Memorial sobre o processo da peça Vendem-se shakes pra reis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/21815 |
Resumo: | O primeiro semestre de 2016 foi dedicado, principalmente, a desenvolver a ideia da peça. Começando com o desejo de adentrar o universo de Shakespeare, seguindo meu impulso/instinto, resolvi começar a ler várias peças do dramaturgo, sem ainda saber ao certo o que encontraria, se me focaria em uma peça, mais de uma, uma livre adaptação, criação coletiva, quantos atores, concepção. Nada. Resolvendo começar por algumas das mais conhecidas que adiei por tanto tempo, como “Otelo”, “Rei Lear”, “Ricardo III”, “Macbeth” e relendo outras como “Romeu e Julieta” e “Hamlet”, fui percebendo um padrão que me chamou a atenção nessas peças, que são as figuras que detém algum poder e como abusam do mesmo. Em todas essas obras, seja na figura de governantes, de famílias poderosas ou simplesmente um sujeito ardiloso, há sempre aquele personagem que faz de tudo para alcançar o poder, seja desestruturando quem o detém ou fazendo de tudo para mantê-lo. Personagens que acreditam que os fins justificam os meios e que a aparência sempre deve ser mantida. |
id |
UFRJ_cc2cf0244a82288251b83a790a628834 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/21815 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Rangel, Daniel Cintra dos SantosSchneider, Adriana2023-10-10T13:35:22Z2023-11-30T03:01:27Z2016-07-01RANGEL, Daniel Cintra dos Santos. Memorial sobre o processo da peça Vendem-se shakes pra reis. 2016. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Cênicas – Habilitação em Direção Teatral) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://hdl.handle.net/11422/21815Submitted by Biblioteca do CFCH CFCH (tccpantheonbibliotecacfch@gmail.com) on 2021-09-15T16:46:03Z No. of bitstreams: 1 DRangel.pdf: 147132 bytes, checksum: b2fc50f0f45c108a93f4eadccdbfeea2 (MD5)Made available in DSpace on 2023-10-10T13:35:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DRangel.pdf: 147132 bytes, checksum: b2fc50f0f45c108a93f4eadccdbfeea2 (MD5) Previous issue date: 2016-07-01O primeiro semestre de 2016 foi dedicado, principalmente, a desenvolver a ideia da peça. Começando com o desejo de adentrar o universo de Shakespeare, seguindo meu impulso/instinto, resolvi começar a ler várias peças do dramaturgo, sem ainda saber ao certo o que encontraria, se me focaria em uma peça, mais de uma, uma livre adaptação, criação coletiva, quantos atores, concepção. Nada. Resolvendo começar por algumas das mais conhecidas que adiei por tanto tempo, como “Otelo”, “Rei Lear”, “Ricardo III”, “Macbeth” e relendo outras como “Romeu e Julieta” e “Hamlet”, fui percebendo um padrão que me chamou a atenção nessas peças, que são as figuras que detém algum poder e como abusam do mesmo. Em todas essas obras, seja na figura de governantes, de famílias poderosas ou simplesmente um sujeito ardiloso, há sempre aquele personagem que faz de tudo para alcançar o poder, seja desestruturando quem o detém ou fazendo de tudo para mantê-lo. Personagens que acreditam que os fins justificam os meios e que a aparência sempre deve ser mantida.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::DIRECAO TEATRALTécnica teatralProdução teatralDramaturgiaMemorial sobre o processo da peça Vendem-se shakes pra reisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/21815/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52ORIGINALDRangel.pdfDRangel.pdfapplication/pdf147132http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/21815/1/DRangel.pdfb2fc50f0f45c108a93f4eadccdbfeea2MD5111422/218152023-11-30 00:01:27.077oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:01:27Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Memorial sobre o processo da peça Vendem-se shakes pra reis |
title |
Memorial sobre o processo da peça Vendem-se shakes pra reis |
spellingShingle |
Memorial sobre o processo da peça Vendem-se shakes pra reis Rangel, Daniel Cintra dos Santos CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::DIRECAO TEATRAL Técnica teatral Produção teatral Dramaturgia |
title_short |
Memorial sobre o processo da peça Vendem-se shakes pra reis |
title_full |
Memorial sobre o processo da peça Vendem-se shakes pra reis |
title_fullStr |
Memorial sobre o processo da peça Vendem-se shakes pra reis |
title_full_unstemmed |
Memorial sobre o processo da peça Vendem-se shakes pra reis |
title_sort |
Memorial sobre o processo da peça Vendem-se shakes pra reis |
author |
Rangel, Daniel Cintra dos Santos |
author_facet |
Rangel, Daniel Cintra dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rangel, Daniel Cintra dos Santos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Schneider, Adriana |
contributor_str_mv |
Schneider, Adriana |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::DIRECAO TEATRAL |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::DIRECAO TEATRAL Técnica teatral Produção teatral Dramaturgia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Técnica teatral Produção teatral Dramaturgia |
description |
O primeiro semestre de 2016 foi dedicado, principalmente, a desenvolver a ideia da peça. Começando com o desejo de adentrar o universo de Shakespeare, seguindo meu impulso/instinto, resolvi começar a ler várias peças do dramaturgo, sem ainda saber ao certo o que encontraria, se me focaria em uma peça, mais de uma, uma livre adaptação, criação coletiva, quantos atores, concepção. Nada. Resolvendo começar por algumas das mais conhecidas que adiei por tanto tempo, como “Otelo”, “Rei Lear”, “Ricardo III”, “Macbeth” e relendo outras como “Romeu e Julieta” e “Hamlet”, fui percebendo um padrão que me chamou a atenção nessas peças, que são as figuras que detém algum poder e como abusam do mesmo. Em todas essas obras, seja na figura de governantes, de famílias poderosas ou simplesmente um sujeito ardiloso, há sempre aquele personagem que faz de tudo para alcançar o poder, seja desestruturando quem o detém ou fazendo de tudo para mantê-lo. Personagens que acreditam que os fins justificam os meios e que a aparência sempre deve ser mantida. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-07-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-10-10T13:35:22Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:01:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
RANGEL, Daniel Cintra dos Santos. Memorial sobre o processo da peça Vendem-se shakes pra reis. 2016. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Cênicas – Habilitação em Direção Teatral) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/21815 |
identifier_str_mv |
RANGEL, Daniel Cintra dos Santos. Memorial sobre o processo da peça Vendem-se shakes pra reis. 2016. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Cênicas – Habilitação em Direção Teatral) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/21815 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/21815/2/license.txt http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/21815/1/DRangel.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 b2fc50f0f45c108a93f4eadccdbfeea2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097216586055680 |