Formação de futuros professores para o ensino de língua portuguesa dos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Lucidalva Cardoso
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/19534
Resumo: O tema principal desta pesquisa é formação docente para o ensino da Língua Portuguesa, com foco no preparo profissional dos discentes concluintes do curso de Pedagogia da UFRJ, que atuarão em salas de aulas nos anos iniciais do Ensino Fundamental I. O objetivo foi relacionar as percepções dos docentes e discentes quanto ao seu preparo para ensinar a Língua Portuguesa. Para empreender esta investigação foram realizadas entrevistas com docentes das disciplinas obrigatórias e eletivas do ensino da Língua Portuguesa e da Prática de ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental I e na EJA, assim como a aplicação de um questionário aos discentes com possibilidade de conclusão do curso entre 95% a 100%. Aos docentes e discentes foram eleboradas questões que abordavam o preparo e a capacitação para o ensino da Língua Portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Seis docentes responderam à entrevista composta por três perguntas relacionadas ao seu trabalho pedagógico com o ensino da Língua Portuguesa. Quanto ao questionário, dezoito discentes responderam às nove perguntas sobre seu preparo para ensinar a leitura e a escrita. Os resultados das análises das entrevistas e do questionário apresentaram que a formação para o ensino da Língua Portuguesa necessita de mais ênfase na formação dos discentes. Notamos, quanta a oferta de disciplinas obrigatórias e eletivas voltadas para o ensino da Língua Portuguesa na grade no curso de Pedagogia da UFRJ é insuficiente.
id UFRJ_c71baf7dc62f9d48c19cd4c4f6ec5478
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/19534
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Formação de futuros professores para o ensino de língua portuguesa dos anos iniciais do ensino fundamentalLíngua portuguesaFormação de professoresEnsino fundamentalCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONALO tema principal desta pesquisa é formação docente para o ensino da Língua Portuguesa, com foco no preparo profissional dos discentes concluintes do curso de Pedagogia da UFRJ, que atuarão em salas de aulas nos anos iniciais do Ensino Fundamental I. O objetivo foi relacionar as percepções dos docentes e discentes quanto ao seu preparo para ensinar a Língua Portuguesa. Para empreender esta investigação foram realizadas entrevistas com docentes das disciplinas obrigatórias e eletivas do ensino da Língua Portuguesa e da Prática de ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental I e na EJA, assim como a aplicação de um questionário aos discentes com possibilidade de conclusão do curso entre 95% a 100%. Aos docentes e discentes foram eleboradas questões que abordavam o preparo e a capacitação para o ensino da Língua Portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Seis docentes responderam à entrevista composta por três perguntas relacionadas ao seu trabalho pedagógico com o ensino da Língua Portuguesa. Quanto ao questionário, dezoito discentes responderam às nove perguntas sobre seu preparo para ensinar a leitura e a escrita. Os resultados das análises das entrevistas e do questionário apresentaram que a formação para o ensino da Língua Portuguesa necessita de mais ênfase na formação dos discentes. Notamos, quanta a oferta de disciplinas obrigatórias e eletivas voltadas para o ensino da Língua Portuguesa na grade no curso de Pedagogia da UFRJ é insuficiente.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJCastro, Marcelo Macedo Corrêa eMoura, Ana Paula AbreuAmorim, Rejane Maria de AlmeidaGuimarães, Lucidalva Cardoso2023-01-17T19:59:34Z2023-12-21T03:09:45Z2022-11-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisGUIMARÃES, Lucidalva Cardoso. Formação de futuros professores para o ensino de língua portuguesa dos anos iniciais do ensino fundamental. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.http://hdl.handle.net/11422/19534porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:09:45Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/19534Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:09:45Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de futuros professores para o ensino de língua portuguesa dos anos iniciais do ensino fundamental
title Formação de futuros professores para o ensino de língua portuguesa dos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle Formação de futuros professores para o ensino de língua portuguesa dos anos iniciais do ensino fundamental
Guimarães, Lucidalva Cardoso
Língua portuguesa
Formação de professores
Ensino fundamental
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL
title_short Formação de futuros professores para o ensino de língua portuguesa dos anos iniciais do ensino fundamental
title_full Formação de futuros professores para o ensino de língua portuguesa dos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Formação de futuros professores para o ensino de língua portuguesa dos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Formação de futuros professores para o ensino de língua portuguesa dos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort Formação de futuros professores para o ensino de língua portuguesa dos anos iniciais do ensino fundamental
author Guimarães, Lucidalva Cardoso
author_facet Guimarães, Lucidalva Cardoso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castro, Marcelo Macedo Corrêa e
Moura, Ana Paula Abreu
Amorim, Rejane Maria de Almeida
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Lucidalva Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Língua portuguesa
Formação de professores
Ensino fundamental
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL
topic Língua portuguesa
Formação de professores
Ensino fundamental
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL
description O tema principal desta pesquisa é formação docente para o ensino da Língua Portuguesa, com foco no preparo profissional dos discentes concluintes do curso de Pedagogia da UFRJ, que atuarão em salas de aulas nos anos iniciais do Ensino Fundamental I. O objetivo foi relacionar as percepções dos docentes e discentes quanto ao seu preparo para ensinar a Língua Portuguesa. Para empreender esta investigação foram realizadas entrevistas com docentes das disciplinas obrigatórias e eletivas do ensino da Língua Portuguesa e da Prática de ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental I e na EJA, assim como a aplicação de um questionário aos discentes com possibilidade de conclusão do curso entre 95% a 100%. Aos docentes e discentes foram eleboradas questões que abordavam o preparo e a capacitação para o ensino da Língua Portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Seis docentes responderam à entrevista composta por três perguntas relacionadas ao seu trabalho pedagógico com o ensino da Língua Portuguesa. Quanto ao questionário, dezoito discentes responderam às nove perguntas sobre seu preparo para ensinar a leitura e a escrita. Os resultados das análises das entrevistas e do questionário apresentaram que a formação para o ensino da Língua Portuguesa necessita de mais ênfase na formação dos discentes. Notamos, quanta a oferta de disciplinas obrigatórias e eletivas voltadas para o ensino da Língua Portuguesa na grade no curso de Pedagogia da UFRJ é insuficiente.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-17
2023-01-17T19:59:34Z
2023-12-21T03:09:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GUIMARÃES, Lucidalva Cardoso. Formação de futuros professores para o ensino de língua portuguesa dos anos iniciais do ensino fundamental. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
http://hdl.handle.net/11422/19534
identifier_str_mv GUIMARÃES, Lucidalva Cardoso. Formação de futuros professores para o ensino de língua portuguesa dos anos iniciais do ensino fundamental. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
url http://hdl.handle.net/11422/19534
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456040303460352