Uma análise da desigualdade social e da pobreza no caso brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Felipe Lobel Araújo
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/2071
Resumo: Demonstra o papel da distribuição de renda extremamente desigual no Brasil, como principal causa dos elevados índices de pobreza apresentados no país. Como objetivos secundários, o trabalho ainda busca colocar em evidência outra conseqüência da desigualdade social existente no Brasil que é a limitação do mercado interno. Outro objetivo secundário é demonstrar através de análises do programas federais de transferência de renda, que tal tipo de programa não são adequados para erradicar a pobreza no país, apesar do país ter renda suficiente para tal façanha. Também é tratada a questão da desigualdade regional, com o objetivo de demonstrar que esta desigualdade entre as regiões do país é um entrave estrutural à redução da desigualdade social. A relevância do tema é clara, tendo em vista que o Brasil é um dos países com maior desigualdade social no mundo. E a solução do problema da desigualdade é um determinante central para a redução da pobreza. Tenta-se mostrar neste trabalho, com base em dados estatísticos e estudos econométricos, que apesar da elevada desigualdade social, e do alto nível de pobreza, o Brasil não é um país pobre, e sim um país com muitos pobres. A contraposição desta afirmativa ficará mais evidente no decorrer do trabalho.
id UFRJ_c8f9d20dcb0d33fc133dfb52c5655ccc
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/2071
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Uma análise da desigualdade social e da pobreza no caso brasileiroDistribuição de rendaPobrezaDesigualdade socialCarga tributáriaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIADemonstra o papel da distribuição de renda extremamente desigual no Brasil, como principal causa dos elevados índices de pobreza apresentados no país. Como objetivos secundários, o trabalho ainda busca colocar em evidência outra conseqüência da desigualdade social existente no Brasil que é a limitação do mercado interno. Outro objetivo secundário é demonstrar através de análises do programas federais de transferência de renda, que tal tipo de programa não são adequados para erradicar a pobreza no país, apesar do país ter renda suficiente para tal façanha. Também é tratada a questão da desigualdade regional, com o objetivo de demonstrar que esta desigualdade entre as regiões do país é um entrave estrutural à redução da desigualdade social. A relevância do tema é clara, tendo em vista que o Brasil é um dos países com maior desigualdade social no mundo. E a solução do problema da desigualdade é um determinante central para a redução da pobreza. Tenta-se mostrar neste trabalho, com base em dados estatísticos e estudos econométricos, que apesar da elevada desigualdade social, e do alto nível de pobreza, o Brasil não é um país pobre, e sim um país com muitos pobres. A contraposição desta afirmativa ficará mais evidente no decorrer do trabalho.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de EconomiaUFRJSilva, Beatriz Azeredo dahttp://lattes.cnpq.br/4180620049319913Frenkel, JacobPrado, Luiz CarlosCastro, Felipe Lobel Araújo2017-05-23T18:23:54Z2023-12-21T03:01:00Z2009-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/2071porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:01:00Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/2071Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:01Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma análise da desigualdade social e da pobreza no caso brasileiro
title Uma análise da desigualdade social e da pobreza no caso brasileiro
spellingShingle Uma análise da desigualdade social e da pobreza no caso brasileiro
Castro, Felipe Lobel Araújo
Distribuição de renda
Pobreza
Desigualdade social
Carga tributária
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
title_short Uma análise da desigualdade social e da pobreza no caso brasileiro
title_full Uma análise da desigualdade social e da pobreza no caso brasileiro
title_fullStr Uma análise da desigualdade social e da pobreza no caso brasileiro
title_full_unstemmed Uma análise da desigualdade social e da pobreza no caso brasileiro
title_sort Uma análise da desigualdade social e da pobreza no caso brasileiro
author Castro, Felipe Lobel Araújo
author_facet Castro, Felipe Lobel Araújo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Beatriz Azeredo da
http://lattes.cnpq.br/4180620049319913
Frenkel, Jacob
Prado, Luiz Carlos
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Felipe Lobel Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Distribuição de renda
Pobreza
Desigualdade social
Carga tributária
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
topic Distribuição de renda
Pobreza
Desigualdade social
Carga tributária
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
description Demonstra o papel da distribuição de renda extremamente desigual no Brasil, como principal causa dos elevados índices de pobreza apresentados no país. Como objetivos secundários, o trabalho ainda busca colocar em evidência outra conseqüência da desigualdade social existente no Brasil que é a limitação do mercado interno. Outro objetivo secundário é demonstrar através de análises do programas federais de transferência de renda, que tal tipo de programa não são adequados para erradicar a pobreza no país, apesar do país ter renda suficiente para tal façanha. Também é tratada a questão da desigualdade regional, com o objetivo de demonstrar que esta desigualdade entre as regiões do país é um entrave estrutural à redução da desigualdade social. A relevância do tema é clara, tendo em vista que o Brasil é um dos países com maior desigualdade social no mundo. E a solução do problema da desigualdade é um determinante central para a redução da pobreza. Tenta-se mostrar neste trabalho, com base em dados estatísticos e estudos econométricos, que apesar da elevada desigualdade social, e do alto nível de pobreza, o Brasil não é um país pobre, e sim um país com muitos pobres. A contraposição desta afirmativa ficará mais evidente no decorrer do trabalho.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12
2017-05-23T18:23:54Z
2023-12-21T03:01:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/2071
url http://hdl.handle.net/11422/2071
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Economia
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Economia
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455957719711744