Memorial sobre o processo da peça Vendem-se shakes pra reis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rangel, Daniel Cintra dos Santos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/21815
Resumo: O primeiro semestre de 2016 foi dedicado, principalmente, a desenvolver a ideia da peça. Começando com o desejo de adentrar o universo de Shakespeare, seguindo meu impulso/instinto, resolvi começar a ler várias peças do dramaturgo, sem ainda saber ao certo o que encontraria, se me focaria em uma peça, mais de uma, uma livre adaptação, criação coletiva, quantos atores, concepção. Nada. Resolvendo começar por algumas das mais conhecidas que adiei por tanto tempo, como “Otelo”, “Rei Lear”, “Ricardo III”, “Macbeth” e relendo outras como “Romeu e Julieta” e “Hamlet”, fui percebendo um padrão que me chamou a atenção nessas peças, que são as figuras que detém algum poder e como abusam do mesmo. Em todas essas obras, seja na figura de governantes, de famílias poderosas ou simplesmente um sujeito ardiloso, há sempre aquele personagem que faz de tudo para alcançar o poder, seja desestruturando quem o detém ou fazendo de tudo para mantê-lo. Personagens que acreditam que os fins justificam os meios e que a aparência sempre deve ser mantida.
id UFRJ_cc2cf0244a82288251b83a790a628834
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/21815
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Rangel, Daniel Cintra dos SantosSchneider, Adriana2023-10-10T13:35:22Z2023-11-30T03:01:27Z2016-07-01RANGEL, Daniel Cintra dos Santos. Memorial sobre o processo da peça Vendem-se shakes pra reis. 2016. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Cênicas – Habilitação em Direção Teatral) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://hdl.handle.net/11422/21815Submitted by Biblioteca do CFCH CFCH (tccpantheonbibliotecacfch@gmail.com) on 2021-09-15T16:46:03Z No. of bitstreams: 1 DRangel.pdf: 147132 bytes, checksum: b2fc50f0f45c108a93f4eadccdbfeea2 (MD5)Made available in DSpace on 2023-10-10T13:35:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DRangel.pdf: 147132 bytes, checksum: b2fc50f0f45c108a93f4eadccdbfeea2 (MD5) Previous issue date: 2016-07-01O primeiro semestre de 2016 foi dedicado, principalmente, a desenvolver a ideia da peça. Começando com o desejo de adentrar o universo de Shakespeare, seguindo meu impulso/instinto, resolvi começar a ler várias peças do dramaturgo, sem ainda saber ao certo o que encontraria, se me focaria em uma peça, mais de uma, uma livre adaptação, criação coletiva, quantos atores, concepção. Nada. Resolvendo começar por algumas das mais conhecidas que adiei por tanto tempo, como “Otelo”, “Rei Lear”, “Ricardo III”, “Macbeth” e relendo outras como “Romeu e Julieta” e “Hamlet”, fui percebendo um padrão que me chamou a atenção nessas peças, que são as figuras que detém algum poder e como abusam do mesmo. Em todas essas obras, seja na figura de governantes, de famílias poderosas ou simplesmente um sujeito ardiloso, há sempre aquele personagem que faz de tudo para alcançar o poder, seja desestruturando quem o detém ou fazendo de tudo para mantê-lo. Personagens que acreditam que os fins justificam os meios e que a aparência sempre deve ser mantida.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::DIRECAO TEATRALTécnica teatralProdução teatralDramaturgiaMemorial sobre o processo da peça Vendem-se shakes pra reisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/21815/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52ORIGINALDRangel.pdfDRangel.pdfapplication/pdf147132http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/21815/1/DRangel.pdfb2fc50f0f45c108a93f4eadccdbfeea2MD5111422/218152023-11-30 00:01:27.077oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:01:27Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Memorial sobre o processo da peça Vendem-se shakes pra reis
title Memorial sobre o processo da peça Vendem-se shakes pra reis
spellingShingle Memorial sobre o processo da peça Vendem-se shakes pra reis
Rangel, Daniel Cintra dos Santos
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::DIRECAO TEATRAL
Técnica teatral
Produção teatral
Dramaturgia
title_short Memorial sobre o processo da peça Vendem-se shakes pra reis
title_full Memorial sobre o processo da peça Vendem-se shakes pra reis
title_fullStr Memorial sobre o processo da peça Vendem-se shakes pra reis
title_full_unstemmed Memorial sobre o processo da peça Vendem-se shakes pra reis
title_sort Memorial sobre o processo da peça Vendem-se shakes pra reis
author Rangel, Daniel Cintra dos Santos
author_facet Rangel, Daniel Cintra dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rangel, Daniel Cintra dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schneider, Adriana
contributor_str_mv Schneider, Adriana
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::DIRECAO TEATRAL
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::DIRECAO TEATRAL
Técnica teatral
Produção teatral
Dramaturgia
dc.subject.por.fl_str_mv Técnica teatral
Produção teatral
Dramaturgia
description O primeiro semestre de 2016 foi dedicado, principalmente, a desenvolver a ideia da peça. Começando com o desejo de adentrar o universo de Shakespeare, seguindo meu impulso/instinto, resolvi começar a ler várias peças do dramaturgo, sem ainda saber ao certo o que encontraria, se me focaria em uma peça, mais de uma, uma livre adaptação, criação coletiva, quantos atores, concepção. Nada. Resolvendo começar por algumas das mais conhecidas que adiei por tanto tempo, como “Otelo”, “Rei Lear”, “Ricardo III”, “Macbeth” e relendo outras como “Romeu e Julieta” e “Hamlet”, fui percebendo um padrão que me chamou a atenção nessas peças, que são as figuras que detém algum poder e como abusam do mesmo. Em todas essas obras, seja na figura de governantes, de famílias poderosas ou simplesmente um sujeito ardiloso, há sempre aquele personagem que faz de tudo para alcançar o poder, seja desestruturando quem o detém ou fazendo de tudo para mantê-lo. Personagens que acreditam que os fins justificam os meios e que a aparência sempre deve ser mantida.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-07-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-10-10T13:35:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:01:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RANGEL, Daniel Cintra dos Santos. Memorial sobre o processo da peça Vendem-se shakes pra reis. 2016. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Cênicas – Habilitação em Direção Teatral) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/21815
identifier_str_mv RANGEL, Daniel Cintra dos Santos. Memorial sobre o processo da peça Vendem-se shakes pra reis. 2016. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Cênicas – Habilitação em Direção Teatral) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
url http://hdl.handle.net/11422/21815
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/21815/2/license.txt
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/21815/1/DRangel.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
b2fc50f0f45c108a93f4eadccdbfeea2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097216586055680