Um procedimento de análise e identificação de estratégias para controle de superlotação em uma estação metroviária com auxílio da simulação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Fabio Pinheiro
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/13763
Resumo: O transporte público, em particular o metroviário nas grandes cidades, sofre com a dificuldade de atender com qualidade e segurança ao grande fluxo diário de passageiros. O desequilíbrio entre demanda de viagens e oferta oferecida pelas estações pode gerar um fenômeno conhecido como superlotação. Tal fenômeno é responsável por atrasos, desconforto, ineficiência no funcionamento do sistema e até acidentes. Dessa forma, o objetivo geral desse estudo foi propor um procedimento metodológico a fim de auxiliar na identificação e prevenção do risco da superlotação em uma estação metroviária. A metodologia proposta conta com o auxílio de técnicas de modelagem por simulação e com a coleta de dados obtidos tanto na bibliografia pesquisada, quanto em análise de campo. Permite que sejam testados e analisados eventos tipicamente observados e resultantes do desequilíbrio na demanda e oferta, com vistas a se identificar estratégias orientadas ao risco da superlotação. A fim de se fornecer um guia para o uso de tal procedimento, um exemplo foi apresentado, envolvendo a estação Cardeal Arcoverde, em Copacabana, bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro. Espera-se que esta pesquisa contribua para incentivar o emprego da simulação bem como para auxiliar a administração na identificação de possíveis pontos de gargalo dentro da estação e melhor compreender o mecanismo de formação da superlotação, prevenindo dessa forma futuros acidentes.
id UFRJ_c95062312157a99030b332e1aa1ed215
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/13763
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Alves, Fabio Pinheirohttp://lattes.cnpq.br/0654272159213814http://lattes.cnpq.br/0047661450541478Ribeiro, Glaydston MattosFraga, Carla Conceição LanaPortugal, Licinio da Silva2021-02-19T15:48:43Z2023-11-30T03:04:08Z2019-09http://hdl.handle.net/11422/13763O transporte público, em particular o metroviário nas grandes cidades, sofre com a dificuldade de atender com qualidade e segurança ao grande fluxo diário de passageiros. O desequilíbrio entre demanda de viagens e oferta oferecida pelas estações pode gerar um fenômeno conhecido como superlotação. Tal fenômeno é responsável por atrasos, desconforto, ineficiência no funcionamento do sistema e até acidentes. Dessa forma, o objetivo geral desse estudo foi propor um procedimento metodológico a fim de auxiliar na identificação e prevenção do risco da superlotação em uma estação metroviária. A metodologia proposta conta com o auxílio de técnicas de modelagem por simulação e com a coleta de dados obtidos tanto na bibliografia pesquisada, quanto em análise de campo. Permite que sejam testados e analisados eventos tipicamente observados e resultantes do desequilíbrio na demanda e oferta, com vistas a se identificar estratégias orientadas ao risco da superlotação. A fim de se fornecer um guia para o uso de tal procedimento, um exemplo foi apresentado, envolvendo a estação Cardeal Arcoverde, em Copacabana, bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro. Espera-se que esta pesquisa contribua para incentivar o emprego da simulação bem como para auxiliar a administração na identificação de possíveis pontos de gargalo dentro da estação e melhor compreender o mecanismo de formação da superlotação, prevenindo dessa forma futuros acidentes.Public transport, particularly the subway in large cities, suffers from the difficulty of satisfying the large daily flow of passengers with quality and safety. The imbalance between travel demand and supply offered by stations can generate a phenomenon known as overcrowding. This phenomenon is responsible for delays, discomfort, inefficient system operation and even accidents. Thus, the general objective of this study was to propose a methodological procedure to assist in identifying and preventing the risk of overcrowding in a subway station. The proposed methodology has the aid of simulation modeling techniques and the collection of data obtained in both the researched bibliography and field analysis. It allows to test and analyze events typically observed and resulting from the imbalance in demand and supply, with a view to identifying risk oriented strategies of overcrowding. In order to provide a guide for the use of such a procedure, an example was presented involving the Cardeal Arcoverde station in Copacabana, a neighborhood in the southern zone of Rio de Janeiro. It is hoped that this research will contribute to encourage the use of simulation as well as to assist management in identifying possible bottlenecks within the station and better understand the mechanism of overcrowding formation, thereby preventing future accidents.Submitted by Marlon Silva (marlonviniciuspacheco@gmail.com) on 2021-02-19T15:48:43Z No. of bitstreams: 1 FabioPinheiroAlves.pdf: 5988198 bytes, checksum: 2e251ffd0cf481bd0a60104347dc2854 (MD5)Made available in DSpace on 2021-02-19T15:48:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FabioPinheiroAlves.pdf: 5988198 bytes, checksum: 2e251ffd0cf481bd0a60104347dc2854 (MD5) Previous issue date: 2019-09porUniversidade Federal do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de TransportesUFRJBrasilInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de EngenhariaCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTESSuperlotação em estação metroviáriaSimulação de pedestresIndicadores de riscoUm procedimento de análise e identificação de estratégias para controle de superlotação em uma estação metroviária com auxílio da simulaçãoA process of analysis and prevention for controlling superlotation at a metroway station with aid of the simulationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALFabioPinheiroAlves.pdfFabioPinheiroAlves.pdfapplication/pdf5988198http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/13763/1/FabioPinheiroAlves.pdf2e251ffd0cf481bd0a60104347dc2854MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/13763/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/137632023-11-30 00:04:08.856oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:04:08Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um procedimento de análise e identificação de estratégias para controle de superlotação em uma estação metroviária com auxílio da simulação
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv A process of analysis and prevention for controlling superlotation at a metroway station with aid of the simulation
title Um procedimento de análise e identificação de estratégias para controle de superlotação em uma estação metroviária com auxílio da simulação
spellingShingle Um procedimento de análise e identificação de estratégias para controle de superlotação em uma estação metroviária com auxílio da simulação
Alves, Fabio Pinheiro
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES
Superlotação em estação metroviária
Simulação de pedestres
Indicadores de risco
title_short Um procedimento de análise e identificação de estratégias para controle de superlotação em uma estação metroviária com auxílio da simulação
title_full Um procedimento de análise e identificação de estratégias para controle de superlotação em uma estação metroviária com auxílio da simulação
title_fullStr Um procedimento de análise e identificação de estratégias para controle de superlotação em uma estação metroviária com auxílio da simulação
title_full_unstemmed Um procedimento de análise e identificação de estratégias para controle de superlotação em uma estação metroviária com auxílio da simulação
title_sort Um procedimento de análise e identificação de estratégias para controle de superlotação em uma estação metroviária com auxílio da simulação
author Alves, Fabio Pinheiro
author_facet Alves, Fabio Pinheiro
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0654272159213814
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0047661450541478
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Fabio Pinheiro
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ribeiro, Glaydston Mattos
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Fraga, Carla Conceição Lana
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Portugal, Licinio da Silva
contributor_str_mv Ribeiro, Glaydston Mattos
Fraga, Carla Conceição Lana
Portugal, Licinio da Silva
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES
topic CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES
Superlotação em estação metroviária
Simulação de pedestres
Indicadores de risco
dc.subject.por.fl_str_mv Superlotação em estação metroviária
Simulação de pedestres
Indicadores de risco
description O transporte público, em particular o metroviário nas grandes cidades, sofre com a dificuldade de atender com qualidade e segurança ao grande fluxo diário de passageiros. O desequilíbrio entre demanda de viagens e oferta oferecida pelas estações pode gerar um fenômeno conhecido como superlotação. Tal fenômeno é responsável por atrasos, desconforto, ineficiência no funcionamento do sistema e até acidentes. Dessa forma, o objetivo geral desse estudo foi propor um procedimento metodológico a fim de auxiliar na identificação e prevenção do risco da superlotação em uma estação metroviária. A metodologia proposta conta com o auxílio de técnicas de modelagem por simulação e com a coleta de dados obtidos tanto na bibliografia pesquisada, quanto em análise de campo. Permite que sejam testados e analisados eventos tipicamente observados e resultantes do desequilíbrio na demanda e oferta, com vistas a se identificar estratégias orientadas ao risco da superlotação. A fim de se fornecer um guia para o uso de tal procedimento, um exemplo foi apresentado, envolvendo a estação Cardeal Arcoverde, em Copacabana, bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro. Espera-se que esta pesquisa contribua para incentivar o emprego da simulação bem como para auxiliar a administração na identificação de possíveis pontos de gargalo dentro da estação e melhor compreender o mecanismo de formação da superlotação, prevenindo dessa forma futuros acidentes.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-02-19T15:48:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:04:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/13763
url http://hdl.handle.net/11422/13763
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/13763/1/FabioPinheiroAlves.pdf
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/13763/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 2e251ffd0cf481bd0a60104347dc2854
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097195548475392