Análise dos impactos da Sugestão Legislativa (SUG)15/2017 a respeito da tributação de games e consoles no mercado brasileiro e no comportamento do consumidor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/5280 |
Resumo: | O mercado de games é atualmente um segmento muito forte e em crescimento ao redor do mundo, entretanto, exige altos custos de produção o que eleva o preço do produto. A Sugestão Legislativa 15/2017 propõe a revisão dos tributos que incidem sobre os games e consoles produzidos no Brasil e pode ocasionar profundas mudanças no preço de games e consoles que certamente será refletido no mercado consumidor. Este trabalho analisou os possíveis impactos das propostas da Sugestão Legislativa 15/2017 no mercado de games buscando identificar alterações no comportamento do consumidor. Os dados foram coletados através de uma pesquisa quantitativa por meio de questionário estruturado com perguntas fechadas em versão eletrônica, utilizando a ferramenta do Google Docs. A pesquisa obteve 158 respondentes. Identificouse que o perfil da maioria dos respondentes correspondia a pessoas do sexo masculino com idade entre 20 a 24 anos, trabalhadores com renda até dois salários mínimos e residentes com os pais. Verificou-se também que a intenção de consumo de games era semelhante ao mostrado por pesquisas realizadas nos últimos anos no Brasil. Além disso, foi observado que caso haja a aprovação da sugestão legislativa 15/2017 haverá aumento do consumo por parte dos que se interessa por games e irá atrair mais pessoas para adquirir esse tipo de produto além de promover mais emprego nos diversos níveis do setor. |
id |
UFRJ_c7d7ccdc76ef92ec96967119acae16c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/5280 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Bezerra, Vítor César Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/5730227904760697Melo, Mônica Visconti de2018-10-05T18:10:02Z2023-11-30T03:02:35Z2018http://hdl.handle.net/11422/5280Submitted by Viviane Almeida (almdviviane@gmail.com) on 2018-10-04T14:59:19Z No. of bitstreams: 1 VCRBezerra.pdf: 489354 bytes, checksum: 82bebe1394563b90b65989abc29c75a4 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Aparecida Teixeira (aparecidateixeira@ccje.ufrj.br) on 2018-10-05T18:10:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 VCRBezerra.pdf: 489354 bytes, checksum: 82bebe1394563b90b65989abc29c75a4 (MD5)Made available in DSpace on 2018-10-05T18:10:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VCRBezerra.pdf: 489354 bytes, checksum: 82bebe1394563b90b65989abc29c75a4 (MD5) Previous issue date: 2018O mercado de games é atualmente um segmento muito forte e em crescimento ao redor do mundo, entretanto, exige altos custos de produção o que eleva o preço do produto. A Sugestão Legislativa 15/2017 propõe a revisão dos tributos que incidem sobre os games e consoles produzidos no Brasil e pode ocasionar profundas mudanças no preço de games e consoles que certamente será refletido no mercado consumidor. Este trabalho analisou os possíveis impactos das propostas da Sugestão Legislativa 15/2017 no mercado de games buscando identificar alterações no comportamento do consumidor. Os dados foram coletados através de uma pesquisa quantitativa por meio de questionário estruturado com perguntas fechadas em versão eletrônica, utilizando a ferramenta do Google Docs. A pesquisa obteve 158 respondentes. Identificouse que o perfil da maioria dos respondentes correspondia a pessoas do sexo masculino com idade entre 20 a 24 anos, trabalhadores com renda até dois salários mínimos e residentes com os pais. Verificou-se também que a intenção de consumo de games era semelhante ao mostrado por pesquisas realizadas nos últimos anos no Brasil. Além disso, foi observado que caso haja a aprovação da sugestão legislativa 15/2017 haverá aumento do consumo por parte dos que se interessa por games e irá atrair mais pessoas para adquirir esse tipo de produto além de promover mais emprego nos diversos níveis do setor.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISMercado de gamesMercado consumidorSugestão Legislativa 15/2017TributosAnálise dos impactos da Sugestão Legislativa (SUG)15/2017 a respeito da tributação de games e consoles no mercado brasileiro e no comportamento do consumidorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALVCRBezerra.pdfVCRBezerra.pdfapplication/pdf489354http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/5280/1/VCRBezerra.pdf82bebe1394563b90b65989abc29c75a4MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/5280/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/52802023-11-30 00:02:35.279oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:02:35Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise dos impactos da Sugestão Legislativa (SUG)15/2017 a respeito da tributação de games e consoles no mercado brasileiro e no comportamento do consumidor |
