da Língua Portuguesa, com foco no preparo profissional dos discentes concluintes do curso de Pedagogia da UFRJ, que atuarão em salas de aulas nos anos iniciais do Ensino Fundamental I. O objetivo foi relacionar as percepções dos docentes e discentes quanto ao seu preparo para ensinar a Língua Portuguesa. Para empreender esta investigação foram realizadas entrevistas com docentes das disciplinas obrigatórias e eletivas do ensino da Língua Portuguesa e da Prática de ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental I e na EJA, assim como a aplicação de um questionário aos discentes com possibilidade de conclusão do curso entre 95% a 100%. Aos docentes e discentes foram eleboradas questões que abordavam o preparo e a capacitação para o ensino da Língua Portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Seis docentes responderam à entrevista composta por três perguntas relacionadas ao seu trabalho pedagógico com o ensino da Língua Portuguesa. Quanto ao questionário, dezoito discentes responderam às nove perguntas sobre seu preparo para ensinar a leitura e a escrita. Os resultados das análises das entrevistas e do questionário apresentaram que a formação para o ensino da Língua Portuguesa necessita de mais ênfase na formação dos discentes. Notamos, quanta a oferta de disciplinas obrigatórias e eletivas voltadas para o ensino da Língua Portuguesa na grade no curso de Pedagogia da UFRJ é insuficiente.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJCastro, Marcelo Macedo Corrêa eMoura, Ana Paula AbreuAmorim, Rejane Maria de AlmeidaGuimarães, Lucidalva Cardoso2023-01-17T19:59:34Z2023-12-21T03:09:45Z2022-11-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisGUIMARÃES, Lucidalva Cardoso. Formação de futuros professores para o ensino de língua portuguesa dos anos iniciais do ensino fundamental. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.http://hdl.handle.net/11422/19534porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:09:45Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/19534Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:09:45Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de futuros professores para o ensino de língua portuguesa dos anos iniciais do ensino fundamental |
title |
Formação de futuros professores para o ensino de língua portuguesa dos anos iniciais do ensino fundamental |
spellingShingle |
Formação de futuros professores para o ensino de língua portuguesa dos anos iniciais do ensino fundamental Guimarães, Lucidalva Cardoso Língua portuguesa Formação de professores Ensino fundamental CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL |
title_short |
Formação de futuros professores para o ensino de língua portuguesa dos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full |
Formação de futuros professores para o ensino de língua portuguesa dos anos iniciais do ensino fundamental |
title_fullStr |
Formação de futuros professores para o ensino de língua portuguesa dos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Formação de futuros professores para o ensino de língua portuguesa dos anos iniciais do ensino fundamental |
title_sort |
Formação de futuros professores para o ensino de língua portuguesa dos anos iniciais do ensino fundamental |
author |
Guimarães, Lucidalva Cardoso |
author_facet |
Guimarães, Lucidalva Cardoso |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Castro, Marcelo Macedo Corrêa e Moura, Ana Paula Abreu Amorim, Rejane Maria de Almeida |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães, Lucidalva Cardoso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua portuguesa Formação de professores Ensino fundamental CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL |
topic |
Língua portuguesa Formação de professores Ensino fundamental CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL |
description |
O tema principal desta pesquisa é formação docente para o ensino da Língua Portuguesa, com foco no preparo profissional dos discentes concluintes do curso de Pedagogia da UFRJ, que atuarão em salas de aulas nos anos iniciais do Ensino Fundamental I. O objetivo foi relacionar as percepções dos docentes e discentes quanto ao seu preparo para ensinar a Língua Portuguesa. Para empreender esta investigação foram realizadas entrevistas com docentes das disciplinas obrigatórias e eletivas do ensino da Língua Portuguesa e da Prática de ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental I e na EJA, assim como a aplicação de um questionário aos discentes com possibilidade de conclusão do curso entre 95% a 100%. Aos docentes e discentes foram eleboradas questões que abordavam o preparo e a capacitação para o ensino da Língua Portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Seis docentes responderam à entrevista composta por três perguntas relacionadas ao seu trabalho pedagógico com o ensino da Língua Portuguesa. Quanto ao questionário, dezoito discentes responderam às nove perguntas sobre seu preparo para ensinar a leitura e a escrita. Os resultados das análises das entrevistas e do questionário apresentaram que a formação para o ensino da Língua Portuguesa necessita de mais ênfase na formação dos discentes. Notamos, quanta a oferta de disciplinas obrigatórias e eletivas voltadas para o ensino da Língua Portuguesa na grade no curso de Pedagogia da UFRJ é insuficiente. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-17 2023-01-17T19:59:34Z 2023-12-21T03:09:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GUIMARÃES, Lucidalva Cardoso. Formação de futuros professores para o ensino de língua portuguesa dos anos iniciais do ensino fundamental. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. http://hdl.handle.net/11422/19534 |
identifier_str_mv |
GUIMARÃES, Lucidalva Cardoso. Formação de futuros professores para o ensino de língua portuguesa dos anos iniciais do ensino fundamental. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/19534 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456040303460352 |