Aplicação do método CHAT na escola de educação infantil da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/19378 |
Resumo: | Ao observar uma criança, é possível perceber que ela se encontra em constante mudança e muito disso deve-se ao fato de pequenos aprendizados que essa vai fazendo ao longo do seu crescimento. Alguns aprendizados ocorrem por pequenas observações de situações cotidianas, porém outras são fruto da convivência dela ou com outro grupo de crianças ou com os próprios parentes (adultos). Um dos métodos utilizados para o ensino e aprendizagem é o método de Jigsaw, nesse método, compreende-se que aprender determinado conteúdo torna-se muito mais fácil de uma maneira cooperativa, o que quer dizer que uns aprendem com os outros, ao invés de cada um aprender determinado assunto por si só. A ferramenta pedagógica usada no presente projeto encontra-se vinculada às propostas da teoria da atividade histórico-cultural (CHAT - Cultural Historical Activity Theory) por meio das proposições de Lev Vygotsky. Porque, a partir desse método, é possível fazer uma correlação entre as diversas formas de educação humana, ou seja, a cultura e a história presentes por trás de um indivíduo irão interferir na forma como o sistema educacional irá impactá-lo. O projeto consistiu em realizar experimentos com crianças de 5 e 6 anos da Escola de Educação Infantil da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEI – UFRJ), com o intuito de proporcionar o primeiro contato com a ciência, com foco em química. Por meio de reuniões realizadas com o corpo pedagógico da escola, foi possível fazer adaptações para que o projeto conseguisse atingir seu objetivo em seu diálogo com as crianças. O projeto foi realizado por duas mulheres para que também fosse possível trazer a figura da mulher como cientista. |
id |
UFRJ_c86ff67fb07772b8bab4ee285e19a0ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/19378 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Aplicação do método CHAT na escola de educação infantil da Universidade Federal do Rio de JaneiroEnsino de químicaMétodo CHATCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICAAo observar uma criança, é possível perceber que ela se encontra em constante mudança e muito disso deve-se ao fato de pequenos aprendizados que essa vai fazendo ao longo do seu crescimento. Alguns aprendizados ocorrem por pequenas observações de situações cotidianas, porém outras são fruto da convivência dela ou com outro grupo de crianças ou com os próprios parentes (adultos). Um dos métodos utilizados para o ensino e aprendizagem é o método de Jigsaw, nesse método, compreende-se que aprender determinado conteúdo torna-se muito mais fácil de uma maneira cooperativa, o que quer dizer que uns aprendem com os outros, ao invés de cada um aprender determinado assunto por si só. A ferramenta pedagógica usada no presente projeto encontra-se vinculada às propostas da teoria da atividade histórico-cultural (CHAT - Cultural Historical Activity Theory) por meio das proposições de Lev Vygotsky. Porque, a partir desse método, é possível fazer uma correlação entre as diversas formas de educação humana, ou seja, a cultura e a história presentes por trás de um indivíduo irão interferir na forma como o sistema educacional irá impactá-lo. O projeto consistiu em realizar experimentos com crianças de 5 e 6 anos da Escola de Educação Infantil da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEI – UFRJ), com o intuito de proporcionar o primeiro contato com a ciência, com foco em química. Por meio de reuniões realizadas com o corpo pedagógico da escola, foi possível fazer adaptações para que o projeto conseguisse atingir seu objetivo em seu diálogo com as crianças. O projeto foi realizado por duas mulheres para que também fosse possível trazer a figura da mulher como cientista.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de QuímicaUFRJSilva, Tiago Lima dahttp://lattes.cnpq.br/3937046669738188http://lattes.cnpq.br/9822816922596180Gonçalves, Raoni Schroeder Borgeshttp://lattes.cnpq.br/7872803951931243Chipoline, Ingrid Cavalcantihttp://lattes.cnpq.br/3696559666280391Barros Neto, José Celestino dehttp://lattes.cnpq.br/3333994385617211Michel, Ricardo Cunhahttp://lattes.cnpq.br/7631294110820860Jaconiano, Yasmim Ribeiro2022-12-14T19:48:30Z2023-12-21T03:09:40Z2022-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/19378porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:09:40Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/19378Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:09:40Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aplicação do método CHAT na escola de educação infantil da Universidade Federal do Rio de Janeiro |
title |
Aplicação do método CHAT na escola de educação infantil da Universidade Federal do Rio de Janeiro |
spellingShingle |
Aplicação do método CHAT na escola de educação infantil da Universidade Federal do Rio de Janeiro Jaconiano, Yasmim Ribeiro Ensino de química Método CHAT CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
title_short |
Aplicação do método CHAT na escola de educação infantil da Universidade Federal do Rio de Janeiro |
title_full |
Aplicação do método CHAT na escola de educação infantil da Universidade Federal do Rio de Janeiro |
title_fullStr |
Aplicação do método CHAT na escola de educação infantil da Universidade Federal do Rio de Janeiro |
title_full_unstemmed |
Aplicação do método CHAT na escola de educação infantil da Universidade Federal do Rio de Janeiro |
title_sort |
Aplicação do método CHAT na escola de educação infantil da Universidade Federal do Rio de Janeiro |
author |
Jaconiano, Yasmim Ribeiro |
author_facet |
Jaconiano, Yasmim Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Tiago Lima da http://lattes.cnpq.br/3937046669738188 http://lattes.cnpq.br/9822816922596180 Gonçalves, Raoni Schroeder Borges http://lattes.cnpq.br/7872803951931243 Chipoline, Ingrid Cavalcanti http://lattes.cnpq.br/3696559666280391 Barros Neto, José Celestino de http://lattes.cnpq.br/3333994385617211 Michel, Ricardo Cunha http://lattes.cnpq.br/7631294110820860 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jaconiano, Yasmim Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de química Método CHAT CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
topic |
Ensino de química Método CHAT CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
description |
Ao observar uma criança, é possível perceber que ela se encontra em constante mudança e muito disso deve-se ao fato de pequenos aprendizados que essa vai fazendo ao longo do seu crescimento. Alguns aprendizados ocorrem por pequenas observações de situações cotidianas, porém outras são fruto da convivência dela ou com outro grupo de crianças ou com os próprios parentes (adultos). Um dos métodos utilizados para o ensino e aprendizagem é o método de Jigsaw, nesse método, compreende-se que aprender determinado conteúdo torna-se muito mais fácil de uma maneira cooperativa, o que quer dizer que uns aprendem com os outros, ao invés de cada um aprender determinado assunto por si só. A ferramenta pedagógica usada no presente projeto encontra-se vinculada às propostas da teoria da atividade histórico-cultural (CHAT - Cultural Historical Activity Theory) por meio das proposições de Lev Vygotsky. Porque, a partir desse método, é possível fazer uma correlação entre as diversas formas de educação humana, ou seja, a cultura e a história presentes por trás de um indivíduo irão interferir na forma como o sistema educacional irá impactá-lo. O projeto consistiu em realizar experimentos com crianças de 5 e 6 anos da Escola de Educação Infantil da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEI – UFRJ), com o intuito de proporcionar o primeiro contato com a ciência, com foco em química. Por meio de reuniões realizadas com o corpo pedagógico da escola, foi possível fazer adaptações para que o projeto conseguisse atingir seu objetivo em seu diálogo com as crianças. O projeto foi realizado por duas mulheres para que também fosse possível trazer a figura da mulher como cientista. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-14T19:48:30Z 2022-11-04 2023-12-21T03:09:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/19378 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/19378 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Instituto de Química UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Instituto de Química UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456040168194048 |