title |
Análise dos impactos da Sugestão Legislativa (SUG)15/2017 a respeito da tributação de games e consoles no mercado brasileiro e no comportamento do consumidor |
spellingShingle |
Análise dos impactos da Sugestão Legislativa (SUG)15/2017 a respeito da tributação de games e consoles no mercado brasileiro e no comportamento do consumidor Bezerra, Vítor César Rodrigues CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS Mercado de games Mercado consumidor Sugestão Legislativa 15/2017 Tributos |
title_short |
Análise dos impactos da Sugestão Legislativa (SUG)15/2017 a respeito da tributação de games e consoles no mercado brasileiro e no comportamento do consumidor |
title_full |
Análise dos impactos da Sugestão Legislativa (SUG)15/2017 a respeito da tributação de games e consoles no mercado brasileiro e no comportamento do consumidor |
title_fullStr |
Análise dos impactos da Sugestão Legislativa (SUG)15/2017 a respeito da tributação de games e consoles no mercado brasileiro e no comportamento do consumidor |
title_full_unstemmed |
Análise dos impactos da Sugestão Legislativa (SUG)15/2017 a respeito da tributação de games e consoles no mercado brasileiro e no comportamento do consumidor |
title_sort |
Análise dos impactos da Sugestão Legislativa (SUG)15/2017 a respeito da tributação de games e consoles no mercado brasileiro e no comportamento do consumidor |
author |
Bezerra, Vítor César Rodrigues |
author_facet |
Bezerra, Vítor César Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5730227904760697 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bezerra, Vítor César Rodrigues |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Melo, Mônica Visconti de |
contributor_str_mv |
Melo, Mônica Visconti de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS Mercado de games Mercado consumidor Sugestão Legislativa 15/2017 Tributos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mercado de games Mercado consumidor Sugestão Legislativa 15/2017 Tributos |
description |
O mercado de games é atualmente um segmento muito forte e em crescimento ao redor do mundo, entretanto, exige altos custos de produção o que eleva o preço do produto. A Sugestão Legislativa 15/2017 propõe a revisão dos tributos que incidem sobre os games e consoles produzidos no Brasil e pode ocasionar profundas mudanças no preço de games e consoles que certamente será refletido no mercado consumidor. Este trabalho analisou os possíveis impactos das propostas da Sugestão Legislativa 15/2017 no mercado de games buscando identificar alterações no comportamento do consumidor. Os dados foram coletados através de uma pesquisa quantitativa por meio de questionário estruturado com perguntas fechadas em versão eletrônica, utilizando a ferramenta do Google Docs. A pesquisa obteve 158 respondentes. Identificouse que o perfil da maioria dos respondentes correspondia a pessoas do sexo masculino com idade entre 20 a 24 anos, trabalhadores com renda até dois salários mínimos e residentes com os pais. Verificou-se também que a intenção de consumo de games era semelhante ao mostrado por pesquisas realizadas nos últimos anos no Brasil. Além disso, foi observado que caso haja a aprovação da sugestão legislativa 15/2017 haverá aumento do consumo por parte dos que se interessa por games e irá atrair mais pessoas para adquirir esse tipo de produto além de promover mais emprego nos diversos níveis do setor. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-10-05T18:10:02Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:02:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/5280 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/5280 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/5280/1/VCRBezerra.pdf http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/5280/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
82bebe1394563b90b65989abc29c75a4 dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097116311781376 |