Aplicação do método CHAT na escola de educação infantil da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jaconiano, Yasmim Ribeiro
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/19378
Resumo: Ao observar uma criança, é possível perceber que ela se encontra em constante mudança e muito disso deve-se ao fato de pequenos aprendizados que essa vai fazendo ao longo do seu crescimento. Alguns aprendizados ocorrem por pequenas observações de situações cotidianas, porém outras são fruto da convivência dela ou com outro grupo de crianças ou com os próprios parentes (adultos). Um dos métodos utilizados para o ensino e aprendizagem é o método de Jigsaw, nesse método, compreende-se que aprender determinado conteúdo torna-se muito mais fácil de uma maneira cooperativa, o que quer dizer que uns aprendem com os outros, ao invés de cada um aprender determinado assunto por si só. A ferramenta pedagógica usada no presente projeto encontra-se vinculada às propostas da teoria da atividade histórico-cultural (CHAT - Cultural Historical Activity Theory) por meio das proposições de Lev Vygotsky. Porque, a partir desse método, é possível fazer uma correlação entre as diversas formas de educação humana, ou seja, a cultura e a história presentes por trás de um indivíduo irão interferir na forma como o sistema educacional irá impactá-lo. O projeto consistiu em realizar experimentos com crianças de 5 e 6 anos da Escola de Educação Infantil da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEI – UFRJ), com o intuito de proporcionar o primeiro contato com a ciência, com foco em química. Por meio de reuniões realizadas com o corpo pedagógico da escola, foi possível fazer adaptações para que o projeto conseguisse atingir seu objetivo em seu diálogo com as crianças. O projeto foi realizado por duas mulheres para que também fosse possível trazer a figura da mulher como cientista.
id UFRJ_c86ff67fb07772b8bab4ee285e19a0ed
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/19378
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Aplicação do método CHAT na escola de educação infantil da Universidade Federal do Rio de JaneiroEnsino de químicaMétodo CHATCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICAAo observar uma criança, é possível perceber que ela se encontra em constante mudança e muito disso deve-se ao fato de pequenos aprendizados que essa vai fazendo ao longo do seu crescimento. Alguns aprendizados ocorrem por pequenas observações de situações cotidianas, porém outras são fruto da convivência dela ou com outro grupo de crianças ou com os próprios parentes (adultos). Um dos métodos utilizados para o ensino e aprendizagem é o método de Jigsaw, nesse método, compreende-se que aprender determinado conteúdo torna-se muito mais fácil de uma maneira cooperativa, o que quer dizer que uns aprendem com os outros, ao invés de cada um aprender determinado assunto por si só. A ferramenta pedagógica usada no presente projeto encontra-se vinculada às propostas da teoria da atividade histórico-cultural (CHAT - Cultural Historical Activity Theory) por meio das proposições de Lev Vygotsky. Porque, a partir desse método, é possível fazer uma correlação entre as diversas formas de educação humana, ou seja, a cultura e a história presentes por trás de um indivíduo irão interferir na forma como o sistema educacional irá impactá-lo. O projeto consistiu em realizar experimentos com crianças de 5 e 6 anos da Escola de Educação Infantil da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEI – UFRJ), com o intuito de proporcionar o primeiro contato com a ciência, com foco em química. Por meio de reuniões realizadas com o corpo pedagógico da escola, foi possível fazer adaptações para que o projeto conseguisse atingir seu objetivo em seu diálogo com as crianças. O projeto foi realizado por duas mulheres para que também fosse possível trazer a figura da mulher como cientista.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de QuímicaUFRJSilva, Tiago Lima dahttp://lattes.cnpq.br/3937046669738188http://lattes.cnpq.br/9822816922596180Gonçalves, Raoni Schroeder Borgeshttp://lattes.cnpq.br/7872803951931243Chipoline, Ingrid Cavalcantihttp://lattes.cnpq.br/3696559666280391Barros Neto, José Celestino dehttp://lattes.cnpq.br/3333994385617211Michel, Ricardo Cunhahttp://lattes.cnpq.br/7631294110820860Jaconiano, Yasmim Ribeiro2022-12-14T19:48:30Z2023-12-21T03:09:40Z2022-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/19378porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:09:40Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/19378Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:09:40Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação do método CHAT na escola de educação infantil da Universidade Federal do Rio de Janeiro
title Aplicação do método CHAT na escola de educação infantil da Universidade Federal do Rio de Janeiro
spellingShingle Aplicação do método CHAT na escola de educação infantil da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Jaconiano, Yasmim Ribeiro
Ensino de química
Método CHAT
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
title_short Aplicação do método CHAT na escola de educação infantil da Universidade Federal do Rio de Janeiro
title_full Aplicação do método CHAT na escola de educação infantil da Universidade Federal do Rio de Janeiro
title_fullStr Aplicação do método CHAT na escola de educação infantil da Universidade Federal do Rio de Janeiro
title_full_unstemmed Aplicação do método CHAT na escola de educação infantil da Universidade Federal do Rio de Janeiro
title_sort Aplicação do método CHAT na escola de educação infantil da Universidade Federal do Rio de Janeiro
author Jaconiano, Yasmim Ribeiro
author_facet Jaconiano, Yasmim Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Tiago Lima da
http://lattes.cnpq.br/3937046669738188
http://lattes.cnpq.br/9822816922596180
Gonçalves, Raoni Schroeder Borges
http://lattes.cnpq.br/7872803951931243
Chipoline, Ingrid Cavalcanti
http://lattes.cnpq.br/3696559666280391
Barros Neto, José Celestino de
http://lattes.cnpq.br/3333994385617211
Michel, Ricardo Cunha
http://lattes.cnpq.br/7631294110820860
dc.contributor.author.fl_str_mv Jaconiano, Yasmim Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de química
Método CHAT
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
topic Ensino de química
Método CHAT
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
description Ao observar uma criança, é possível perceber que ela se encontra em constante mudança e muito disso deve-se ao fato de pequenos aprendizados que essa vai fazendo ao longo do seu crescimento. Alguns aprendizados ocorrem por pequenas observações de situações cotidianas, porém outras são fruto da convivência dela ou com outro grupo de crianças ou com os próprios parentes (adultos). Um dos métodos utilizados para o ensino e aprendizagem é o método de Jigsaw, nesse método, compreende-se que aprender determinado conteúdo torna-se muito mais fácil de uma maneira cooperativa, o que quer dizer que uns aprendem com os outros, ao invés de cada um aprender determinado assunto por si só. A ferramenta pedagógica usada no presente projeto encontra-se vinculada às propostas da teoria da atividade histórico-cultural (CHAT - Cultural Historical Activity Theory) por meio das proposições de Lev Vygotsky. Porque, a partir desse método, é possível fazer uma correlação entre as diversas formas de educação humana, ou seja, a cultura e a história presentes por trás de um indivíduo irão interferir na forma como o sistema educacional irá impactá-lo. O projeto consistiu em realizar experimentos com crianças de 5 e 6 anos da Escola de Educação Infantil da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEI – UFRJ), com o intuito de proporcionar o primeiro contato com a ciência, com foco em química. Por meio de reuniões realizadas com o corpo pedagógico da escola, foi possível fazer adaptações para que o projeto conseguisse atingir seu objetivo em seu diálogo com as crianças. O projeto foi realizado por duas mulheres para que também fosse possível trazer a figura da mulher como cientista.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-14T19:48:30Z
2022-11-04
2023-12-21T03:09:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/19378
url http://hdl.handle.net/11422/19378
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Química
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Química
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456040168194048