Um procedimento de análise e identificação de estratégias para controle de superlotação em uma estação metroviária com auxílio da simulação
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/13763 |
Resumo: | O transporte público, em particular o metroviário nas grandes cidades, sofre com a dificuldade de atender com qualidade e segurança ao grande fluxo diário de passageiros. O desequilíbrio entre demanda de viagens e oferta oferecida pelas estações pode gerar um fenômeno conhecido como superlotação. Tal fenômeno é responsável por atrasos, desconforto, ineficiência no funcionamento do sistema e até acidentes. Dessa forma, o objetivo geral desse estudo foi propor um procedimento metodológico a fim de auxiliar na identificação e prevenção do risco da superlotação em uma estação metroviária. A metodologia proposta conta com o auxílio de técnicas de modelagem por simulação e com a coleta de dados obtidos tanto na bibliografia pesquisada, quanto em análise de campo. Permite que sejam testados e analisados eventos tipicamente observados e resultantes do desequilíbrio na demanda e oferta, com vistas a se identificar estratégias orientadas ao risco da superlotação. A fim de se fornecer um guia para o uso de tal procedimento, um exemplo foi apresentado, envolvendo a estação Cardeal Arcoverde, em Copacabana, bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro. Espera-se que esta pesquisa contribua para incentivar o emprego da simulação bem como para auxiliar a administração na identificação de possíveis pontos de gargalo dentro da estação e melhor compreender o mecanismo de formação da superlotação, prevenindo dessa forma futuros acidentes. |
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A metodologia proposta conta com o auxílio de técnicas de modelagem por simulação e com a coleta de dados obtidos tanto na bibliografia pesquisada, quanto em análise de campo. Permite que sejam testados e analisados eventos tipicamente observados e resultantes do desequilíbrio na demanda e oferta, com vistas a se identificar estratégias orientadas ao risco da superlotação. A fim de se fornecer um guia para o uso de tal procedimento, um exemplo foi apresentado, envolvendo a estação Cardeal Arcoverde, em Copacabana, bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro. Espera-se que esta pesquisa contribua para incentivar o emprego da simulação bem como para auxiliar a administração na identificação de possíveis pontos de gargalo dentro da estação e melhor compreender o mecanismo de formação da superlotação, prevenindo dessa forma futuros acidentes.Public transport, particularly the subway in large cities, suffers from the difficulty of satisfying the large daily flow of passengers with quality and safety. The imbalance between travel demand and supply offered by stations can generate a phenomenon known as overcrowding. This phenomenon is responsible for delays, discomfort, inefficient system operation and even accidents. Thus, the general objective of this study was to propose a methodological procedure to assist in identifying and preventing the risk of overcrowding in a subway station. The proposed methodology has the aid of simulation modeling techniques and the collection of data obtained in both the researched bibliography and field analysis. It allows to test and analyze events typically observed and resulting from the imbalance in demand and supply, with a view to identifying risk oriented strategies of overcrowding. In order to provide a guide for the use of such a procedure, an example was presented involving the Cardeal Arcoverde station in Copacabana, a neighborhood in the southern zone of Rio de Janeiro. It is hoped that this research will contribute to encourage the use of simulation as well as to assist management in identifying possible bottlenecks within the station and better understand the mechanism of overcrowding formation, thereby preventing future accidents.Submitted by Marlon Silva (marlonviniciuspacheco@gmail.com) on 2021-02-19T15:48:43Z No. of bitstreams: 1 FabioPinheiroAlves.pdf: 5988198 bytes, checksum: 2e251ffd0cf481bd0a60104347dc2854 (MD5)Made available in DSpace on 2021-02-19T15:48:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FabioPinheiroAlves.pdf: 5988198 bytes, checksum: 2e251ffd0cf481bd0a60104347dc2854 (MD5) Previous issue date: 2019-09porUniversidade Federal do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de TransportesUFRJBrasilInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de EngenhariaCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTESSuperlotação em estação metroviáriaSimulação de pedestresIndicadores de riscoUm procedimento de análise e identificação de estratégias para controle de superlotação em uma estação metroviária com auxílio da simulaçãoA process of analysis and prevention for controlling superlotation at a metroway station with aid of the simulationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALFabioPinheiroAlves.pdfFabioPinheiroAlves.pdfapplication/pdf5988198http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/13763/1/FabioPinheiroAlves.pdf2e251ffd0cf481bd0a60104347dc2854MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/13763/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/137632023-11-30 00:04:08.856oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:04:08Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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